Metodologia de Introdução ao Ensino de Filosofia para Adolescente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDI0 PROF
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Psicologia e práticas educativas.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente
Discutindo práticas em Matemática
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Didática e Metodologia no Ensino Superior
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
Divisões da Filosofia.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
ESTÉTICA Arte e realidade
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Em busca de uma compreensão
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Platão e o mundo das Ideias
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
Informações implícitas
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
OFICINA DE ARTES VISUAIS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Introdução e contextualização histórica
Introdução e contextualização histórica.  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo,
Introdução e contextualização histórica
Introdução e contextualização histórica.  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo,
Introdução à política Aristóteles e Platão.
Professor: Suderlan Tozo Binda
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
O conhecimento na antiguidade
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
Sócrates e o nascimento da Filosofia
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
DIÁLOGOS ENTRE A FILOSOFIA E O CINEMA: O CINEMA COMO CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Profa. Leila Rosa Disciplina: Filosofia_ Conteúdo: Filosofia da arte (Estética)
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

Metodologia de Introdução ao Ensino de Filosofia para Adolescente Prof.: Floresvaldo Amaral Floresvaldo@hotmail.Com Floresvaldo@seed.Pr.Gov.Br

Objetivos Inicialmente, refletir alguns fatores que interferem significativamente no processo de ensino aprendizagem e apresentar uma amostragem a partir de exemplos sobre a introdução ao ensino de filosofia para adolescentes. Em seguida, proceder os trabalhos em grupos para elaboração conjunta de uma metodologia comum aos professores

Justificativa Segundo as Diretrizes, “constituída como pensamento há mais de 2600 anos, a Filosofia, que tem a sua origem na Grécia antiga, traz consigo o problema de seu ensino. A preocupação maior com a delimitação de metodologias para o ensino de Filosofia é garantir que os métodos de ensino não lhe deturpem o conteúdo”.

Justificativa Por isso, a necessidade de discutir as formas de introduzir a disciplina de Filosofia para os adolescentes do Ensino Médio, levando em consideração os diversos fatores sócio-políticos e culturais que interferem na educação, especialmente, nesta faixa etária. Também, a busca por uma metodologia um pouco mais padronizada com uma linguagem mais acessível aos alunos do ensino médio.

Metodologia da Oficina Trabalhos em grupos de seguinte forma: Num primeiro momento discutir em grupos o método usado em sala de aula para introduzir a disciplina de Filosofia. Exposição em plenária e sistematização das principais idéias e sugestões.

Metodologia da Oficina Em outro momento a discussão sobre a utilização do Livro didático e a Antologia agregando recursos como recortes de filmes e jornais. Num ultimo momento a elaboração de uma síntese da oficina apontando as linhas metodológicas gerais a serem utilizadas pelos professores no NRE - Toledo

Considerações sobre o Sistema Educacional Comtenporâneo

Fatores sócio-políticos e culturais que interferem na educação e, por consequência, no ensino de filosofia

Educação enquanto processo de descoberta

Adolescência Família Religião E outros... Exibir a Charge: Alunos Estranho

Tecnologia

Velocidade dos acontecimentos

Natureza da Informação/formação

Meios de Comunicação de Massa/Alienação Televisão Diversões Entorpecentes Entre Outros

Relação Diferenciada das Ciência Humanas com as Áreas Linguisticas e Exatas Complexidade Experimentação Matematização Subjetividade Livre Arbítrio

Alguns Exemplos de Introdução ao Contexto Filosófico Para estabelecer um ambiente favorável em sala, começamos com a explicação de algumas características própria da filosofia Dúvida Argumentação Linguagem Reflexão Contextualização Integração

Dúvida Grandes questões da humanidade: Se depois do banho estamos limpos porque lavamos a toalha??? Se os homens são todos iguais, por que as mulheres escolhem tanto??? Por que a palavra 'Grande' é menor do que a palavra ‘Pequeno'???

Argumentação Por que o frango atravessa a estrada? Sócrates: Tudo que sei é que nada sei. Platão: Porque buscava alcançar o Bem. Aristóteles: É da natureza dos frangos cruzar a estrada. Marx: O atual estágio das forças produtivas exigia uma nova classe de frangos, capazes de cruzar a estrada. Nietzsche: Ele deseja superar a sua condição de frango, para tornar-se um super-frango

Linguagem Filosófica VELHOS DITADOS COM NOVAS LINGUAGENS SE VOCÊ NÃO GOSTA DE GÍRIAS ENTÃO FALE DIFÍCIL!!!

Reflexão paradoxos do nosso tempo

Reflexão Menestrel

Como se tratava o estupro na época do império. Contextualização Como se tratava o estupro na época do império.

Integração Homem/Técnica Holistic

Apresentação do conteúdo Mito e filosofia O deserto do real Ironia e maiêutica Teoria do conhecimento O problema do conhecimento Filosofia e método Perspectivas do conhecimento Ética A virtude em Aristóteles e Sêneca Amizade Liberdade Liberdade em Sartre Filosofia política Em busca da essência do político A política em Maquiavel Política e violência A democracia em questão Filosofia das ciências O progresso das ciências Pensar as ciências Bioética Estética Pensar a beleza A universalidade do gosto Necessidade ou fim da arte? O cinema e uma nova percepção

Ideias sobre o Homem Conjunto de Frases do Livro: Antropologia Filosófica de Edvino Rabruske

Trabalhos Práticos Discutir em grupos o método usado em sala de aula para introduzir a disciplina de Filosofia Exposição em plenária e sistematização das principais idéias e sugestões.

Avaliação da Oficina