Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Métodos e Software Numéricos Título da Apresentação
O ESDE COM QUALIDADE.
Informática na Educação
Reunião de Pais 2012.
Lógica de Programação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof.° Paulo Tong Prof.° Paulo Universidade Estácio.
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Informática na Educação
Introdução à Informática
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Gestão Tecnológica: link entre mídias e plano de aula
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Por quê o computador na educação?
O uso da internet nas escolas
Informática e educação Claudio de Oliveira
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
O foco da Engenharia de Computação
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Tecnologia e Educação.
Propostas de layout Modelo 1
O zapear a informação em bibliotecas e na Internet
Informação na Internet
Danielle Domeneghetti Crepaldi Orientador: Wilson Massashiro Yonezawa
A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
IB 1 Introdução à Computação Apresentação do curso Fonte: Prof: Joseana Macedo Fachine na01.ppt.
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
A S TECNOLOGIAS FAZEM A DIFERENÇA ? As Tecnologias e a Aprendizagem 1.
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Profa. Reane Franco Goulart
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA - CEDERJ DISCIPLINA: SEMINÁRIO 7   Aluno:
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INTELIGÊNCIA E APRENDIZAGEM
KELLE DO ROSÁRIO BRAGA SILVA
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS
Seminário de Produção Científica em Educação: Pesquisa e Socialização.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Era digital e mudanças sociais
DSC/CCT/UFCG Introdução à Informática Prof.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Prof.: José Eustáquio Rangel.
Fluência Digital: Estratégias Pedagógicas e Planejamento
José Alexandre Ducatti DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009.
TECNOLOGIA. A tecnologia na vida das pessoas... No princípio:
Método de Ensino.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Universidade Federal de Alagoas
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Prof.: Rosilene Verde Brustolin rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br EEB. HÉLIO WASUM – SUL BRASIL - SC rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br

Informática como recurso pedagógico em sala de aula. As rápidas transformações sociais, econômicas e tecnológicas do mundo globalizado, exigem novas formas de aprender e conseqüentemente de ensinar. rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br

Informática como recurso pedagógico em sala de aula. A evolução tecnológica dos mecanismos de informação e comunicação faz crer que novas técnicas e novos métodos de ensino e aprendizagem devem ser incorporados à área educacional. (Pinto, 2001) rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br

Informática como recurso pedagógico em sala de aula. “Há um século, riqueza e sucesso vinham para aqueles que produziam e distribuíam mercadorias manufaturadas. Hoje, riqueza e sucesso vêm para aqueles que utilizam computadores para criar, reunir, aplicar e disseminar informações.” (Fechine, Queiroz, s.d.) rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br

Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Conforme a evolução desses meios entre os indivíduos, pode-se citar as inúmeras possibilidades para a aquisição do conhecimento. A aquisição do conhecimento é atividade humana dependente da história e da sociedade. (Pinto, 2001) rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br

Informática como recurso pedagógico em sala de aula. O seu desempenho exige a compreensão da história e organização social, bem como a revisão dos valores e intenção dos seus atos. rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br

Informática como recurso pedagógico em sala de aula. A sociedade do conhecimento requer indivíduos com capacidade para conhecer seus próprios potenciais bem como o uso de novas tecnologias da informação e comunicação impõem-nos mudanças nos processos ensino-aprendizagem. (Pinto, 2001) rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br

Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Porém, basta ter os recursos? Como utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno? rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br

Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Devemos partir do princípio de que o computador é apenas uma ferramenta. Sozinho, não é capaz de trazer avanços educacionais. rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br

Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Como, então, poderia o computador realizar a tarefa mágica de ensinar? rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br

Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Em concordância com Chaplin: Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido... (Ferreira, 1997) rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br

Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Neste contexto, é importante ao utilizarmos recursos de informática na sala de aula, não transformar a máquina na principal figura educacional. rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br

Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Professores e alunos devem assumir o papel de principais personagens e usar criatividade, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento. Somente desta forma, o aluno estará se preparando para o mercado de trabalho e para a vida. rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br

Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Por isso, o uso deste recurso didático necessita de professores preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa.  rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br

Informática como recurso pedagógico em sala de aula. O aluno não pode ser um mero digitador, mas sim, ser estimulado a produzir conhecimentos com o uso do computador. Portanto, o professor deve agir como um orientador do projeto que está sendo desenvolvido. rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br

Informática como recurso pedagógico em sala de aula. “ Esperamos que, no âmbito da educação, a sociedade informatizada e seu novo modo de pensar possibilite o diálogo entre o pensamento lógico e o sentimento artístico ... entre a sensação e a intuição... E onde a máquina seja realmente um meio e não um fim”. (Bittencourt, 1998) rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br

Informática como recurso pedagógico em sala de aula. “Conhecimento é Poder e o Computador pode atuar como um extensor desse poder.” (Fechine; Queiroz,s.d.) rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br

Informática como recurso pedagógico em sala de aula. A relação binômio: informação x comunicação Informação Comunicação Sociedade Moderna Poder (Fechine; Queiroz,s.d.) rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br

Informática como recurso pedagógico em sala de aula. REFERÊNCIAS: BITTENCOURT, Jane. Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo. Revista da Faculdade de Educação, 1998, vol.24. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100003. Acesso em 02/11/2008. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/informatica_educacao.htm. Acesso em: 02/11/2008. FECHINE, Joseana Macedo; QUEIROZ, José Eustáquio Rangel. A informática na educação: conceitos introdutórios. Disponível em: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~joseana/SBPC01.ppt. Acesso em: 02/11/2008. rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br

Informática como recurso pedagógico em sala de aula. FERREIRA, Patrícia Vasconcellos Pires. O efeito do software educativo no desenvolvimento da ortografia pela criança. Monografia de conclusão do curso de Psicologia. UFPE, 1997. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrID=146. Acesso em: 02/11/2008. PINTO, Maria de Lourdes Moreira. O uso da informática no ensino fundamental – um estudo de caso em escolas de Belo Horizonte. Tese de Mestrado em Engenharia de Produção. UFSC: Florianópolis, 2001. Disponível em: http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/7744.pdf. Acesso em: 02/11/2008. rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br