educação NA ERA DIGITAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Tecnologias na escola.
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
Diante a Era Tecnológica.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Por quê o computador na educação?
Informática na Educação
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Educação no contexto do Trabalho
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Escolhendo o nosso Futuro
Propostas de layout Modelo 1
Capacitação dos professores
Licenciatura em Pedagogia a Distância
O Uso Pedagógico do Blog
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)
A relação Professor/ Aluno
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. Aluno: Daniel Berto Tutora: Maria Aparecida Crivelli Unidade 1 - Tecnologia na Educação Atividade.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
As TECNOLOGIAS na minha escola
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
LENI MARIA ZAMBAN O ENSINO DA MATEMÁTICA E O USO DA CALCULADORA: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. SORRISO, MT.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Prof. Aron Roberto Ferreira
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Estudo Virtual.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO/CURSSO DE LICENCIATURA DE PEDAGOGIA/SÉRIES INICIAIS. PROFESSORA:MARISTELA MIDLEJ CURSISTAS:ELIZABETE E ALAIDES gilgiardelli.wordpress.com.
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Divulgando a Pesquisa.
SITUAÇÕES.
Instituto A Vez do Mestre
Identificação da atividade e do aluno
GT Ensino de Arte e Tecnologia COORDENADOR Professor Dr. Leonardo Riodades (UFF) Aluno responsável: Marcelo Ginú NÚMERO DE PARTICIPANTES: 23.
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
Alfabetizando com informática
Professor(es) Apresentador(es):
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O uso das tecnologias na escola
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

educação NA ERA DIGITAL

educação na era digital Muito se fala nos dias de hoje na tal era digital, cada vez ocupando mais espaço, tornando cada vez fácil o acesso público para todos. Mas e nas escolas onde essa tecnologia não existe, ou existe em situações precárias? O ensino público se esforça para acompanhar o progresso tecnológico, mas infelizmente nem sempre dispõe de todos os recursos necessários para auxiliar na qualidade da aprendizagem.

Já existem escolas no Brasil onde a tecnologia funciona como ferramenta fundamental para uma melhor qualidade de ensino, como no Projeto Rocinha-Rio de Janeiro, onde cada aluno usa um computador, despertando assim, o interesse em aprender de forma mais atrativa e interessante.

Nessas escolas a antiga apostila cede espaço a uma versão virtual, professores ganham tempo, o aluno recebe mais conteúdo, conhecimento e o mais importante aprende com entusiasmo. Nesse caso, para que o projeto fosse colocado em prática a Prefeitura fez parceria com 17 empresas, contabilizando um gasto de R$3,5 milhões. Fonte g1.globo.com

Professores “Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não ser neutra, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura...” (Paulo Freire)

Os Ambientes de aprendizagem virtuais possuem característica que favorecem uma ruptura, tirando a visão que se tem de uma sala de aula comum, com todos alunos sentados em fileiras com seus cadernos sobre suas mesas e um professor escrevendo no quadro para que copiem.

Com a era digital as escolas possuem a sua disposição mais um recurso para proporcionar novas formas de aprender, porém é preciso pensar se os professores estão sendo formados para lidar com instrumentos tecnológicos de forma que beneficie a aprendizagem.

Professores e Administradores Escolares A questão da modernização tecnológica muitas vezes é barrada na própria administração da escola que reluta em se adequar a essas inovações, entretanto administradores e professores devem mesmo atualizar seus conhecimentos nessas questões a fim de otimizar a aprendizagem em sala de aula. As tecnologias da informação não são a salvação das escolas, entretanto os administradores escolares devem estar atentos para as mudanças culturais que estão ao seu redor para não ficarem defasados diante do atual contexto histórico e social.

Os recursos de jogos, softwares, comunidades virtuais, ambientes de aprendizagem, se bem utilizados, só vem acrescentar ainda mais ferramentas na tarefa de ensinar, e tais recursos não podem mais ser ignorados.

“A INTERNET É UMA MUDANÇA/AÇÃO DO HOMEM SOBRE A NATUREZA “A INTERNET É UMA MUDANÇA/AÇÃO DO HOMEM SOBRE A NATUREZA. A internet é um canal de transmissão cultural/multicultural. Ela promove a hominização digital”