INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Impacto Ambiental Contextualização e conceituação
Advertisements

RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Cidades e Metrópoles que queremos Arlindo Philippi Jr
Meio ambiente e desenvolvimento
Universidade Católica
O que é Educação Ambiental?
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
Sandra Barbosa I Encontro Metropolitano de Educação Ambiental Martim-pescador 27, 28 e 29 de maio de 2008 Mesa Redonda IV – Quinta-feira, 29 de maio.
O Que é Meio Ambiente??.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Os Municípios e a Gestão Ambiental
Gerente da Gestão Ambiental – PMM Presidente da ANAMMA-RN
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
Manejo de Recursos Naturais
Luiz Carlos Zico Ledra Cristina Krichenko Ledra Luiz Carlos Zico Ledra Acadêmico de Ecologia Cristina Krichenko Ledra Acadêmica de Ecologia e Ciências.
Direito Ambiental Prof. Humberto Magno Faculdade Pitágoras.
FONTES DO DIREITO AMBIENTAL
Ana Beatriz Cassinelli e Lucas Medeiros BIZ Contextos e práticas em ensino de zoologia – 2013 – aula 3.
ÉTICA, RESPONSABILIDADE E MEIO AMBIENTE Profº André Maia
Finalidades, Categorias de Objetivos e Princípios Básicos
Público Escola.
DIREITO AMBIENTAL LUCIANE FERREIRA.
Ecologia Educação Ambiental Histórico.
Vinte anos de políticas públicas
FORUM DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO DO ESTADO DO PARANÁ
Política Pública Ambiental Brasileira
FATORES HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL
MOBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL URBANA
Educação Ambiental.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
INTRODUÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TURISMO
Educação ambiental no município de Bonito-MS:
Enem.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
“Pensar Globalmente... Agir localmente”
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Educação Ambiental & Sustentabilidade
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
Curso Técnico em Meio Ambiente
Ministério Público do Trabalho
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
Professor ARTHUR ROLLO
Descentralização da política ambiental no Município de São Paulo
 Incapacidade do conhecimento humano de reproduzir a biosfera- Caso Biosfera 2  Qatar - Criação da ilha para a Copa de 2022  Ilha de Oryx Qatar; 
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul Auristela Silva dos Santos 09 de Dezembro de 2015 OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS DE MEIO.
Política Nacional de Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA BAHIA
A Lei e a Educação Ambiental: propondo a salvação do planeta reconstruir o ambiente global, esse é o desafio Francisco Antonio Romanelli.
Política Nacional de Educação Ambiental José Garcia Alves de Lima.
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
Transcrição da apresentação:

INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS: IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE 1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA INTERLOCUTORES AMBIENTAIS: CRISTINA E GLAUUCIA

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS: EA E SUSTENTABILIDADE. As bases teóricas da Educação Ambiental ( EA) e da sustentabilidade : Princípios, práticas e desafios. Professoras: PCNP de Química: Cristina PCNP de Geografia: Glaucia

1. ELEMENTOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL 1972 – Conferência de Estocolmo – “ Crescimento Zero” 1973 – Criação da Secretaria do Maio Ambiente - SEMA - no Brasil 1977- SEMA – elaboração de um documento sobre EA, com objetivo de definir o papel do órgão no contexto da realidade socioeconômica – educacional brasileira. 1977 – Conferência de Tbilisi ( CEI – GEÓRGIA) – I Conferência Intergovernamental sobre EA Lei nº 6.938/81 – Política Nacional do Meio Ambiente 1984 – Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA – Diretrizes para EA 1986 – 1ª Resolução do CONAMA – estabelece critérios para Avaliação de Impacto Ambiental – AIA 1987 – MEC aprova, por unanimidade, a necessidade de inclusão de EA nas propostas curriculares. 1988 – Secretaria do Meio Ambiente de SP e CETESB lançam o guia do professor de 1º e 2º graus. 1988 – CF tem um capítulo sobre Meio Ambiente – art.225

1991- MEC resolve – portaria 678/91 – sistemas de ensino, em todas as instâncias, devem contemplar em seus currículos conteúdos referentes à EA 1992 – Conferência – RIO 92 – Desenvolvimento Sustentável como modelo a ser buscado.. Corrobora as premissas de Tbilisi e através da agenda 21 define programas de EA 1996 – Parâmetros Curriculares do MEC. Meio Ambiente – Tema transversal Lei nº 9.795/99 – Política Nacional de Educação Ambiental 2. 2. CONCEITO DE EA – ( DIAS, 2002, p. 100) “ Processo por meio do qual as pessoas apreendam como funciona o ambiente” .

E encontrar: Soluções Sustentáveis Necessário para lidar com Questões/ problemas ambientais Para adquirir: Valores, Mentalidade e Atitudes EA pretende desenvolver: Conhecimento, Habilidades, e Motivação

Fonte: DIAS, Genebaldo: Educação Ambiental: Princípios e Práticas. p

3. PRINCÍPIOS BÁSICOS DA EA Considerar o ambiente em sua totalidade: natural, social, econômico, cultural.) EA processo contínuo e permanente em suas faces formal e não formal Enfoque multi e interdisciplinar Concentrar-se nas condições ambientais atuais Necessidade de cooperação local/nacional/ internacional Considerar aspectos ambientais de desenvolvimento e crescimento – desenvolvimento sustentável. Descobrir sintomas e causas dos problemas ambientais Desenvolver senso crítico e habilidades para resolver problemas Utilizar ambientes e diversos métodos educativos

3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

4. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O AMBIENTE Base Normativa: Capítulo VI, do Título VIII, art 225. Constituição Federal - CF - 1988 Título VIII Da Ordem Social Capítulo VI Do Meio Ambiente Art. 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações § 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente

5. POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – LEI N. 9.785/99 CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL         Art. 1o Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.         Art. 2o A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.

6. SUGESTÃO DE ATIVIDADES: A Fauna urbana; A Flora urbana; Qualidade da água; Ruídos; população., densidade; Lazer, cultura e educação; Saúde, segurança e bem estar; Contato com a natureza; Coleta de lixo; Saneamento básico; Planejamento Municipal; Proteção contra incêndios, Meteorologia, Atendimento aos pobres Quatidade de Veículos, ( Lixo na escola, consumo de energia e água na escola

Referências Consultadas DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. São Paulo: Gaia,2003 __________________. Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental. São Paulo: Gaia, 2006 MEIRELLES, Maria de Souza Aranha & SANTOS . Educação Ambiental. Uma Construção Participativa. São Paulo: Fundação Energia e Saneamento., 2005 MILARÉ:, Edis. Direito do Ambiente. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.