DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Advertisements


Letramento: um tema em três gêneros
NEUROSES E PSICOSES: DIFERENTENÇAS FUNDAMENTAIS
Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos
PSICOLOGIA.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
SEMIOLOGIA Ciência dos signos.
Classificação dos Transtornos Mentais
Deficiência Mental : Jornada AVAPE o desfio do diagnóstico
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
ESQUIZOFRENIA.
TANIA MARA ZANCANARO PIECZKOWSKI
Projeto CUCA LEGAL OBJETIVO GERAL: PROVER EDUCAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL PARA DIMINUIR O ESTIGMA EM RELAÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS NAS ESCOLAS OBJETIVOS.
Transtornos da Aprendizagem
Unidade de Neuropsicologia Clínica
A formulação de Caso cognitivo - comportamental
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MARÍLIA
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Transtorno ou doença mental
Alexandre de Araújo Pereira
Qualidade de vida.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Rossana Ramos Fernanda Bosque
PSICOMOTRICIDADE.
Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo
Porquê e Para Quê? Irene Higgs, Carina PauloAlcoitão, Junho 2012.
Doença Mental Definição Médica
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
FORMAÇÃO ESTAGIÁRIOS 21/08/2013.
Alexandre de Araújo Pereira
Transtornos de Adaptação
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
Concurso SES-DF: Psicólogo
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
Psicopatologia da Inteligência
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Educação Especial Aula 9
Visual Auditiva Mental Múltipla Física
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Neuropsicologia e autismo: diagnóstico e propostas de intervenção
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
ESQUIZOFRENIA.
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
PSICOPATOLOGIA BÁSICA
Modelos da prática Psiquiátrica e de Saúde Mental
Psicopatologia.
ESQUIZOFRENIA.
Psicologia Revisão para prova 2º Bimestre. Questão 1 Transtornos mentais, também chamados de transtornos psiquiátricos ou psicológicos, produzem alterações.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Introdução à Fisioterapia Preventiva
Psicodiagnóstico.
Prefeitura Municipal de João Pessoa Secretaria de Saúde Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência.
Caracterização do Paciente Neurológico
Os principais campos e tipos da psicopatologia.
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
Dia Mundial do Idoso. Direitos dos idosos INDEPENDÊNCIA Ter acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, a apoio familiar e comunitário.
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

“ Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades”

- ESTADO PATOLÓGICO DEFINIDO PENSAMENTO ... - CONDIÇÃO EM SI MESMA - ESTADO PATOLÓGICO DEFINIDO

CORRETO - CONDIÇÃO MENTAL RELATIVA RELAÇÃO AOS DEMAIS INDIVÍDUOS DE UMA MESMA CULTURA LIMITAÇÃO FUNCIONAL NÃO HÁ COMO CARACTERIZAR SEM VALORES COMPARATIVOS

Definição A característica essencial da deficiência mental é um funcionamento intelectual significativamente inferior à média, acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes áreas de habilidades:

comunicação segurança auto-cuidado trabalho vida doméstica lazer auto-suficiência saúde uso de recursos comunitários habilidades sociais/interpessoais habilidades acadêmicas

DIAGNÓSTICO RELATIVO PESSOA PODE SER CONSIDERADA DEFICIENTE EM UMA DETERMINADA CULTURA E NOUTRA NÃO, DE ACORDO COM A CAPACIDADE DESSA PESSOA SATISFAZER AS NECESSIDADES DESSA CULTURA. ISSO TORNA O DIAGNÓSTICO RELATIVO

INÍCIO DEVE OCORRER ANTES DOS 18 ANOS DE IDADE, OU SEJA, NO PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO CARACTERIZANDO UM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO

QI- QUESTIONÁVEL COM DÉFICITS SIGNIFICATIVOS NO COMPORTAMENTO ADAPTADIVO, CASO CONTRÁRIO NÃO HÁ CARACTERIZAÇÃO DE DEFICIENCIA INTELECTUAL, SOMENTE PELOS ESCORES DE QI.

FUNCIONAMENTO ADAPTATIVO MODO EM QUE UMA PESSOA ENFRENTA EFETIVAMENTE AS EXIGÊNCIAS COMUNS DA VIDA E O GRAU EM QUE EXPERIMENTA UMA CERTA INDEPENDÊNCIA PESSOAL COMPATÍVEL COM SUA FAIXA ETÁRIA, BEM COMO A BAGAGEM CULTURAL DO CONTEXTO COMUNITÁRIO A QUE ESTÁ INSERIDA.

INFLUÊNCIAS EDUCAÇÃO TREINAMENTO MOTIVAÇÃO CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE OPORTUNIDADES SOCIAIS E VOCACIONAIS NECESSIDADES PRÁTICAS CONDIÇÕES MÉDICAS GERAIS

CUIDADOS E CONDUTAS QI-- PERMANECE ESTÁVEL SÃO MELHORADOS COM TRATAMENTO TERAPÊUTICO. QI-- PERMANECE ESTÁVEL

IMPORTANTE SABER... EM QUAL ÁREA DA HABILIDADE ADAPTATIVA O DEFICIENTE INTELECTUAL NECESSITA MAIS DE APOIO

APOIOS NEM TODOS OS DEFICIENTES INTELECTUAIS NECESSITAM DE APOIOS EM TODAS AS ÁREAS DE HABILIDADES ADAPTATIVAS

Funcionamento intelectual - tem como base o QI - coeficiente de inteligência Funcionamento adaptativo - refere-se ao modo como os indivíduos enfrentam efetivamente as exigências comuns da vida e o grau em que satisfazem os critérios de independência pessoal esperados de alguém de seu grupo etário, bagagem sócio-cultural e contexto comunitário específicos.

AVALIAÇÕES NEUROLÓGICAS PSIQUIÁTRICAS SOCIAIS CLÍNICAS PEDAGÓGICAS , E NUNCA NUMA ÚNICA ABORDAGEM DE DIANÓSTICO

TIPOS DE CLASSIFICAÇÃO DOS APOIOS INTERMITENTE: QUANDO NECESSÁRIO - NATUREZA EPISÓDICA EX: PERDA DE EMPREGO- FASE AGUDA DE DOENÇA

LIMITADO INTENSIVOS: CARACTERIZADOS POR ALGUMA DURAÇÃO CONTÍNUA , TEMPO LIMITADO. EX: TREINAMENTO DO DEFICIENTE PARA O TRABALHO OU TRANSITÓRIO PERÍODO ENTRE ESCOLA-INSTITUIÇÃO E VIDA ADULTA

EXTENSO APOIO CARACTERIZADO POR SUA REGULARIDADE, NORMALMENTE DIÁRIA, ALGUMA ÁREA DE ATUAÇÃO - VIDA FAMILIAR -LONGO PRAZO, SEM DATA DE LIMITAÇÃO TEMPORAL

PERVASIVO APOIO CONSTANTE, INTENSO, DIFERENTES ÁREAS DE ATIVIDADE DA VIDA

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DOENÇA MENTAL DEFICIENCIA INTELECUTAL NÃO REPRESENTA APENAS QI BAIXO. DIFICULDADES EM REALIZAR ATIVIDADES DO DIA- A – DIA COM O MEIO EM QUE A PESSOA ESTÁ INSERIDA

DOENÇA MENTAL DOENÇA MENTAL -AFETA DESEMPENHO NA SOCIEDADE -ALTERAÇÕES DE HUMOR, BOM SENSO E CONCENTRAÇÃO -ALTERAÇÃO NA PERCEPÇÃO DA REALIDADE -PERDA DA IDENTIDADE PESSOAL

DOENÇAS MENTAIS 2 GRUPOS NEUROSES- QUALQUER PESSOA TEM- MEDO ANSIEDADE- PORÉM EXAGERADAS PSICOSES- FENÔMENOS PSÍQUICOS ANORMAIS DELÍRIO- MANIA DE PERSEGUIÇÃO- CONFUSÃO MENTAL DEPRESSÃO-TOC-BIPOLAR E ESQUIZOFRÊNIA

TRATAMENTO D.I.- ESTIMULAÇÃO NAS ÁREAS QUE TEM DIFICULDADE ENVOLVIDOS: PSICÓLOGOS T.OCUPACIONAL FONOAUDIOLOGIA PROFESSOR MEDICAMENTO SE NECESSÁRIO

DOENÇA MENTAL MEDICAMENTOS PELO PSIQUIÁTRA- COORDENA O TRATAMENTO ENVOLVIDOS: PSICÓLOGOS T.OCUPACIONAL

IMPORTANTE...  Com apoio apropriado por determinado período de tempo, o funcionamento global do indivíduo geralmente melhorará  apoio apropriado: série de serviços individualizados ou ambientais que preenchem as necessidades da pessoa  objetivo de tornar as pessoas mais independentes e integradas na comunidade

IMPORTANTE...  Devemos  substituir o processo diagnóstico de rotulagem dos indivíduos pela descrição de uma pessoa com suas potencialidades e fraquezas.

OFICINA PEDAGÓGICA PCOP- BEATRIZ EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA 14.09.2010