Ensino de Língua Portuguesa nas Escolas Prioritárias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Sérgio Elias Vieira Cury
Universidade sem Fronteiras
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
ESTUDOS DOS RELATÓRIOS PEDAGÓGICOS
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
LÍNGUA PORTUGUESA.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
OS TRÊS PORQUINHOS.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Programa Ler e Escrever
CRÔNICAS.
PLANEJAMENTO ESCOLAR 2014.
AÇÕES DO PROFESSOR COORDENADOR
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
Planejamento PNAIC 2014.
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Núcleo Pedagógico DE Centro Sul
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Oficina de Apropriação de Resultados
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
Iniciação Científica º Série/EM.
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PROVA BRASIL 2015.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Organização e desenvolvimento do HTPC
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Ensino de Língua Portuguesa nas Escolas Prioritárias Datas: 03 e 04 de outubro 2012

O Livro... O que vocês estão vendo? A imagem nos remete a alguma ilusão de ótica? O quê? Que título imaginam para o livro, a partir da capa?

Martha Medeiros

Leitura em voz alta Nasceu em 1961; Gaúcha de Porto Alegre, onde mora; Foi profissional da Publicidade; trabalhou como redatora e diretora de criação; Morou um tempo fora do Brasil e quando voltou, começou a colaborar com crônicas para o Jornal Zero Hora, de Porto Alegre, onde mantém a coluna no Caderno ZH Donna; escreve para o site Almas Gêmeas e revista Época; Seu 1º livro: Strip-Tease (1985); Outros livros: Meia noite e um quarto (1987); Geração Bivolt (1995). O livro de crônica Trem-Bala (1999) – 9ªed. Foi adaptado para o teatro; Tem duas filhas.

O texto escolhido: Saber que o texto que iremos ler é uma crônica nos incentiva a ouvi-lo? E se eu dissesse que o texto é um artigo acadêmico? Como vocês receberiam essa informação? A autora do livro é Martha Medeiros. Você conhecem? O que sabem sobre ela?

O texto é: Aula de... Aula de Literatura

Leitura do texto

Objetivos: Refletir sobre as necessidades de atuação mais pontual nas Escolas Prioritárias; Discutir possibilidades de intervenções pedagógicas para que os alunos melhorem seu desempenho; Elaborar atividades com foco no desenvolvimento das habilidades em que são notadas maiores fragilidades no processo de aprendizagem; Utilizar as ferramentas tecnológicas no desenvolvimento e aprimoramento do trabalho pedagógico;

PAUTA DE TRABALHO DIA Manhã (Auditório) Acolhida com apresentação da pauta do dia e objetivos da O.T. Leitura em voz alta Apresentação do Plano de Ação – Escolas Prioritárias Atividade - Leitura Compartilhada Café Atividade : Anúncio Publicitário (EF) Intertextualidade (EM) Tarde ( Sala de Informática – Rede do Saber) Sugestões de como baixar vídeos do “Youtube”; Apresentação do aplicativo Drop Box; Apresentação de outros recursos possíveis ( Sites da TV Escola/Portal do Professor); Desenvolvimento de simulação de escrita coletiva de texto (Uso do Google Docs) Oficina para elaboração de atividades com foco no desenvolvimento de algumas habilidades com baixo índice de acerto na Avaliação de Aprendizagem em Processo. Socializar Comanda para devolutiva das reuniões em ATPC. Avaliação do Encontro.

Coordenação do Plano de Ação nas Escolas Prioritárias Professor João Palma e Professora Zuleide Ferraz Garcia

Público Alvo: 782 Escolas Prioritárias no estado de São Paulo 35 Diretorias de Ensino

Equipe Responsável: Equipe Técnica de Currículo de Língua Portuguesa(SEE): Clarícia Akemi e Rozeli Frasca Bueno Alves; PCNP/LP(06 POLOS): Bauru – Sônia Maria Rodrigues; Itapecerica da Serra – Gisele Szabó Despézio Ghetti; Jacareí – Luciane Idalgo Gonçalves Gobbatto; Leste 2 – Patrícia dos Anjos Oliveira; São Bernardo do Campo – Adriana da Silva Gherrieri; Sul 3 – Marcio Jean Fialho de Sousa.

Responsáveis na D.E. Diretora do Núcleo Pedagógico: Eugênia Lopes Serrano. PCNP de Língua Portuguesa – M. Teresa e Fabiana PCNP de Tecnologia : Claudia Bachi

Proposta de Trabalho: Orientações descentralizadas com participação dos núcleos com foco no aprofundamento das habilidades com baixo desempenho no SARESP e na Avaliação de Aprendizagem em Processo.

Cronograma Data Público Alvo Ação 10/09 PCNP das Diretorias de cada Núcleo Apresentação do projeto e plano de trabalho; Vivência de atividades; Elaboração de registro (portfólio com a pauta, avaliações da OT, fotos, exemplos de atividades) para enviar ao responsável pelo Núcleo de formação. De 10/09 Até 07/10 01 Professor de Língua Portuguesa de cada escola prioritária EF e 01 professor Língua Portuguesa EM(seleção a cargo do Diretor de escola), mais os professores Coordenadores (Dos respectivos seguimentos ) convocação pela Res. 61 e registrar no programa 808. Vivência de atividades. Oficinas com atividades práticas. Enviar para Diretoria de Ensino Devolutiva como acorreu a Orientação na escola. (Formulário) 10/10 PCNP do Grupo das Escolas Prioritárias Devolutiva para o Grupo Polo das ações das escolas prioritárias e novas orientações 17/10 (possível data) PCNP das Diretorias do Núcleo Orientações sobre novos procedimentos

Orientações: As ações do Núcleo Pedagógico das Escolas Prioritárias deverão ser acompanhadas pelo trio gestor (Diretor, Vice-Diretor, PC) Supervisor da escola; Grupo de Referência e o Diretor do Núcleo Pedagógico.

O que são escolas prioritárias? É determinada pelo número de alunos com rendimento abaixo do básico : Para isso foram estipulados alguns critérios: Séries do Ciclo II : Língua Portuguesa: >=37% Matemática: >=46% Ensino Médio: Língua Portuguesa: >=54% Matemática: >=74%

Critérios utilizados para definição das escolas prioritárias: LEGENDA: VERDE = EMERGENTES AZUL = NOVAS PRETO = REMANESCENTES Critérios utilizados para definição das escolas prioritárias: Ensino Fundamental – Ciclo II Língua Portuguesa ≥ 37% Matemática ≥ 46% Ensino Médio Língua Portuguesa ≥ 54% Matemática ≥ 74%

CIDADE ESCOLA EF - CICLO II EM R N E PORT MAT SANTO EXPEDITO EE ANIBAL VITOR FAVA 24% 22% 41% 74% X PRES. PRUDENTE EE ANNA ANTONIO 23% 33% 38% 68% EE ARLINDO FANTINI 28% 35% 50% 63% EE CELESTINA DE CAMPOS TOLEDO TEIXEIRA 57% 47% 69%   TACIBA EE CLEÓFANO MOTTA EE FATIMA APARECIDA COSTA FALCON 62% 25% 60% EE FRANCISCO PESSOA 51% 45% 65% REGENTE FEIJO EE FRANCISCO PIO BENGUELLA 44% 31% ANHUMAS EE FRANCISCO WHITACKER CORONEL 34% 52% EE JOÃO ALFREDO DA SILVA 36% 29% 0% EE JOEL ANTONIO DE LIMA GENESIO 37% 67% EE JOSE FOZ DOUTOR 42% 73% ALV. MACHADO EE MARECHAL DO AR INDIANA EE MARIA ERNESTINA NATIVIDADE ANTUNES 40% 55% PIRAPOZINHO EE MARIA EVANILDA GOMES 10% 20% EE MARIETTA FERRAZ ASSUMPÇÃO 30% 46% EE MARREY JUNIOR DOUTOR 49% EE MIGUEL OMAR BARRETO PROFESSOR EE PEDRO TOFANO VEREADOR 43% 78% EE PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA 53% 71%

ORIENTAÇÕES INICIAIS 1.Planejamento das aulas articuladas ao Currículo: Elaborar (realizar) os planos de aula de acordo com o Currículo; Disponibilizar tempo para troca de ideias entre os pares da disciplina e/ou mesma área, Diversificar os recursos pedagógicos e tecnológicos;

2. Utilização dos recursos pedagógicos e tecnológicos Formação adequada em ATPC sobre o uso dos recursos , pedagógicos e tecnológicos (vídeo aulas, Internet, Acessa Escola, TV, rádio, softwares educacionais, filmes, blogs, redes sociais, além dos materiais disponibilizados pelos projetos e programas da SEE/SP. )

3.Recomendações para ATPC para os professores de Língua Portuguesa: Devem ser planejadas com pautas pré-definidas com assuntos relevantes para Língua Portuguesa; Focar a reflexão e as práticas que visem sanar as principais fragilidades apontadas no Relatório Pedagógico Saresp/2011 – Língua Portuguesa , assim como o material com as orientações pós aplicação da Avaliação de Aprendizagem em Processo. Os temas de formação para as ATPC devem ser baseados nos estudos e nas decisões discutidas nas Orientações Técnicas para as Escolas Prioritárias, com as PCNP/LP. O professor responsável pela formação junto com seus pares , estabelecerá ações contextualizadas às necessidades pedagógicas, acompanhado pelo seu Professor Coordenador.

Por onde começar? Com o intuito de nortear os trabalhos, sugerimos aprofundar as discussões e aprimorar as práticas relativas às atividades para desenvolver e aperfeiçoar as habilidades relacionadas à competência leitora, em especial aquelas contempladas nos itens em que houve menor número de acertos, de acordo com o Relatório Pedagógico SARESP/2011 – Língua Portuguesa e na Avaliação de Aprendizagem em Processo.

LEITURA COMPARTILHADA

CAFÉ

Atividade permanente! Leitura colaborativa (compartilhada): a leitura em que professor e alunos realizam paulatinamente, em conjunto; prática fundamental para a explicitação das estratégias e procedimentos que um leitor proficiente utiliza, O professor de Língua Portuguesa deve tomar as estratégias e procedimentos de leitura como objeto fundamental de trabalho e aprofundar esse conhecimento no que se refere às especificidades dos gêneros, de maneira mais sistematizada.

Atividade permanente! Leitura com compreensão Procedimentos De leitura Estratégias de leitura

AMBIENTE APRENDA AQUI Ambiente virtual de aprendizagem Coleta de dados para cadastramento dos Professores e Professores Coordenadores. Acesso dos professores : Troca de materiais , interação, reflexões sobre a prática pedagógica.

ATIVIDADES No material entregue, a título de estudo e sugestão para elaboração de planos de aula, destacamos algumas atividades e recomendações pedagógicas.

EXEMPLO DE ATIVIDADE ENSINO MÉDIO 3ª SÉRIE A charge se apresenta em diferentes linguagens e tem caráter opinativo ao recuperar criticamente notícias veiculadas no momento de criação. O gênero representa uma das formas de levar o leitor a refletir sobre fatos, através da leitura de imagens e do texto verbal. O efeito de sentido da ironia apresenta-se na relação estabelecida entre as linguagens que compõem a charge e compreender esse efeito, significa entender a crítica implícita.

Apresentar a charge aos alunos

Considerando as características do gênero, o professor pode propor as seguintes perguntas para interpretação textual:   Que nome atribuímos ao gênero textual apresentado acima? Como está organizado? Qual o tipo de linguagem utilizada: verbal, não verbal ou mista? Há predominância de alguma delas? Qual a implicância disso para o interpreta do sentido? Como é o “layout” do texto? Apresenta-se em mais de um quadro? O texto tem cores?

Por que o autor recorreu à representação de personagens com existência duvidosa? Qual o assunto da charge?

Professor: explique aos alunos que uma característica também marcante da charge é a ironia. Então, dê uma breve definição de ironia: Ironia - s.f. Tropo que consiste em dizer o contrário do que as palavras significam. Zombaria, sarcasmo.

É possível observar ironia na charge em análise? Faça com que os alunos percebam a ironia presente, assim como o humor provocado pelo texto. Que relação se estabelece entre a temática da charge e os personagens? Qual o contexto histórico-social do ano de 2012? A temática abordada nessa charge tem relevância social? Interessa a quem? Qual é a finalidade deste texto? Onde pode ser encontrado? Qual é o seu público-alvo? Podemos inferir qual foi a intencionalidade do autor ao produzir este texto?

Após o exercício, o professor deve completar a fala dos alunos contextualizando a charge e a critica que se é feita na mesma. Dessa maneira, o professor passa a desenvolver com o aluno uma análise da charge. No final da aula, o professor deve pedir para os alunos, procurarem em casa, charges em jornais e revistas e pesquisar sobre que assunto trata a charge. A pesquisa pode ser feita no próprio jornal aonde foi tirada a charge ou pela internet. Após concluída a pesquisa, o professor deverá formar um círculo e pedir para os alunos apresentarem a charge e o que ele pesquisou a respeito. Após a exposição dos alunos, o professor deve perguntar aos alunos como eles chegaram a conclusão de que determinada charge falava de determinado acontecimento e como foi feito esse exercício de análise.  

Indique qual das habilidades abaixo pode ser contemplada com essa atividade H34 – Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica. (GII) H 10 – Inferir tema ou assunto principal de um texto, estabelecendo relações entre informações pressupostas ou subentendidas (GIII)  H15 – Estabelecer relações entre segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais. (GII)

A habilidade principal dessa atividade é a: H 10 – Inferir tema ou assunto principal de um texto, estabelecendo relações entre informações pressupostas ou subentendidas (GIII)

EXEMPLO DE ATIVIDADE - 9º ANO Alguns anúncios publicitários trabalham com slogan que “grudam” e a gente nunca mais se esquece. Quais os slogan com essa característica vocês se lembram?

Um slogan ou frase de efeito é uma frase de fácil memorização usada em contexto político, religioso ou comercial como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. Um bom slogan também deve lembrar o nome da marca. Qual é a vantagem de veicular um anúncio publicitário no qual o nome da marca não está claro?

vídeos

Comanda: 1)Assistam os vídeos apresentados e ( em duplas ) anote os slogan de cada anúncio. 2)Observe atentamente todas as palavras usadas para compor cada slogan. (Atente para a classe de palavras pertencente e o sentido semântico) 3) O que é possível perceber nos três primeiros slogans?

4)Embora no terceiro slogan, não haja verbo no Modo Imperativo, é possível perceber uma ordem ou tentativa de persuasão? Explique. 05) No terceiro slogan a palavra companhia foi escolhida pelo publicitário com qual ou quais intencionalidades? 06) Qual das habilidades abaixo podem ser contempladas por atividades semelhantes a essa?

H13 – Estabelecer relações de causa/consequência entre informações explícitas distribuídas ao longo de um texto (GII). H15 – Estabelecer relações entre segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais (GII).   H23 - Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de determinadas categorias gramaticais (gênero, número, casos, aspecto, modo, voz etc.).

AÇÃO NA ESCOLA PELOS PROFESSORES e PC RESPONSÁVEIS 1º Momento: socialização do Plano de Ação na ATPC 2º Momento: Garantir que as atividades sejam desenvolvidas em cada série/ano e registrar: Atividade Desenvolvida Série/ano; Nome do Professor Metodologia; Recursos; Aspectos facilitadores e dificultadores

Acompanhar pelo material do Word! OUTRAS ATIVIDADES! Acompanhar pelo material do Word!

Combinados Usar o roteiro da pasta para fazer devolutiva para a Diretoria de Ensino no máximo até dia 07/10.

Devolutiva das escolas para a Diretoria Apresentar registro: 1º Momento: Como foi feita a socialização do Plano de Ação na ATPC 2º Momento: Quais atividades foram desenvolvidas em sala de aula Atividade Desenvolvida Série/ano; Nome do Professor Metodologia; Recursos; Aspectos facilitadores e dificultadores.

Bom almoço! A tarde a continuação do encontro será na sala de informática da Rede do Saber Maria Teresa - PCNPE de LP – EF Fabiana – PCNPE de LP – EM Claudia Bachi - PCNP - Tecnologia

Período da tarde Possibilidades de uso da tecnologia no trabalho pedagógico na disciplina de Língua Portuguesa– PCNP-Claudia Bachi

Atividade Prática Rede do Saber

COMANDA PARA PRODUÇÃO TEXTO Após a leitura dos textos e com base nos conhecimentos que você já possui sobre o assunto, elabore um artigo de opinião para o jornal de sua escola, tendo como público-alvo os moradores do seu bairro, posicionando-se sobre as questões que envolvem os investimentos para a saúde dos animais e as condições na área da saúde da população brasileira.