Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa Ensino Médio Produção Textual
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião 2ªSérie: ARTIGO DE OPINIÃO
1ª Série do Ensino Médio PRODUÇÃO ESCRITA ARTIGO DE OPINIÃO
CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO
CADERNO DO PROFESSOR 8ª Série /9º Ano Ensino Fundamental Volume 2 (2º Bimestre) - Situação de Aprendizagem 4 – Produzindo um Artigo de Opinião - página 30 2ª Série Ensino Médio Volume 1 ( 1º Bimestre) - Situação de Aprendizagem 2- O que faz de alguém um escritor?- página 18 Volume 2 ( 2º Bimestre) - Situação de Aprendizagem 3- O Presente do passado hoje – página 30
AVALIÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO CURRÍCULO DE BIOLOGIA AVALIÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO
CADERNO DO PROFESSOR BIOLOGIA 1ª Série Ensino Médio Volume 1 (1º Bimestre) Temas :Eco- Sistema Poluição do Ambiente Aquático Agrotóxicos
2ª Série do Ensino Médio PRODUÇÃO ESCRITA ARTIGO DE OPINIÃO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO CURRÍCULO DE CIÊCIAS E BIOLOGIA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO
CADERNO DO PROFESSOR CIÊNCIAS 7ª Série/8º Ano Ensino Fundamental Volume 4 (4º Bimestre) Temas :Energia 2ª Série Ensino Médio Volume 2 ( 2º Bimestre) Tema: Transgênicos Biocombustíveis
Orientações para correção das redações Página 6 ( Orientações para o professor) 1. A avaliação das redações exigirá que o aluno demonstre cinco competências na produção de seu texto: Redação EM.doc
RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS Página 6 ( Orientações para o professor) Após a realização da produção textual para a avaliação diagnóstica sobre o texto artigo de opinião, vem à tona a seguinte questão: Quais intervenções realizar para que o aluno seja um produtor proficiente desse gênero textual e utilize os elementos básicos de sua composição?
Estimular o debate entre seus alunos, considerando que esse gênero é fundamental para a pesquisa e a elaboração de argumentação consistente; Pesquisar temas que sejam do interesse do público jovem tornarão as aulas mais significativas e ampliarão os conhecimentos dos alunos; Utilizar diferentes mídias; Discutir e refletir 1ª versão do texto; Reescrita; Trabalhar com textos do mesmo gênero, produzidos por outros autores para diversificar as referências e apresentar um repertório variado de um mesmo gênero; Aprender a reler, a revisar e a melhorar os próprios textos Sugestões para esse trabalho que poderão fundamentar adequadamente a produção de artigos de opinião. Páginas 6 e 7 (Orientações para o professor)
ACERTOS PARA A MELHOR APLICABILIDADE DA PRODUÇAÕ TEXTUAL A PRODUÇÃO TEXTUAL NÃO APRESENTA ETAPAS ANTECEDENTES( DISCUSSÃO DE TEMA, PESQUISA); 3 AULAS PARA A PRODUÇÃO: 2 AULAS: LEITURA DA PROPOSTA DE PRODUÇÃO, TEXTO DE APOIO E ELABORAÇÃO DO RASCUNHO; 1 AULA PARA PASSAR O TEXTO NA FOLHA OFICIAL; PROVIDENCIAR FOLHA PARA RASCUNHO; O PROFESSOR NÃO DEVERÁ LER A PROPOSTA DE PRODUÇÃO COM O ALUNO; RECOLHER A FOLHA OFICIAL E O RASCUNHO