Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
-Apropriação do Relatório Pedagógico
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS– 7º E 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Curso de Gêneros Textuais
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
1ª REUNIÃO DE PAIS RADEANE 2012.
Mediação e Linguagem II
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
III Encontro de Boas Práticas
III Encontro de Boas Práticas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Avaliação de aprendizagem em processo.
Programa Ler e Escrever
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Educação de Jovens e Adultos
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO - AAP
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Planejamento PNAIC 2014.
LÍNGUA PORTUGUESA 9º Ano do Ensino Fundamental
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
DESENHO DO.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO FELIZ SÃO PAULO APOSTOLO Professoras: Elisângela Aparecida Bóis de Oliveira Luciani Escarmanhani Silva Luciani Escarmanhani.
A importância do diagnóstico da aprendizagem da/o estudante
TRABALHO COLABORATIVO
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa Ensino Médio Produção Textual

Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião 2ªSérie: ARTIGO DE OPINIÃO

1ª Série do Ensino Médio PRODUÇÃO ESCRITA ARTIGO DE OPINIÃO

CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO

CADERNO DO PROFESSOR 8ª Série /9º Ano Ensino Fundamental Volume 2 (2º Bimestre) - Situação de Aprendizagem 4 – Produzindo um Artigo de Opinião - página 30 2ª Série Ensino Médio Volume 1 ( 1º Bimestre) - Situação de Aprendizagem 2- O que faz de alguém um escritor?- página 18 Volume 2 ( 2º Bimestre) - Situação de Aprendizagem 3- O Presente do passado hoje – página 30

AVALIÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO CURRÍCULO DE BIOLOGIA AVALIÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO

CADERNO DO PROFESSOR BIOLOGIA 1ª Série Ensino Médio Volume 1 (1º Bimestre) Temas :Eco- Sistema Poluição do Ambiente Aquático Agrotóxicos

2ª Série do Ensino Médio PRODUÇÃO ESCRITA ARTIGO DE OPINIÃO

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO CURRÍCULO DE CIÊCIAS E BIOLOGIA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO

CADERNO DO PROFESSOR CIÊNCIAS 7ª Série/8º Ano Ensino Fundamental Volume 4 (4º Bimestre) Temas :Energia 2ª Série Ensino Médio Volume 2 ( 2º Bimestre) Tema: Transgênicos Biocombustíveis

Orientações para correção das redações Página 6 ( Orientações para o professor) 1. A avaliação das redações exigirá que o aluno demonstre cinco competências na produção de seu texto: Redação EM.doc

RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS Página 6 ( Orientações para o professor) Após a realização da produção textual para a avaliação diagnóstica sobre o texto artigo de opinião, vem à tona a seguinte questão: Quais intervenções realizar para que o aluno seja um produtor proficiente desse gênero textual e utilize os elementos básicos de sua composição?

Estimular o debate entre seus alunos, considerando que esse gênero é fundamental para a pesquisa e a elaboração de argumentação consistente; Pesquisar temas que sejam do interesse do público jovem tornarão as aulas mais significativas e ampliarão os conhecimentos dos alunos; Utilizar diferentes mídias; Discutir e refletir 1ª versão do texto; Reescrita; Trabalhar com textos do mesmo gênero, produzidos por outros autores para diversificar as referências e apresentar um repertório variado de um mesmo gênero; Aprender a reler, a revisar e a melhorar os próprios textos Sugestões para esse trabalho que poderão fundamentar adequadamente a produção de artigos de opinião. Páginas 6 e 7 (Orientações para o professor)

ACERTOS PARA A MELHOR APLICABILIDADE DA PRODUÇAÕ TEXTUAL A PRODUÇÃO TEXTUAL NÃO APRESENTA ETAPAS ANTECEDENTES( DISCUSSÃO DE TEMA, PESQUISA); 3 AULAS PARA A PRODUÇÃO: 2 AULAS: LEITURA DA PROPOSTA DE PRODUÇÃO, TEXTO DE APOIO E ELABORAÇÃO DO RASCUNHO; 1 AULA PARA PASSAR O TEXTO NA FOLHA OFICIAL; PROVIDENCIAR FOLHA PARA RASCUNHO; O PROFESSOR NÃO DEVERÁ LER A PROPOSTA DE PRODUÇÃO COM O ALUNO; RECOLHER A FOLHA OFICIAL E O RASCUNHO