desafio de pesquisar na rede

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Apresentações (PowerPoint) ... considerações
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
O que é Como elaborar Como avaliar
WebQuest.
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
WEBQUEST Aventura na web. WEBQUEST Aventura na web.
Uma WebQuest é uma actividade orientada para a pesquisa, em que alguma, ou toda a informação com que os alunos interagem, provém de recursos na Internet.
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
O Uso Pedagógico do Blog
WebQuests e o futuro O papel do professor no ciberespaço.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O papel do conteudista.
Webquest.
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
CURRICULO +.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
WEBQUEST.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Webquest como recurso pedagógico na EaD
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
WEBQUEST A lousa virtual.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
História nas atuais propostas curriculares
Iniciação Científica º Série/EM.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Desmistificando Webquests Uma webquest para conhecer webquests.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
ENFRENTAR AS INCERTEZAS: alternativas didáticas em ambientes virtuais
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Minicurso: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a Docência presencial e a distância André Ary Leonel - Andreson.
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
Webquest: uma técnica para aprendizagem na rede internet Bernie Dodge
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Construções de Ambientes de Aprendizagem na Web Jarbas Novelino Barato
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Projetos em Internet: o Webquest como Pesquisa Orientada.
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
Termo de Terminalidade
WEBQUEST A lousa virtual.
desafio de pesquisar na rede
Transcrição da apresentação:

desafio de pesquisar na rede WebQuests: Vencendo o desafio de pesquisar na rede Site da Educação – SEDUC - PMS

Diga “sim”, se as afirmativas forem verdadeiras: Quando pedimos uma pesquisa aos nossos alunos, muitas vezes, eles procuram na internet, copiam e colam no texto. Os alunos têm dificuldades de se organizarem na busca e pesquisa de determinado assunto na internet. Quando vou procurar alguma coisa na internet, às vezes, perco um tempo grande, entrando e saindo de páginas linkadas. É difícil, às vezes, saber se as informações encontradas na rede são fidedignas.

aprendendo na internet WebQuest O que é WebQuest aprendendo na internet WebQuest é um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber. Foi proposto por Bernie Dodge em 1995 e hoje já conta com mais de dez mil páginas na Web, com propostas de educadores de diversas partes do mundo (EUA, Canadá, Islândia, Austrália, Portugal, Brasil, Holanda, entre outros). Em geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos. Dodge a define assim: "Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet." Bernie Dodge, o criador do conceito de webquest, é norte-americano, professor de Tecnologia Educacional da San Diego State University, Califórnia, EUA, desde 1980.

aprendendo na internet WebQuest Seções da WQ aprendendo na internet Como regra geral, uma webquest é constituída de sete seções: 1. Introdução A Introdução é um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar. 2. Tarefa A Tarefa descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da webquest e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo (um determinado software, por exemplo). 3. Processo O Processo deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor.

aprendendo na internet WebQuest Seções da WQ 4. Fontes de informação As fontes de informação (também chamadas de recursos) são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa. aprendendo na internet 5. Avaliação Na seção Avaliação, o aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva. 6. Conclusão A Conclusão deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos. 7. Créditos A seção de Créditos deve apresentar as fontes de todos os materiais utilizados na webquest: imagens, músicas, textos, livros, sites e páginas Web.

Objetivos Educacionais WebQuest Objetivos Educacionais aprendendo na internet A metodologia webquest pode ajudar o educador a alcançar objetivos educacionais importantes: Modernizar modos de fazer educação As WQs fornecem orientações bastante concretas para tornar possível e efetivo o uso da Internet. E isso, na forma e na essência, é uma maneira de praticar uma educação sintonizada com nosso tempo. Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas Conteúdos publicados na Internet, sobretudo os produzidos profissionalmente, refletem saberes e informações recentes. Além disso, são produtos autênticos que fazem parte do dia-a-dia das pessoas. Promover aprendizagem cooperativa As WQs estão baseadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos. Aprendizagens significativas são resultados de atos de cooperação. Incentivar a criatividade Se bem concebida, a Tarefa planejada para uma webquest engaja os alunos em investigações que favorecem criatividade.

Objetivos Educacionais WebQuest Objetivos Educacionais aprendendo na internet Desenvolver habilidades cognitivas O modo de organizar Tarefa e Processo numa webquest pode oferecer oportunidades concretas para o desenvolvimento de habilidades do conhecer que favorecem o aprender a aprender. Transformar informações ativamente (em vez de apenas reproduzi-las) Na educação tradicional, parece que a preocupação central é armazenar e reproduzir "matéria". Na perspectiva sugerida por Dodge, o importante é acessar, entender e transformar as informações existentes, tendo em vista uma necessidade, problema ou meta significativa. Favorecer o trabalho de autoria dos professores Webquests devem ser produzidas por professores, não por especialistas ou técnicos. A ídéia é oferecer oportunidades concretas para que os professores se vejam como autores de sua obra e atuem como tal. Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos Concebidas como publicações típicas do espaço Web (abertas, de acesso livre, gratuitas etc.), as webquests são uma forma interessante de cooperação e intercâmbio docente.

aprendendo na internet WebQuest M0delos de WQs aprendendo na internet www.dombosco.g12.br/webquests/webEnergia www.dombosco.g12.br/webquests/webComunPromo www.dombosco.g12.br/webquests/webCorpoHumano www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/procesa_index_todas.php www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=2368&id_pagina=1 www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=5701&id_pagina=1 www.minerva.uevora.pt/aventuras/tanzania

aprendendo na internet WebQuest M0delos de avaliação aprendendo na internet Obs. O modelo de avaliação fica a critério do professor.