Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira AVALIAÇÃO INSTITUCIONALFlorianópolis Junho de 2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
COMO PREPARAR A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA PARA AS AVALIAÇÕES DO MEC
CPA Comissão Própria de Avaliação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Diretoria de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais.
Robert Verhine UFBA / FAPESB / CONAES 45º. Fórum Nacional de Reitores
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS
Reunião com Unidades Universitárias - Assuntos Gerais sobre a Avaliação Institucional UFRGS – 05/04/2011 Prof. Dr. Gilberto Dias da Cunha Universidade.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Profa.Dra. Elizabeth Teixeira
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
O SINAES E OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: REFLEXÕES SOBRE O PRIMEIRO CÍCLO Bob Verhine UFBA / FAPESB / CONAES
Setor de ensino-aprendizagem Anna Cláudia Satie Henrique Terada Vanessa Pazzini.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP.
FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES
Seminário de Integração, 24 de outubro de 2013
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO MEC
AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DO SINAES
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Estatísticas Educacionais Ministério da Educação.
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Estatísticas Educacionais Ministério da Educação.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
Instrumentos de Avaliação Externa Prof. Dr. Guilherme Marback Neto
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
Boas práticas da implementação do Sistema ARCU-SUL no Brasil
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FURG RIO GRANDE 06 de junho de 2006 Ana Karin Nunes Assessora.
A gestão universitária e a política nacional de avaliação da educação superior
Universidade de Passo Fundo Comissão Própria de Avaliação Divisão de Avaliação Institucional Enade.
Brasília-DF | Fevereiro 2015 Coordenação de Indicadores e Controle de Qualidade da Educação Superior - DEED/INEP Controle de Qualidade - CENSUP.
Sistema de Educação Superior
INEP Florianópolis Maio/2008. INEP Iguatemy Mª de Lucena Martins DAES/INEP/MEC.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO.
Prof. Dr. David Lopes Neto
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
Conceito Enade 2012 Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES.
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
Legislação, princípios, diagnóstico e resultados.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
“A A VALIAÇÃO E XTERNA DA E DUCAÇÃO S UPERIOR A D ISTÂNCIA ” S UZANA S CHWERZ F UNGHETTO Coordenadora – CGACGIES/DAES/INEP Rio de Janeiro | 09/Junho/2015.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
AVALIAÇÃO, GESTÃO E QUALIDADE
Antes de decidir, pense no estudante. Coordenação-Geral de Regulação da Educação Superior a Distância COREAD/DIREG.
Antes de decidir, pense no estudante. Secretaria de Regulação da Educação Superior – SERES/MEC.
Antes de decidir, pense no estudante. Coordenação-Geral de Autorização* e Reconhecimento de Cursos de Educação Superior CGARCES/DIREG.
Coordenação-Geral de Credenciamento das Instituições de Educação Superior CGCIES/DIREG/SERES/MEC Rafael Arruda Furtado.
Processo eleitoral Processo eleitoral COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
Transcrição da apresentação:

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira AVALIAÇÃO INSTITUCIONALFlorianópolis Junho de 2006

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Prof. DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Prof. Dilvo Ristoff Coordenação Geral de Avaliação Institucional e Avaliação dos Cursos de Graduação Profª Iara de Xavier

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2 EIXOS –AUTO-AVALIAÇÃO –AVALIAÇÃO EXTERNA

Nº IES CPAs constituídas Brasil AUTO-AVALIAÇÃO COMISSÕES PRÓPRIAS DE AVALIAÇÃO ,7% 2.066

Situação das CPAs CONSTITUÍDAS Avaliações Externas

AVALIAÇÕES PARA FINS REGULATÓRIOS Avaliações (2002 a 2006) –Credenciamento –Recredenciamento INSTITUIÇÕES

AVALIAÇÕES PARA FINS REGULATÓRIOS Avaliações –Autorização –Reconhecimento –Renovação de reconhecimento CURSOS (presenciais, tecnológicos e a distância)

FLUXO DOS PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO SESu, SETEC e SEAD Análise dos documentos: fiscal, parafiscal, PDI PROCESSO NO SISTEMA SAPIENS

FORMULÁRIO ELETRÔNICO IES E CURSOS Divulgação do cronograma na internet IES (30 DIAS) VALOR DA TAXA R$10.440,00 CURSOS GRUPOS (15 DIAS) VALOR DA TAXA R$6.960,00 Comunicado à IES abertura do F.E. Disponibilidade de avaliadores DEAES/INEP AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E CURSOS DE GRADUAÇÃO

Designações das comissões externas AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DE CURSOS Autorização Reconhecimento Renovação de reconhecimento Avaliação externa Credenciamento Recredenciamento IES 3 avaliadores 2 A 6 CURSOS COORDENADOR INSTITUCIONAL AVALIADORES ESPECÍFICOS 1 curso 2 avaliadores Rotinas das 2 coordenações

Ofícios de designações AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DE CURSOS AVALIAÇÃO IN LOCO COMUNICADO AOS DIRIGENTES COORDENADORES DE CURSOS CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO (RELATÓRIO) PASSAGENS E DIÁRIAS Rotinas das 2 coordenações

Roteiro de trabalho para as comissões de avaliação 1º MOMENTO: antes da visita O coordenador, designado pela CGA, reúne-se com a comissão no dia da chegada e expõe o cronograma das atividades e seu papel como elemento de articulação e facilitador do processo. 2º MOMENTO: durante a visita Reuniões da comissão com os gestores institucionais e coordenadores de cursos, na qual são feitas as apresentações dos avaliadores, bem como a agenda de trabalho proposta para o período da avaliação. Visitas e análise documental Relatórios 3º MOMENTO: encerramento da visita A comissão deverá validar os relatórios, verificando se estão redigidos com clareza, se há coerência entre os conceitos atribuídos e o texto apresentado e se o resultado traduz a situação da IES e ou curso.

Manifestação da IES sobre o relatório da avaliação CONCORDA NÃO CONCORDA Anexa o relatório ao sistema Sapiens Sesu/Setec Avaliação de reconsideração Parecer da CTA/Deaes Despacho via sistema Sapiens (Sesu/Setec) Apresentação do relatório da avaliação (IES/CURSOS) avaliação (IES/CURSOS)

Equipe de Avaliação Institucional ElisângelaEroneide (Neide) Eleuda Fátima André

Equipe de Avaliação dos Cursos de Graduação Luciana Marcelo Marcus Aretuza JaneJacksonEulália Lena

Dúvidas? Avaliação Institucional (61) Avaliação dos Cursos de Graduação (61) –

MOMENTO REFLEXIVO O que aprendemos refaz e reorganiza nossa vida. Anísio Teixeira Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito. Paulo Freire

NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS! Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira