UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXTENSÃO Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
Advertisements

APLICAÇÃO DO SOFTWARE PHL NA BIBLIOTECA ESCRAVA ANASTÁCIA
AVALIAÇÃO DE SOFTWARES PARA BIBLIOTECAS
Maria Claudete Machado Ferreira Rudinei Kleiton Pedroso
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Universidade Federal de Santa Catarina
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula.
Avaliação da Qualidade dos Serviços
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
J04: Logística de Suprimentos e sua relação com a empresa Dular
Avaliação da Qualidade em Operações de Serviços: uma análise comparativa entre as técnicas SERVQUAL e QUALISERV 17 Aluno: Marcos Rodrigues de Oliveira.
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
Avaliação do atendimento em um serviço público odontológico
SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA USP – SIBi/USP Avaliação Institucional – 2005 (Análise dos pareceres de assessores externos)
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
DISCIPLINA: MARKETING DE SERVIÇOS
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Marcelo Pimenta Brasília, dezembro de 2004 Portal Inovar Resultados obtidos – Maio a novembro de 2004.
A Indústria da Hospitalidade
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
Programa Ler e Escrever
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Universidade Federal de Santa Catarina
Acadêmica: Graziela de C. F. Wolf Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III - CIN 5432 Profª: Ursula Blattmann Florianópolis, março de 2005.
Universidade Federal de Santa Catarina
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. O usuário e o processo de referência
O profissional da Informação: em tempo de mudança.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
ACADÊMICO: CARLOS ALBERTO DOS PRAZERES Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III CIN 5432 Prof. Ursula Blattmann Florianópolis, Abril de 2005.
Rose Marie Sabatini de Oliveira Santiago Rosa
Universidade Federal de Santa Catarina
Fontes de Informação Utilizadas por Executivos
Universidade Federal de Santa Catarina
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - [CIN] CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Florianópolis, 2004.
Criação de uma base de dados utilizando WinISIS intitulada: FRANCE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Professora: Ursula Blattmann.
Ciclo de valor para o cliente
B IBLIOTECA P ROF. A CHILLE B ASSI I NDICADORES DE Q UALIDADE Águas de Lindóia - 19 a 20 de outubro de 2008.
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Introdução à Prática da Pesquisa I
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
BASE DE DADOS BIBLIOTECA PARTICULAR
Base de Dados MINHA BIBLIOTECA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: CIN Gerenciador de Base de Dados CDS/ISIS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN Gerenciador de Bases de Dados CDS/ISIS Professora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Base de dados do acervo de multimeios da Biblioteca/Brinquedoteca Monteiro Lobato – APAE/Florianópolis Trabalho apresentado à disciplina CIN Gerenciador.
Jéssika Tais,José Manoel,Leyde Laura,Safyra Lúcia,Valdênio Rodrigues e Thyago Cosme. 1.
Usuários da Informação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Necessidades e expectativas do usuário do Espaço de Leitura da Biblioteca Central.
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.
QUALIDADE E EFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO
Aula - Relatório ProIn I Prof. Henrique Cezar Pavanati, Dr. Eng
ANÁLISE DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORTE DA ILHA VISANDO À OTIMIZAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA Introdução.
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
TREINAMENTO DE USUÁRIOS DA BIBLIOTECA WILHELM HEINRICHS
Qualidade dos serviços - SERVQUAL
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
Projeto Avaliação Institucional 2010 FEOL – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA OLIVEIRA/MG.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Controle dos Registros do conhecimento III Professora: Ursula Blattmann Acadêmica: Maria de Fátima Martins Florianópolis, 2005

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS PRODUTOS/SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO: UMA EXPERÊNCIA DA BIBLIOTECA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Maria Alice de França Rangel Rebello

INTRODUÇÃO “A Biblioteca Universitária hoje deve considerar seu usuário satisfeito com a qualidade do que oferece a ele. Este é o maior desafio, no momento, para conquistar seu reconhecimento, sua credibilidade e participação efetiva dento contexto universitário”. “A medida desta qualidade, desta satisfação do usuário é a diferença entre as expectativas em relação ao serviço e o desempenho observado”(LANCASTER, 1996).

OBJETIVO DA PESQUISA “Apresentar os resultados obtidos de uma pesquisa de satisfação da qualidade dos serviços oferecidos pelo Serviço de Biblioteca e Documentação Científica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (SBDC-HU/SP).”

METODOLOGIA Foi adotado o modelo da escala SERVQUAL, a partir de 5 dimensões: Tangibilidade; Confiabilidade;/Credibilidade; Receptividade; Garantia e Empatia. Foram utilizados como instrumento de pesquisa: questionários e entrevista Devido ao seu caráter exploratório, o universo da pesquisa foi composto por usuários internos e externos.

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS QUESTIONÁRIOS Quanto a “Receptividade” (1ª. fase com 10 questões, respondido 09 usuários) Itens que não puderam ser valorizados devido as várias abstenções: - Rapidez no Serviço de empréstimo; - Flexibilidade no empréstimo entre Bibliotecas da USP, e; - Rapidez e agilidade na aquisição de livros, periódicos e outras publicações.

Itens muito importante/importante: - Fornecimento de serviços no tempo prometido; - Fornecimento de cópias de documentos de outras Bibliotecas; - Eficiência na guarda de material (organização do acervo); - Oferecimento de Serviços online (via E-mail, Website); e, - horário de funcionamento adequado. Itens menos favoráveis que os anteriores: - Rapidez no serviço de xerox; - acervo atualizado.

(2ª. fase com 05 questões, foi respondido 19 usuários) Quanto a “Empatia” (2ª. fase com 05 questões, foi respondido 19 usuários) Item muito valorizado: - O item Atendimento personalizado foi muito valorizado e o servi;o prestado foi muito bem avaliado. Item altamente valorizado: - Atendimento atencioso; - Empenho em atender minhas necessidades de informação; - Facilidade do funcionário em se comunicar; - Postura do funcionário. c

Quanto a “Confiabilidade “ (3ª. fase com 05 questões, respondido 40 usuários 97,5%) Itens que atribuíram grande importância: - Confiabilidade nos funcionários e na informação fornecida; - Confiabilidade no treinamento para acesso à informação; - Confiabilidade na orientação quanto á seleção de fontes de informação e - Informações confiáveis no website da biblioteca. 95% deles demonstraram satisfação quanto a esses itens em nossa unidade.

(4ª. fase com 04 questões, respondido 11 ususários 100%) Quanto a “Garantia” (4ª. fase com 04 questões, respondido 11 ususários 100%) Itens que atribuíram grande importância: - Funcionários qualificados em responder questões; - Funcionários acessíveis e corteses; - Habilidade dos funcionários com os equipamentos.

Quanto a “Tangibilidade” (5ª. fase com 03 questões, respondido 04 usuários ) Todos eles valorizam os itens: - Aparência do ambiente; - Os equipamentos; - Material de comunicação. O grau de satisfação entre satisfeito/pouco satisfeito para todos os itens.

Resultado da Entrevista “O que você mais gosta na biblioteca” A- Geral: De tudo; Dos funcionários, do acervo e ambiente; Praticidade; Organização. B- Atendimento/funcionários: Dos funcionários educados e atenciosos; Da receptividade; O atendimento é muito legal. C- Espaço físico: O espaço físico é bom; Tranqüilo. D- Acervo/Serviços: Material de qualidade; Acervo de periódicos e livros; Variedade do material de pesquisa; facilidade de pesquisa e acesso á informação; Facilidade do COMUT; Possibilidade de xerox dos periódicos. Diversidade de títulos.

“O que você menos gosta na biblioteca?” A- Geral: O trabalho está adequado. Não tenho reclamação. B- Equipamentos: Faltam micros para pesquisa. C- Espaço físico: Dificuldade de encontrar livros nas estantes; Não poder discutir em grupo; falta sala de estudos. D – Acervo/Serviços: Falta material de Fisioterapia; Bucomaxilo; Farmácia e Enfermagem; Acervo restrito de livros e periódicos; Falta de disponibilidade da Bibliotecária no auxílio a Referências Bibliográficas; Falha do Ariel; Impossibilidade de empréstimos de livros; Serviço de xerox é muito demorado; Falta de divulgação dos serviços prestados.

“Se você pudesse escolher uma coisa para mudar na biblioteca, o que você mudaria?” A- Geral: Não mudaria nada. B- Equipamentos: Aumentaria o número de equipamentos/microcomputadores. C- Espaço físico: Ampliaria o espaço físico e o nível de silêncio; Criaria salas de estudo em grupo; mudaria para espaço com janelas. D- Acervo/Serviços: Facilitaria a aquisição de livros e periódicos; Aumentaria o acervo de livros; Aumentaria o número de periódicos em Odontologia; Agilizaria o atendimento do Ariel; assinaria mais periódicos para o acervo; Atualizaria livros texto; Daria destaque aos livros especializados.

RESULTADOS “A percepção do usuário em relação ao serviço a ele oferecido teve um impacto significativo no resultado final da administração da biblioteca. Foram tomadas medidas de imediato para adequação da qualidade na prestação de serviços. Foram atendidas as providências quanto a divulgação do “acervo novo” através da Biblioteca Informa Online e do espaço físico, juntamente com a criação da sala de estudo em grupo”.

“NÃO BASTA SER BOM, É PRECISO SER CADA VEZ MELHOR” CONCLUSÃO “O PAQ apresentou-se como elemento de aproximação entre os usuários e a biblioteca. A biblioteca necessita implementar processos de avaliação qualitativa e de forma continuada, para que possa direcionar seu foco para o serviço fim: o atendimento ao usuário”. “NÃO BASTA SER BOM, É PRECISO SER CADA VEZ MELHOR”

Referência REBELLO, Maria Alice de França Rangel. Avaliação da qualidade dos produtos/serviços de informação: uma experiência da biblioteca do hospital universitário da Universidade de São Paulo. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.2, n. 1, p. 80-100, jul. / dez. 2004. Disponível em: < http://server01.bc.unicamp.br/seer/ojs/include/getdoc.php?id=106&article=27&mode=pdf >