Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins.  Ética: ciência da conduta humana perante o ser e seu semelhante. Ética Modo de ser Valores/Moral: estabelece regras.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relação Terapeuta - Paciente
Advertisements

Profª Joyce Munarski Pernigotti. ABORTO REPRODUÇÃO ASSISTIDA TERAPIA GÊNICA CLONAGEM FERTILIZAÇÃO “IN VITRO” EUTANÁSIA USO DE TECIDOS HUMANOS DOAÇÃO DE.
 Ética na Saúde  "Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo.
C ÓDIGO DE É TICA Í LHAVO, 2013 CASCI Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo 1.
EXERCÍCIO PROFISSIONAL E BIOÉTICA Docente: Isabely Pereira Cavalcante de Sousa
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
Liberdade e Reponsabilidade e Ato Moral De acordo com Osmar Markeivicz conceito de Liberdade, na filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência.
A IMPORTÂNCIA DA CONDUTA ÉTICA NO TRABALHO LUCAS NASCIMENTO JULIO TORRES.
O SILÊNCIO DAS ABELHAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS LISTA DE EXTINÇÃO CONFIANÇA NO PRÓXIMO.
2 COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE VILA NOVA DA BARQUINHA.
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS : MITO OU REALIDADE ? COMO POSSO CONTRIBUIR PARA DIMINUIR O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA NA MINHA ESCOLA?
UNIFEBE1 ETICA PROFISSIONAL ETICA PROFISSIONAL Prof. Sergio Sebold.
BINGO DOS VALORES. PACIÊNCIA MODÉSTIA HUMILDADE.
SUMÁRIO 3 Pilares de uma organização Ética no trabalho.
 Marketing não é um remédio milagroso  Marketing não é um atalho para o sucesso  Marketing não é sinônimo de vender  Marketing não é só propaganda.
ÉTICA PROFISSIONAL Curso: Engenharia Mecânica Prof. Rodrigo Barbosa.
CARÁTER Felipe Lima - 02.Ago.
 Em 1988 surgem as primeiras políticas de atenção à saúde destinada a população em conjunto com a criação do SUS.  Mas a implantação desses programas.
Socorros de Urgência A Saúde do Atleta/Aluno/Cliente - Praticante
Aspectos éticos e legais em urgências
O que entendemos por saúde e qualidade de vida?
Apresentação Multimédia #30 Tema VI | A psicologia aplicada em Portugal Capítulo 1 | O trabalho dos psicólogos em Portugal Objetivos: Caracterizar os.
Ética Profissional do Psicólogo
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Aluna: Danielle Amaral Vasconcelos
Direitos e Deveres dos Cidadãos
Ética na Pesquisa com seres humanos e animais
EXERCENDO DIREITOS E DEVERES
Política da Qualidade.
Iniciando uma mudança de dentro para fora
Universidade de São Paulo
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
À responsabilidade solidária…
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
Ética Profissional O que é ética; Ética e moral; Ética Profissional;
Instituto Técnico de Negócios de Nampula
MOTIVAÇÃO Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. O impulso é o maior amigo de uma pessoa motivada. Começa.
Técnicas de Secretariado Viviana Cordeiro Nº31
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
Internet. Dica Geral: A internet pode parecer algo fantástico e fascinante, mas além das muitas vantagens e benefícios, trás também dependência, imoralidades.
A Ética do Cuidado e o Espaço Domiciliar Desafios Para Uma Nova Abordagem Assistencial em Saúde José Luiz Telles Pesquisador da ENSP/FIOCRUZ.
Prof. Juliana da S. Bello. Noções de Ética Profissional.
Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade art.15 a 18-B
PRONTUÁRIO ELETRÔNICO
Aprenda a usar seu Subconsciente a seu favor!.
Estágio supervisionado específico I Prof.: Daniel Gontijo Diretrizes básicas para o primeiro atendimento.
 Necessidade de dominar sua área e outras  Atitudes  Idiomas (inglês e espanhol)  Informática  Cultura geral  Capacidade de trabalhar em equipe.
Teste de provocação oral  Pode ser indicado em qualquer idade, para: – confirmar ou excluir uma alergia alimentar; – avaliar a aquisição de tolerância.
Gestão de Riscos “Gestão de Riscos RDC 36 de 2013”
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
Aprenda a usar seu Subconsciente a seu favor!.
Oficina de Serviço Social
Aprenda a usar seu Subconsciente a seu favor!.
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
PROF. Cesar André Zavarize
9 BALDES.
CUIDADORES DE DOENTES DE PARKINSON 10 Novembro 2006 Leiria
A IMPORTÂNCIA DO PRONTUÁRIO MÉDICO DO PACIENTE
Jenifer Robiatti Administradora Hospitalar
ESTUDO COMPARATIVO DO NOVO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
27/04/2019 Raciocínio Ético
Profa. Rosângela C. de Melo Colmedicina – DCS – UESC 2009
Pesquisa Científica
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Transcrição da apresentação:

Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins

 Ética: ciência da conduta humana perante o ser e seu semelhante. Ética Modo de ser Valores/Moral: estabelece regras que são assumidas pela pessoa. Valores Ações Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins 2

 Bioética: é a ética da vida, onde inclui decisões e condutas na vida e na saúde.  Deontologia: Ciência que estuda os deveres de um grupo de profissionais. Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins 3

 Aquisição de bons hábitos;  Formação de caráter;  Comportamento íntegro e honrado. Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins 4

 Justiça;  Igualdade de direitos;  Solidariedade;  Cidadania;  Dignidade do ser humano. Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins 5

 Garantir qualidade na assistência;  Enfrentamento de desafios;  Comportamentos frente às ações no ambiente de trabalho;  Condutas em relações interpessoais;  Obs: Para aprender um comportamento ético é necessário o orientador transmitir realidades sociais para agir frente às ocorrências do dia a dia. Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins 6

 Autonomia Capacidade de escolher sem restrições;  Beneficência Dever de fazer o bem;  Confidencialidade Privacidade;  Efeito Duplo Efeitos bons e ruins; Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins 7

 Fidelidade Fiel particularmente e aos outros;  Justiça Tratamento igualitário;  Não-Maleficência Impedir ou eliminar algo prejudicial;  Paternalismo Fazer o bem para outra pessoa;  Respeito pelo outro permitir que os outros façam suas escolhas; Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins 8

 Santidade da vida A vida é o maior bem;  Veracidade Obrigação de dizer a verdade. Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins 9

 Honestidade ( talvez o mais importante ), não admite tolerância;  Sigilo – Aprender a respeitar o segredo que outra pessoa confiou à você;  Competência – Conhecimento de novas tecnologias e práticas profissionais;  Prudência – Segurança no que faz; Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins 10

 Coragem – reações de críticas e defesas;  Perseverança – ser forte quando não for compreendido ou fracassar;  Compreensão – ter o hábito de ouvir, tocar entendendo seu próximo;  Humildade – nunca ser dono da verdade, ser inteligente, usar bom senso Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins 11

 Imparcialidade – defender valores sociais e éticos;  Otimismo – acreditar em sua capacidade;  Atitude – ter disposição; Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins 12

 Respeite confidências dos seus pacientes;  Nunca critique seu supervisor ou colega de trabalho na presença de outros;  Respeite a intimidade do seu paciente;  Apenas pessoas ligadas ao atendimento pode ter acesso ao prontuário;  Não use apelidos para os pacientes, assim como nº do quarto, nº do leito ou pela doença;  Conheça seu trabalho, aceite suas responsabilidades;  Guarde objetos pessoais dos pacientes ou encaminhe ao setor responsável para que possa ser entregue ao mesmo ou a família;  Assuma seus erros; Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins 13

 Não discrimine seu paciente por qualquer que seja o motivo;  Não fale de seus problemas pessoais com seus pacientes;  Não fale alto e nunca corra nos corredores de hospital, nem mesmo em caso de emergência;  Recuse gratificações dos pacientes ( dinheiro );  Não se alimente no seu posto de trabalho;  Não disperdice material da Instituição, não leve para casa isto é roubo;  Não deixe que a condição social ou econômica mude a qualidade do atendimento; Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins 14

 Não peça para médico prescrever medicação para vc ou seus familiares;  Não dê diagnósticos ou ofereça medicações para pacientes ou familiares e amigos, isto é exercício ilegal da Medicina;  Procure não estabelecer laços pessoais com seus pacientes;  Não faça uso de álcool ou droga no seu ambiente de trabalho;  Permaneça sempre no seu setor, só deixando o mesmo quando solicitado;  Responda sempre que o paciente solicitar;  Se tiver dúvida quanto a qualquer procedimento chame seu supervisor; Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins 15

 Saúde e Educação Sanitária;  Saber quando, onde e como poderá receber um atendimento de emergência;  Atendimento sem nenhum tipo de discriminação;  À vida, integridade física, psíquica e cultural;  À liberdade religiosa e espiritual;  Respeito como pessoa humana;  Conhecer seus direitos à partir do início do seu tratamento;  Se será submetido à qualquer tipo de estudo;  Solicitar a mudança de médico; Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins 16

 Assistência médica durante todo o tempo necessário;  Receber informações sobre diagnósticos e tratamentos;  Conhecer as pessoas responsáveis pelo seu tratamento;  Ter seu prontuário preenchido e em sigilo;  Rejeitar o tratamento oferecido e receber informações quanto às consequências;  Sigilo de sua enfermidade;  Ser informado sobre seu estado de saúde;  Recusar transferência para outro hospital;  Deixar o hospital independente de sua condição assinando termo de responsabilidade. Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins 17