Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Ações educativas inclusivas: experiências implantadas nas IES
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
Curso de Graduação em Ciências Contábeis Modelo Pedagógico
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
SEJAM BEM-VINDOS!.
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
Projetos Interdisciplinares de Ensino II
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
2007 ANO DE MUDANÇAS.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Descobrindo o profissional de Pedagogia
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
CIL- Comissão Interunidades de Licenciaturas - USP Presidente: Prof. Dr. Paulo Takeo Sano Vice-Presidente: Profa. Dra. Edna Maura Zuffi.
PEDAGOGIA: INTERLOCUÇÕES ENTRE FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Curso de Especialização em Educação Infantil
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
PROGRAMA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS ESALQ- USP
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
ESTÁGIOS.
MODALIDADE DE ENSINO EJA TEMPOS FORMATIVOS Tempos de Formação I e II Tempo de Saber.
Professor: José Medina
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE GESTORES A GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA IES TEMA: O ESTADO DA ARTE DOS.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Docentes Prof. Dr. Fernando Cesar de Carvalho Moraes
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular Centro de Ciências da Educação Curso de Pedagogia Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular Ano de implementação: 2008/1 NÚCLEO DE ESTUDOS BÁSICOS Introdução à Pedagogia; Educação e Infância I a III; Educação e Infância IV: Fundamentos da EI; Educação e Infância V e VI: conhecimento, jogo, interação e linguagem; Educação e Infância VII: estágio em EI; Educação e Infância VIII: exercício da docência nos AIEF; Organização dos Processos Educativos I e II; Organização dos Processos Educativos na EI I e II; Organização dos Processos Coletivos do Trabalho Escolar; Educação e Sociedade I e II; Filosofia da Educação I e II; História da Educação I e II; Psicologia da Educação; Desenvolvimento e Aprendizagem; Estado e Políticas Educacionais; Teorias da Educação; Educação e Trabalho; Políticas e Práticas Pedagógicas relacionadas à Educação Especial; Educação Especial: conceitos, concepções e sujeitos; Arte, Imaginação e Educação; Diferença, Estigma e Educação; Didática I: Fundamentos da Teoria Pedagógica para o Ensino; Didática II: Processos de Ensino nos Anos Iniciais de Escolarização; Linguagem Escrita e Criança; Alfabetização; Literatura e Infância; Língua Portuguesa e Ensino; Geografia: Infância e Ensino; História: Infância e Ensino; Fundamentos e Metodologia da Matemática; Educação, Matemática e Infância; Ciências: Infância e Ensino; Infância e Educação do Corpo; Libras; Comunicação e Educação; Educação de Jovens e Adultos; Iniciação à Pesquisa; Pesquisa em Educação I a III; TCC. NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO E DIVERSIFICAÇÃO DE ESTUDOS Nade I e II (Educação Biocêntrica, Avaliação dos processos Educativos, Educação de Jovens e Adultos, Política Educacional e Formação de Educadores, Educação Infantil, Educação Patrimonial, Infância e Linguagem); Disciplinas Eletivas (Educação e Movimentos Sociais, Educação do Campo, Infância e Violência, Libras II, Educação à Distância). NÚCLEO DE ESTUDOS INTEGRADORES Além das previstas na legislação, atividades como Revista Cirandar, CineCED, disciplinas optativas, entre outras. PRINCÍPIO O princípio central do Curso de Pedagogia da UFSC é a defesa da escola pública brasileira e o compromisso social com todos os que a freqüentam e com ela se envolvem, particularmente a infância de zero a dez anos. Busca-se a qualidade da formação, com foco na docência para a Educação Infantil (EI) e anos iniciais do Ensino Fundamental (AIEF), na pesquisa e na organização dos processos educativos, aí compreendido o coordenador pedagógico. A formação articula prática e teoria sob diversas modalidades. EIXOS O curso se estrutura em eixos de formação, horizontais e verticais, concretizando o grande eixo articulador, Educação e Infância. No eixo horizontal, privilegiamos a “Docência”, a “Organização dos Processos Educativos” e a “Produção de Conhecimento”. No eixo vertical, articulamos as disciplinas por fase de modo a convergirem para questões em comum. PERFIL DO EGRESSO O Licenciado em Pedagogia atuará nas áreas previstas pela legislação. Contudo, a formação a ser oferecida privilegia a docência na EI e AIEF – com atuação em EJA –, o Coordenador Pedagógico e a produção de conhecimento. CARGA HORÁRIA 3.772 horas, nove semestres Docência: 2.394 Coordenação Pedagógica: 324 Pesquisa: 414 Estágio: 360 (não inclui outras práticas) Atividades de enriquecimento curricular: 280 GT Reforma Colegiado do Curso de Pedagogia