NOME: Maycon Ricardo Sedrez ORIENTADORA: Alice T. Cybis Pereira

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Transcrição da apresentação:

NOME: Maycon Ricardo Sedrez ORIENTADORA: Alice T. Cybis Pereira TEMA: ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL PERGUNTA PESQUISA: COMO INSERIR O CONTEÚDO “ARQUITETURA FRACTAL” NO ENSINO DE ARQUITETURA COM AUXÍLIO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM? 1- Quais são os elementos e conceitos da geometria e da arquitetura fractal? 2 - Da relação entre arquitetura e geometria fractal quais são as limitações e possibilidades para o ensino? 3- Como trabalhar o projeto arquitetônico com este conteúdo através de ambientes virtuais?

PRESSUPOSTO: 1 – Surgimento da Geometria Fractal – Mandelbrot, 1977 2 – Influência na Arquitetura e Urbanismo – Eisenman, 1985 3 – Constatação na Arquitetura Contemporânea – Jencks, 2002 L A C U N A 4 – Ensino de arquitetura e urbanismo não contempla o conteúdo Arquitetura Fractal. 5 – O conteúdo pode moldar-se facilmente a um ambiente virtual de aprendizagem.

HIPÓTESE: Com base no referencial teórico (matemático e arquitetônico), através do exemplos demonstrados, e com a experiência de ensino da Architectural Association School of Architecture, será apresentada uma metodologia com critérios particulares e específicos, cujo objetivo é tornar o conteúdo acessível e de fácil entendimento. Para tanto, o auxílio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem servirá de apoio às atividades elaboradas. 1 – Elementos e conceitos demonstrados no referencial teórico. 2 – Limitações e Possibilidades demonstrados através dos exemplos construídos ou projetados. 3 – Trabalho virá através da percepção de que os conteúdos tem uma característica holística.

MÉTODO: Tendo em mãos a base teórica, os exemplos (edifícios construídos ou projetados), e a experiência prática da AA School, será possível apresentar uma metodologia que satisfaça os critérios do ensino de arquitetura no Brasil e esteja perfeitamente adaptada à um ambiente virtual de aprendizagem. O método será constituído de teoria que demonstrará os conceitos de arquitetura fractal necessários e atividades práticas que possibilitem: a assimilação destes conceitos e a formação de um pensamento crítico e estético.