Prof. carlos eduardo saes moreno

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Geo (~ Terra) + Cêntrico (~ no centro)
Advertisements

Aristóteles Galileu Newton
Física Gravitação.
Uma pequena história... O Big Bang foi quem deu origem a expansão do universo a partir de seu estado inicial de alta compressão, numa explosão repentina,
Capítulo 1 - A Terra e o Universo
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
Um pouco além da Terra. Um pouco de História Sec. IV a.C. – Platão Sistema: Sol, Lua e Terra Planetas conhecidos: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno.
Por: Ronaldo Garcia Da Grande Explosão ao Buraco Negro.
Caio B. G. C. 27/12/ Weil der Stadt - atual Alemanha. 15/11/ Regensburg. Astrônomo matemático.
Mecânica celeste Slides 1ª Lei de Kepler 2ª Lei de Kepler
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
História da Astronomia
ASTRONOMIA.
Uma volta no tempo TERRA E UNIVERSO.
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL.
Interacção gravitacional
Leis de Kepler e Lei da Gravitação Universal
Geocentrismo e Heliocentrismo
Aulas On-line ORIGEM DO UNIVERSO Ouse entender a VIDA
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Professor André.
Como evoluiu o conhecimento do Universo ao longo do tempo
Centro de Divulgação da Astronomia Diego Scanavachi Custódio
Prof. Roberto de A. Martins
GRAVITAÇÃO IVAN SANTOS. Os primeiros a descreverem sistemas planetários explicando os movimentos de corpos celestes foram os gregos. O mais famoso sistema.
Material de Apoio Interacção Gravítica.
À DESCOBERTA DO UNIVERSO
Leis de Kepler Universal de Newton
INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Profª Camila Debom.
Gravitação I Prof: Geraldo Junior.
5 Módulo Origem e Evolução do Universo.
Um pouco de História: A gravitação universal tem haver com os corpos do Sistema Solar.Durante séculos,houve muitas teorias sobre o Sol,os planetas e como.
1.1. Modelos do Universo: modelos geocêntrico e heliocêntrico.
Física Gravitação.
Colégio COC Imperatriz Ciências – 5ª Série Profa. Amanda Lira
LEI DE COULOMB FORÇA ELETROSTÁTICA
A mais antiga das ciências
TÓPICOS DE ASTRONOMIA Curso - Licenciatura em Física – EAD Profº. M.Sc. Marcelo O’Donnell Krause ILHÉUS - BA.
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL LEIS DE KEPLER.
1a série Técnico em Informática Gravitação 1a série Técnico em Informática.
Revisão Mecânica e o Funcionamento do Universo
CURCEP 2014 ASTRONOMIA: LEIS DE KEPLER FÍSICA A
Gravitação Universal.
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
PROFESSORA: CAROL MALTA
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - FÍSICA
UNIDADE 2 ASTRONOMIA.
LEIS DE KEPLER Johannes Kepler ( ).
As Leis de Kepler Lei de Newton Gravitação Universal
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
Lei da gravitação universal
LEIS DE KEPLER.
Física Gravitação.
Mecânica Celeste e Gravitação
Movimentos Geocêntricos
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
LEIS DE KEPLER.
1. O raio médio da órbita de Marte em torno do Sol é aproximadamente quatro vezes maior do que o raio médio da órbita de Mercúrio em torno do Sol. Assim,
Astronomia da Antiguidade
ASTRONOMIA.
Aula de Gravitação Universal O Triunfo da Mecânica Newtoniana
Capitulo 4.3 – Gravitação universal
Aula de Gravitação Universal O Triunfo da Mecânica Newtoniana Sérgio Ferreira de Lima 2º Ano –
FÍSICA-Tomás Gravitação Universal. FÍSICA-Tomás Gravitação Universal Um pouco de História: A gravitação universal tem haver com os corpos do Sistema Solar.Durante.
A Teoria da Gravitação Bolsista: Mykaell Martins Coordenador: Ciclamio Barreto UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA.
Que sentiram os nossos antepassados quando observavam o Céu? Fascínio, medo, curiosidade... ? Como é que a humanidade imaginava como era o universo? …..
Um pouco além da Terra. Um pouco de História Sec. IV a.C. – Eudóxio (discípulo de Platão) As estrelas, o Sol, a Lua e os planetas permanecem fixos sobre.
Olavo H. Menin Física Prof: Olavo H. Menin. Olavo H. Menin Física Copérnico (séc XVI)  “Colocou” novamente o Sol no centro do Sistema Solar  A Terra.
AULA DE ASTRONOMIA MERCURIO VÊNUS TERRA MARTE JUPITER SATURNO URÂNO NETUNO Minha Vó Tem Muitas Jóias Só Usa Novidades.
Transcrição da apresentação:

Prof. carlos eduardo saes moreno Física Prof. carlos eduardo saes moreno

Gravitação Gravitação é o estudo das forças de atração entre massas e dos movimentos de corpos submetidos a essas forças.

Modelo geocêntrico Aristóteles Ptolomeu O Modelo Geocêntrico, apresentado pelo filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) e também defendido por Ptolomeu (87-151), imagina a Terra como o centro do Universo.

Modelo geocêntrico Este sistema surgia das observações realizadas pelo homem no seu dia-a-dia: a Terra parece imóvel e todos os astros observáveis (Lua, Mercúrio, Vénus, Sol, Marte, Júpiter, Saturno e estrelas) parecem estar em esferas que giram em seu redor. Este modelo, foi aceito até ao século XV.

Modelo heliocêntrico Kepler Galileu Copérnico O Modelo Heliocêntrico, apresentado por Nicolau Copérnico (1473-1543), estudado por Galileu Galilei (1564-1642) e também defendido por Johannes Kepler (1571-1630), imagina o Sol como o centro do Universo.

Modelo heliocêntrico Este sistema foi observado com mais claresa por Galileu, que foi o primeiro a apontar uma luneta para o céu. Neste modelo o Sol parece imóvel e todos os astros observáveis (Lua, Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno e estrelas) parecem estar girando ao seu redor.

Leis de kepler O astrônomo Tycho Brahe (1546-1601) realizou medições de notável precisão. Johannes Kepler, discípulo de Tycho Brahe, utilizando os dados colhidos por seu mestre, descreveu, de modo singelo e preciso, os movimentos planetários.

1ͣ. Lei (Lei das órbitas) Tomando o Sol como referencial, todos os planetas movem-se em órbitas elípticas, localizando-se o Sol em dos focos da elipse descrita.

2ͣ. Lei (Lei das áreas) O segmento de reta traçado do centro de massa do Sol ao centro de massa de um planeta do Sistema Solar varre áreas iguais em tempos iguais.

3ͣ. Lei (Lei dos períodos) Para qualquer planeta do sistema solar, o quociente entre o cubo do raio médio (r) da órbita e o quadrado do período de revolução (T) em torno do Sol é constante. Raio médio da órbita (r) – A média aritmética entre a (afélio) e p (periélio)

Lei da Gravitação universal Sejam duas massas m1 e m2, em que d é a distância entre seus centros..

Lei da Gravitação universal Segundo Newton, a força F de atração entre as massas tem sua intensidade dada por: F = G. m1.m2            d2 Onde G é denominado constante da gravitação universal, sendo seu valor expresso, no Sistema Internacional, por: G=6,67 . 10-11 N . m2 . Kg-2

Lei da Gravitação universal Podemos, ainda, enunciar a lei da gravitação universal do seguinte modo: Dois corpos se atraem gravitacionalmente com força cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre seus centros de massa. OBSERVAÇÕES:     1ª) A força gravitacional é sempre de atração 2ª) A força gravitacional não depende do meio onde os corpos se encontram imersos. 3ª) A constante da gravitação universal G teve seu valor comprovado experimentalmente por Henry Cavendish por meio de um instrumento denominado balança de torção.

Lei da Gravitação universal Cavendish equilibrou duas esferas de massa m1 e m2 fixadas nas extremidades de uma barra horizontal a qual foi suspensa por um fio. Ao aproximar das esferas dois outros corpos de massa M1 e M2, também conhecidas, a barra horizontal girou devido à interação entre as massas, torcendo o fio de sustentação. Com os dados obtidos, Cavendish confirmou o valor da constante da gravitação universal.

Lei da Gravitação universal Exemplos 1 – Calcule a força de atração gravitacional entre o Sol e a Terra. Dados: massa do Sol = 2.1030 kg, massa da Terra = 6.1024 kg, distância entre o centro do Sol e o centro da Terra = 1,5.1011 m e G = 6,7. 10-11 N.m2/kg2. Usando a Lei de Gravitação Universal, temos: Substituindo os valores dados na equação,obtemos:

Lei da Gravitação universal 2 - Dois navios de 300.000 toneladas cada estão separados por uma distância de 100 metros entre seus centros de massa. Calcule o valor da força de atração gravitacional entre eles. Dado: G = 6,7. 10-11 N.m2/kg2. Usando a Lei de Gravitação Universal, temos: Substituindo os valores dados na equação,obtemos: Esta força é insuficiente para causar movimento nos navios pois precisaria “vencer” a resistência da água ao movimento