O presente trabalho constará de um breve relato dos projetos que foram vivenciados pela escola durante a Formação Continuada incluindo uma retrospectiva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Portal do Professor SEED/MEC
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
um desafio contemporâneo
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Núcleo Regional de Educação de Toledo
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
A Escola e as Mudanças Sociais
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO
LEIGOS SALVATORIANOS Regional Nordeste
Pederneiras- São Paulo
Mobilização da Comunidade Escolar
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Tecnologia e Educação.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
O que é ensinar história?
PROJETO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE E CIDADANIA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
SILVANA BERBEL FERNANDES
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Política Educacional Brasileira
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Constituição de Grêmios Estudantis
Uma Escola do Tamanho do Brasil
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Professor(es) Apresentador(es):
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
O computador como Meio e como Fim...
Revisita ao PPP.
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
Transcrição da apresentação:

O presente trabalho constará de um breve relato dos projetos que foram vivenciados pela escola durante a Formação Continuada incluindo uma retrospectiva dos resultados satisfatórios alcançados por toda a equipe escolar e as intervenções pedagógicas utilizadas para melhorar os indicadores escolares.   A escola em foco teve a preocupação constante de instaurar uma nova forma de organização do trabalho pedagógico na perspectiva de contemplar atividades que atendessem as reais necessidades dos educandos e dos próprios educadores.  A estrutura organizacional e funcional do trabalho realizado se deu através de um acompanhamento, monitoramento, controle e avaliação da proposta pedagógica que desenvolvemos o que nos permitiu em tempo hábil detectar possíveis dificuldades e propor as possíveis soluções objetivando principalmente o fortalecimento dos projetos desenvolvidos durante o processo de realização.   Esse trabalho foi bastante enriquecedor para toda a equipe escolar, pois nos levou a refletir e formar um olhar mais crítico sobre o papel do professor dentro da escola. ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ESTADO DO PARÁ – 6ª REGIÃO Rua: Djalma Petit, Nº 589 – Aerolândia – Fortaleza - Ceará Fone/Fax: 3101 21 68 / 3272-5335 1 1

Patativa do Assaré Projeto Patativa do Assaré, cujo o objetivo foi proporcionar um maior conhecimento da cultura popular em comemoração ao seu centenário; e ciranda de livros, onde através deste, os alunos puderam valorizar e explorar a biblioteca, tornando assim, a leitura mais proficiente, fazendo-a com prazer e não por obrigação. “Eu sou de uma terra que o povo padece Mas não esmorece e procura vencer. Da terra querida, que a linda cabocla De riso na boca zomba no sofrer Não nego meu sangue, não nego meu nome Olho para a fome, pergunto o que há? Eu sou brasileiro, filho do Nordeste, Sou cabra da Peste, sou do Ceará.” 2 2

Recital de poesia O recital de poesia, chamou a atenção dos professores, alunos e núcleo gestor por ter sensibilizado nossos educandos para o gênero literário Poesia, em que vários poetas brasileiros foram lembrados e suas poesias recitadas pelos alunos. 3 3

Avaliação padronizada Os resultados da Primeira Avaliação Padronizada revelaram-se muito abaixo do esperado, mas com o apoio e o trabalho dos professores e gestão pedagógica, esse resultado tem melhorado bastante, atingindo um nível satisfatório. 4 4

Gráficos 5 5

Gincana numérica Em matemática, a gincana numérica, cujo principal objetivo foi incentivar a resolução de problemas matemáticos do cotidiano, desenvolvendo o raciocínio lógico; e o Projeto Problemas Matemáticos, no qual o aluno foi motivado a antes de resolver qualquer situação-problema, fazer uma boa leitura, interpretação e organização dos dados, para aplicar o conhecimento algébrico, através de jogos na sala de informática.

Horta Escolar Na área de Ciências criamos o Time Verde, do qual fazem parte alunos do Ensino Fundamental, orientados pela coordenação pedagógica, professores de ciências, um agrônomo da UFC e duas nutricionistas, O objetivo deste projeto é desenvolver o respeito ao meio ambiente através do cultivo e manutenção de hortaliças e plantas medicinais. Os alunos do Time Verde funcionaram como multiplicadores para os demais educandos. 7 7

Esportes O desafio esportivo é parte integrante do desenvolvimento pessoal e comunitário dos nossos alunos: formação do caráter e da vontade, superação do individualismo, fortalecimento de atitudes abertas e acolhedoras, crescimento na criatividade e na participação ativa. Além de fortalecer o corpo, os programas de esportes ajudam os jovens de ambos os sexos a aceitarem graciosamente tanto o sucesso como o fracasso, os faz conscientes da necessidade de cooperar com os demais, utilizando as melhores qualidades pessoais para contribuir para o maior bem de todo o grupo. 8 8

Jornal Escolar Atualmente vem sendo elaborado o jornal da escola, utilizando a informática como importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. O Blog da Escola e a rádio também tem sido formas de melhorar o vocabulário e a oralidade dos alunos, permitindo-lhes através das novas tecnologias, uma comunicação mais ampla com a comunidade escolar. Na rádio os alunos informam notícias variadas, além de divulgar os projetos que acontecem no cotidiano escolar. 9 9

Allan Ferreira Paz Wallisson Felipe Alves Conteúdos Educacionais 2º colocado – Soletrando Caldeirão do Huck na seletiva Fortaleza-Ce Aprovado em Estatística na UFC Conteúdos Educacionais Tradutor 10 10

Nossa Rádio online Entretenimento Integração Dicas culturais Informes Músicas Informes Dicas culturais Integração Entretenimento 11

Lab. de Informática Equipado com computadores interligados em rede e com acesso à Internet. Dispõem de programas diversos, contemplando as diversas necessidades dos seus usuários e democratizando o acesso com a aplicação da Informática na Educação. 12

Esse trabalho retrata uma visão comprometida de todos os professores que buscaram contribuir efetivamente para melhorar os resultados de aprendizagem da escola. Nosso grande desafio é contribuir para que a educação seja uma prática social que possa responder aos anseios de vida dos nossos alunos, permitindo que todos possam participar decisivamente dos caminhos que os levem a conscientização, ao exercício da cidadania e da democracia, pois a escola sendo um espaço de construção de saberes deve criar condições objetivas de estudo, de leitura e de reflexão da prática pedagógica. ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ESTADO DO PARÁ – 6ª REGIÃO Rua: Djalma Petit, Nº 589 – Aerolândia – Fortaleza - Ceará Fone/Fax: 3101 21 68 / 3272-5335 13 13

Escute nossa rádio online http://estpara-estpara.blogspot.com http://epmix.listen2myradio.com ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ESTADO DO PARÁ – 6ª REGIÃO Rua: Djalma Petit, Nº 589 – Aerolândia – Fortaleza - Ceará Fone/Fax: 3101 21 68 / 3272-5335 14 14