O Papel da Regulação na Melhoria da Gestão dos Serviços de Saneamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - I. Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - II.
Advertisements

VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
AVALIAÇÃO DAS NÃO CONFORMIDADES NOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NOS MUNICÍPIOS ASSOCIADOS À ARES PCJ 9° CONGRESSO BRASILEIRO.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA SECRETARIA EXECUTIVA MEIO AMBIENTE, INFRA-ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO Brasília, 10 de Outubro de 2007.
AS QUESTÕES METROPOLITANAS SOB A ÓTICA DO LEGISLATIVO Recife, 28 de novembro de Deputado Federal PEDRO EUGÊNIO Presidente da Comissão de Finanças.
9º Congresso Brasileiro de Regulação Brasília, 17 a 20 de Agosto de 2015 Indicadores de Desempenho A sustentabilidade dos serviços Francisco Silva Pinto.
Aspectos Gerenciais de uma Associação Patricia Tavares Abril, 2016.
Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional Governo do Estado do Rio Grande do Sul Departamento de Planejamento Governamental Março de 2015 Plano.
GERÊNCIA DAS REGIONAIS DE SAÚDE E NÚCLEOS DE APOIO AO CONTROLE DE ENDEMIAS PLANO ESTADUAL DE SAÚDE ANÁLISE SITUACIONAL DAS REGIONAIS DE SAÚDE.
Seminário da Fundação Rotária — Distrito 4510 Presidente Prudente 20/8/2011 – Bauru 21/8/2011 Seminário Distrital da Fundação Rotária para distritos não.
Vanessa Fernanda Schmitt André Domingos Goetzinger
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA – PNAB
COSEMS BA : Seminário de Licitação na Gestão Pública
Autoras: Gabriela da Cruz Evangelista Cali Laguna Achon
PROPOSTA PARA REESTRUTURAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE LAGOÃO/RS. Autores: Janaína.
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
Agenda 2030: perspectiva brasileira
Acesso a recursos e oportunidades de financiamento
Projeto de Redesenho dos Métodos, Técnicas e Procedimentos de Controle Externo Papéis de Trabalho Novembro/2016.
MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS
A Regulação no Sector das Águas
Agência intermunicipal de regulação de serviços públicos: análise da efetividade de regulação via consórcio público Ana Claudia Hafemann Vanessa.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
Cursos Palestras TREINAMENTOS
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
Entidade Pública ligada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Politicas públicas e trabalho
REGULAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA GARANTIR A SUSTENTABILIDADE DO SETOR
Curso Técnico em Agronegócio Prof. Odivar Marcos Bonetti
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- SAAE -.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Vanessa Fernanda Schmitt Oklinger Mantovanelli Junior
46ª Assembleia Nacional da ASSEMAE
A PESQUISA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
Alexandre Paladino Auditor Fiscal do Trabalho DRT/RJ
2ª REUNIÃO REGIONAL - REGIÃO III
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
IDENTIFICAÇÃO DE PRIORIDADES
2ª REUNIÃO REGIONAL - REGIÃO IV
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Concessão de Serviço Público e seu regime jurídico
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
A Política Nacional de Atenção Básica
TERRITÓRIOS Os Territórios Rurais (programa desenvolvido desde 2003 pelo MDA) são a base dos Territórios da Cidadania. Os Territórios Rurais se caracterizam.
Daniele Bertaco Ramirez Analista de Fiscalização e Regulação
Educação Financeira e Consumo Consciente do Crédito
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
CONCEITO DE SAÚDE OMS A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
NO SANEAMENTO MUNICIPAL POR MEIO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROPÓSITO INSTITUCIONAL
Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
O Futuro do Sanamento no Brasil Rogério Tavares
CAMPETRO ENERGY 2018 MESA DE ATENDIMENTO PETROBRAS SBS/RLCP
COMPLEXO ESTADUAL DE REGULAÇÃO “Divaneide Ferreira de Souza”
A POLÍTICA NACIONAL DE REGULAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Encontro Ibero-americano em SP
Eleições de representantes para compor o Conselho Escolar
IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
Marco Legal da Inovação no Brasil
OS SISTEMAS DE CONTROLE E AS RESPONSABILIDADES DOS GESTORES FINANCEIROS NOS RPPS. O QUE A ATRICON E O MINISTÉRIO DA ECONOMIA, MPF, PF, TCE, CVM ESTÃO FAZENDO.
Cristine Diniz Santiago Cibele Medeiros Brito Leite
Mesa redonda 11 Efetividade da participação na política de saneamento básico: planejamento e controle social. Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento.
Fundada em 15 de março de 1946, no Rio de Janeiro (73 anos de trajetória)
Ministério das Relações Exteriores
Daniel Todtmann Montandon | ONU-Habitat
Transcrição da apresentação:

O Papel da Regulação na Melhoria da Gestão dos Serviços de Saneamento Mesa-Redonda 5 O Papel da Regulação na Melhoria da Gestão dos Serviços de Saneamento Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento de Planejamento e Regulação Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Fortaleza, 29 de maio de 2018

Gestão dos serviços de saneamento básico: atividades de organização, planejamento, regulação e fiscalização, prestação dos serviços e controle social

Participar de todas as atividades O Papel da Regulação na Gestão dos serviços de saneamento básico, entendida como as atividades de organização, planejamento, regulação e fiscalização, prestação dos serviços e controle social Participar de todas as atividades Apoiar o prestador de serviços, quando necessário Admitir e incentivar a participação de órgão colegiado de controle social

Fiscalizar efetivamente O Papel da Regulação na Gestão dos serviços de saneamento básico, entendida como as atividades de organização, planejamento, regulação e fiscalização, prestação dos serviços e controle social Fiscalizar efetivamente Manter ampla e permanente comunicação com a sociedade Rever a estrutura de tarifas e subsídios para aumentar o faturamento dos prestadores de serviços

ESTUDOS DE INTERESSE NACIONAL SEMINÁRIO INTERNACIONAL ASSISTÊNCIA TÉCNICA CURSOS DE CAPACITAÇÃO ESTUDOS DE INTERESSE NACIONAL CURSO DE EAD SEMINÁRIO INTERNACIONAL PUBLICAÇÕES

REGULASAM AGEPAN AGERSA ARES-PCJ ARIS ATR I: Adequação e formulação de normas e instrumentos regulatórios X   II: Adequação e formulação de modelo e instrumentos de governança e transparência III: Adequação e formulação de modelo e instrumentos de participação e controle social IV: Avaliação econômico-financeira da prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário V: Estrutura de Tarifas e Avaliação Tarifária VI: Regulação e Fiscalização da Qualidade VII: Sistema de Informações VIII: Capacitação Técnica

ESTUDOS TÉCNICOS IX - Contabilidade Regulatória Nacional X - Estudo sobre fontes de recursos e estratégia de financiamento no setor e abastecimento de água e esgotamento sanitário XI - Estudo sobre modelo de subsídio às famílias de baixa renda aplicável aos serviços de abastecimento de água E esgotamento sanitário

Ação I: adequação e formulação de normas e instrumentos regulatórios Ação II: adequação e formulação de modelo e instrumentos de governança e transparência Ação III: adequação e formulação de modelo e instrumentos de participação e controle social PUBLICAÇÕES 1 4 Contabilidade regulatória 5 Estudo sobre fontes de recursos e estratégia de financiamento no setor de abastecimento de água e esgotamento sanitário 2 Ação IV: avaliação econômico-financeira da prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário Ação V: estrutura de tarifas e avaliação tarifária 6 Estudo sobre modelo de subsídio às famílias de baixa renda aplicável aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário 3 Ação VII: sistema de informações

OBRIGADO! ernani.miranda@cidades.gov.br