LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Advertisements

“Evasão e Permanência no Ensino Superior”
FACULDADE METROPOLITANA
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Universidade Federal de São Carlos
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM JANEIRO/2010 BRASÍLIA, FEVEREIRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
PREFEITURA MUNICIPAL DE TIBAGI
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil: Situação e Perspectivas
Pós-Graduação em Saúde
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Legislação educacional do IFES Plano de Metas.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
L. F. Diaz CalRecovery, Inc. Concord, California, USA Projeção em 2009.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Questionário de Avaliação Institucional
Ministério da Educação
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Provas de Concursos Anteriores
Geotecnologias Aplicadas à Engenharia Civil e Ambiental
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
Curso Técnico em Meio Ambiente
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Andréia Cabral Colares Coordenadora
Logística Reversa Impactos ecológicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Secretaria da Educação
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo
Heverthon Jeronimo da Rocha Gerente Técnico de Meio Ambienta - URBANA Recife (PE), 07 de Agosto de Ciclo de Debates ABRALATAS 2012.
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
EQUIPE DA UENP – CAMPUS LUIZ MENEGHEL/BANDEIRANTES
Agenda 21 nas Universidades
Objetivo Projeto IAU Sustentável
Avaliação Institucional na FEB Primeira reunião geral de preparação 28/11/2001.
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
Prof. ANTÔNIO CARLOS MACHADO DA ROSA
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP PPG – Programa de Pós-Graduação em Administração Mestrado Acadêmico.
TEMA - 1 Princípios da PNRS
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
CTR Nova Iguaçu.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
Keyton Kylson Fonseca Coelho
Comissão de Coleta Seletiva. Quantificação de Resíduos na FCA.
ATIVIDADES DO GRUPO DE TRABALHO DE FORMAÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE E COLETA SELETIVA 2013 Membros Ativos: Alberto Cury Nassour - SMM Claudete Ap. Poianas.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Programa de Coleta Seletiva – UNESP/ Rio Claro
Programa EESC Sustentável USP Recicla
ATIVIDADES DO GRUPO DE TRABALHO DE RESÍDUOS SÓLIDOS 2013.
INTERVENÇÃO EDUCATIVA COMO FERRAMENTA DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” Guilherme Aleoni – Bolsista do Programa USP Recicla (ESALQ/USP)
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.
PET/DIREITO – PROGRAMA DE ENSINO TUTORIAL EM DIREITO.
Transcrição da apresentação:

LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da Silva1, Carlos Alexandre Alves2, Humberto Fabrizzi Pupo1, Matheus Zorzetto Ferreira1, Waldemar Gastoni Venturini Filho1 1Faculdade de Ciências Agronômicas 2Instituto de Biociências de Botucatu Financiamento: PROEX

Introdução A entrada constante de produtos para o sustento das cidades muitas vezes supera a sua capacidade de eliminar resíduos, trazendo como conseqüência o aumento da quantidade de lixo. A geração e destinação final desses resíduos são problemas a serem solucionados pela sociedade contemporânea incluindo as Universidades. Atualmente apenas 8% dos municípios brasileiros operam programas de coleta seletiva (CEMPRE, 2010). A geração de resíduos sólidos urbanos (RSU) no Brasil em 2009 foi de 182.728 toneladas e em 2010 subiu para 195.090 toneladas por dia, isso implica em um aumento de 5,3% no índice per capita de geração de RSU como um todo e um acréscimo de 6,8% na quantidade total gerada (ABRELPE, 2010).  

Introdução Considerando que as diretrizes curriculares elaboradas pelo Ministério da Educação dispõem que os cursos deverão assegurar a formação de profissionais aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades com relação aos problemas sócio – ambientais. A FCA, através da Semana de Estudos e Projetos Pedagógicos (SEPP) visa preparar seus alunos para retribuição do investimento da sociedade na Universidade. Segundo a Abrelpe (2009), o crescimento populacional foi de apenas 1% entre os anos de 2008 e 2009 e a geração per capita apresentou um aumento real de 6,6% na quantidade de resíduos sólidos urbanos gerados, o que demonstra a ausência de ações com o objetivo de minimizar a geração de resíduos.

Objetivos O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento da atual situação do projeto de coleta seletiva na UNESP – Fazenda Lageado, Campus Botucatu, que visa a correta destinação de todos os materiais que podem ser reciclados e, desta forma, auxiliar no projeto de coleta seletiva da Prefeitura Municipal de Botucatu que pretende atingir 100% da cidade. Métodos Para realização deste trabalho foi realizada entrevista, seguindo roteiro com questões pré-definidas com docentes, discentes e servidores. As variáveis avaliadas foram: conhecimento do projeto dentro do Campus bem como sua eficácia.

Resultados No total, 147 pessoas foram entrevistadas, sendo que 67,4% disseram que têm conhecimento do projeto. Dentro deste grupo 10,1% são discentes de graduação; 30,3% discentes de pós-graduação; 33,3% servidores e 26,3% docentes. Em contrapartida 32,6% não têm conhecimento do projeto sendo que 20,84% são discentes de graduação; 70,83% discentes de pós-graduação; 6,25% servidores e 2,08% docentes. Com relação à eficácia do projeto 66,6% dos entrevistados afirmaram que realizam a separação do lixo, sendo 16% discentes de graduação; 36% discentes de pós-graduação, 31% servidores e 17% docentes. Em contrapartida 33,4% não realizam a separação, sendo que 8,16% são discentes de graduação; 59,18% discentes de pós-graduação; 12,24% servidores e 20,41% docentes.

Discussão e Conclusões Para desenvolver um projeto dessa natureza é necessário estimular e conscientizar continuamente a participação de toda comunidade acadêmica com relação ao destino correto de cada tipo de resíduo, em especial os discentes e docentes de graduação e pós-graduação, além de manter um canal de comunicação permanente com os alunos, professores e funcionários, inclusive os funcionários terceirizados responsáveis pela limpeza.