Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Registro de Estudo de Caso.
Encontro com professores
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Secretaria da Educação e Cultura
um desafio contemporâneo
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
EMEF CARMEM GUIMARÃES HAGGE
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
Marta C. R. Gertel - Doutoranda em Fonoaudiologia
III Encontro de Boas Práticas
Educação Ambiental - GPEEA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
III Encontro de Boas Práticas
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas de Passo Fundo
O pensamento principal de quem escolhe a Educação como Profissão...
“Buscando procedimentos comuns na supervisão”
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Escola Comum e Inclusão
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Dominando as práticas pedagógicas
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Um pouco da história. Um pouco da história Proposta Pedagógica O Programa UM OLHAR PARA O FUTURO trabalha a Educação Cooperativista e Financeira com.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
1ª Formação de Professores Coordenadores
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
Fabiane Vanessa Breitenbach 05/07/2010 Reunião dos NAPNEs do IFRS
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL CURSO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.
Universidade Federal de Alagoas
O papel pedagógico do órgão gestor
PLANEJAMENTO: EM BUSCA DE CAMINHOS O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
Transcrição da apresentação:

Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades Curso: Pedagogia, turma 2009 Disciplina: Organização e gestão do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio Docente: Prof.ª Dr.ª Solange Vera Nunes D’ Água Alunas: Bruna Tairine Silva e Patrícia Toledo

Situação geradora do projeto Durante os meses de abril e maio, observamos a rotina, o trabalho docente e o trabalhos da equipe gestora na Escola Estadual Zulmira Silva Salles, de Ensino Fundamental II. Percebemos que a inclusão recebida pela escola é um dos maiores problemas e desafios encontrados pela equipe. A escola recebe alunos com deficiência auditiva, que estudam em horário integral – em um período na sala regular e no período oposto na chamada “sala de recurso”. Durante as aulas regulares, esses alunos tem o acompanhamento de uma tradutor (especialista em LIBRAS). No entanto, os professores que acompanham esses alunos apontam a necessidade de maior apoio ao processo inclusivo.

Justificativa Optamos pelo tema INCLUSÃO ao constatar a dificuldade dos professores e gestores da escola em realmente incluir os alunos com necessidades especiais à rotina e contribuir para seu desenvolvimento. Acreditamos na importância e na urgência do tema e na necessidade da aceitação e convivência com a diversidade para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica.

Objetivos Geral: Desenvolver um projeto que possibilite o debate e a aceitação do processo de inclusão entre os professores e todos os agentes envolvidos na educação, isto é, promover o desenvolvimento de uma cultura educacional inclusiva. Específicos: Promover atividades integradoras que proporcionem maior contato dos professores com os alunos com necessidades especiais. Dar subsídios teóricos , metodológicos e materiais aos professores para lidarem com as diferenças em sala de aula e saberem solucionar possíveis problemas. Promover palestras e cursos de capacitação em educação inclusiva.

Resultados esperados Mudança na concepção sobre a inclusão escolar. Aceitação e compreensão dos professores para com os alunos inclusivos. Integração e cooperação entre os professores que acompanham o aluno com necessidades especiais. Respeito às diferenças. Adaptação da escola para receber o aluno inclusivo. Promover o ensino/aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais.

Plano de ação 1º momento (primeiro mês) 2º momento Palestra, direcionada aos Disponibilizar transporte, em horário oposto, aos alunos inclusivos, para que possam frequentar as aulas na “sala de recursos”. professores, sobre o tema e discussão para o levantamento dos principais problemas Capacitar os tradutores, que muitas vezes não possuem formação em educação. enfrentados,angústias e desafios. Com a parceria de uma universidade, promover para os professores cursos de formação em educação inclusiva. Formação continuada, em HTPC (a partir do levantamento dos problemas, angústias e Disponibilizar um horário semanal para o contato e troca de informações entre os professores das aulas regulares e os professores da “sala de recursos” . desafios descritos pelos professores). Verificar, junto à secretaria de ensino, a possibilidade de diminuição de alunos por sala de aula.

Cronograma, prazos e avaliação O projeto deve ser desenvolvido ao longo do ano letivo. Os prazos serão estabelecidos conforme as parcerias irão se estabelecendo e os cursos sendo disponibilizados. O projeto será avaliado através de discussões com os professores e acompanhamento , tanto do trabalho docente como do desenvolvimento escolar dos alunos inclusivos.

Bibliografia SILVA, Cláudia Lopes da; LEME, Maria Isabel da Silva. O papel do Diretor Escolar na Implantação de uma Cultura Educacional Inclusiva. Revista Psicologia, Ciência e Profissão, 2009, 29 (3), 494-511.