Estratégia de Protecção de P.I. Laser Kanato Mestrado em Engenharia de Concepção Inovação e Transferência de Tecnologia Digital Laser Pointer for DataShow.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário sobre Propriedade Intelectual para a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas de Moçambique “O uso do sistema da Propriedade Intelectual.
Advertisements

OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
PROPRIEDADE INTELECTUAL, ÉTICA E CIDADANIA Luís Bernardo C. Cascão 2011.
PATENTES DE INVENÇÃO.
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
Júlio César Moreira Liane Elizabeth Lage março de 2013
SESSÃO 7 CONTRATOS DE LICENÇA. CONTRATO DE LICENÇA CONHECIMENTOS CAPACIDADES DIREITOS IMAGEM PAGAMENTO Explícito ou Não Fixo ou Variável Troca de.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Protegendo Ganhos TECC - Economia de TI UFCG / CCT / DSC
Direitos Autorais, Know-How, Propriedade Intelectual, Patentes
Direito e informática F Histórico F Definições F Generalidades F Considerações.
Propriedade Intelectual
Inovação em saúde e promoção da saúde
SISTEMA NACIONAL DA PI E AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EM MOÇAMBIQUE
SISTEMAS INTERNACIONAIS PARA A PROTECÇÃO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
A passagem da Espanha para a Europa em que pode confiar.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
O que é PROPRIEDADE INTELECTUAL?
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
Aperfeiçoamentos pelo Licenciante Aperfeiçoamentos pelo Licenciado Impossibilidade de cessão de direitos ao licenciante (art. 63) Aperfeiçoamentos conjuntos.
NIT-BIO COMO VALIDAR O RESUMO? Contratos e Patentes Cíntia Reis Costa
Propriedade Intelectual
Nuno Silva. Universidade – Empresa Transferência de Tecnologia Regulação Porquê? O quê? Quem? Quando? Como? Questões, questões, questões... Estrutura.
COORDENAÇÃO DE INOVAÇÃO
Fórum Permanente Comitê Temático “Racionalização Legal e Burocrática”
Lei de Proteção da Propriedade Intelectual de Programa de Computador
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador.
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador A UA foi uma das primeiras Universidades portuguesas (a 2ª) a aprovar e a aplicar.
11 de Novembro de O GAPI-grupUNAVE resulta de uma iniciativa pública levada a cabo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em parceria.
12 de Fevereiro de O GAPI-grupUNAVE resulta de uma iniciativa pública levada a cabo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em parceria.
04 de Dezembro de O GAPI-grupUNAVE resulta de uma iniciativa pública levada a cabo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em parceria.
30 de Outubro de O GAPI-grupUNAVE resulta de uma iniciativa pública levada a cabo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em parceria.
UNIVERSITY OF BEIRA INTERIOR Supports teachers continuing education..
European Patent Office European Patent Office Patentes relativas a invenções implementadas por computador (INPI) Patrick Créchet (EPO) LISBOA, 17/05/2006.
SEMINÁRIO “Patentes Pipeline e Acesso a Medicamentos” PALESTRA A Anuência Prévia da Anvisa e as Patentes Pipeline. Luis Carlos Wanderley Lima COORDENAÇÃO.
Núcleo de Inovação Tecnológica da ENSP Representante Carolina Mendes Franco.
Curso Preparatório Para Desenvolvimento de Pesquisas Voltadas à Inovação Agência de Inovação e Propriedade Intelectual – AGIPI 2012.
A protecção da inovação estética pelo regime de desenhos e modelos Miguel Moura e Silva Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Protecção da Propriedade Intelectual - Patentes Carla Valente Pepe Pedro de Almeida Santos Pinto Eduardo Luis Santos 24 Outubro 2003 Puzzle TV Inovação.
Marcas & Patentes Lei da Propriedade Industrial -
Propriedade Industrial e Medicamentos
A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 1 Breve.
Design !? 1.
Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel VIP, Junho 2005 Maputo O papel das patentes e das.
PROPRIEDADE INTELECTUAL MODELO DE UTILIDADE COPYRIGHT PATENTE DE DESENHOINDUSTRIAL INVENÇÃO SEGREDOINDUSTRIAL MARCA.
© Clarke Modet & Cº 2004 Martina Rangel 8 de Novembro de 2004 VIAS DE PROTECÇÃO DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL GERADA EM INSTITUIÇÕES DE I&D.
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO E ONDE PESQUISAR ARTIGOS E PATENTES Renato Turchet Setembro/2005
DIREITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Clarice Castro Tutela de bens imateriais, de natureza intelectual e de conteúdo criativo, assim como suas atividades.
Invenção Objectos possíveis da patente Requisitos de patenteabilidade
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
RRenato Dolabella Melo Mestrando em Direito Econômico pela UFMG.
Renato Dolabella Melo Mestrando em Direito Econômico pela UFMG.
FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM Rio de Janeiro 27 a 30/05/2015.
Propriedade Industrial Professor Juliano Madalena
Legislação comercial e societária #3 Prof.: Marcelo de Araújo Freire.
Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
PROPRIEDADE INTELECTUAL AULA 05 – PATENTES (PRIVILÉGIOS CONCEDIDOS AO TITULAR E LIMITAÇÕES). Renato Dolabella Melo Mestrando em Direito.
Protecção de desenhos e modelos Direito de autor e direitos da propriedade industrial.
Aula 14 – Direito da Propriedade Industrial Prof. Victor Ventura
Lei de Inovação Lei de Inovação - Lei , de 2 de dezembro de Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente.
PROPRIEDADE INDUSTRIAL
DIREITO E COMUNICAÇÃO Tema: Direito Autoral Conceito:
PROPRIEDADE INTELECTUAL Profa. Geciane Porto
PROPRIEDADE INDUSTRIAL PROF. WILIAM CARVALHO. CONVENÇÃO DE PARIS PARA A PROTEÇÃO DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL 1880 BRASIL CONSIGNATÁRIO INPI – INSTITUTO.
PROPRIEDADE INDUSTRIAL Dá-se este nome aos produtos de pensamento e engenho humano, que abrange as invenções, os modelos de utilidade, os desenhos industriais,
Apresenta Novidade destinada à Empresas do setor automotivo Inventores: Aurora F. de J. Pereira e Kristofer B. dos Santos.
Contribuição da UEM para o ecossistema de inovação da cidade de Maringá-PR Mauro Luciano Baesso REITOR.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de brinquedos em geral Inventor: Elço de Souza Jesus Filho.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de lixeiras Inventor: Mario Besagio Lopes.
Apresenta Novidade destinada à Empresas do ramo de motores Inventor: Silvio Lopes Teixeira.
Transcrição da apresentação:

Estratégia de Protecção de P.I. Laser Kanato Mestrado em Engenharia de Concepção Inovação e Transferência de Tecnologia Digital Laser Pointer for DataShow

O papel do Direito de Propriedade Industrial na actividade de I&D A actividade de investigação e desenvolvimento tem como principal objectivo, a pesquisa de soluções científicas e técnicas para problemas concretos detectados no donínio da ciência ou tecnologia.

d ireitos de a utor + p ropriedade i ndustrial = p ropriedade i ntelectual d ireitos de a utor - relacionam-se com criações intelectuais, trabalhos artísticos, formas de criação pública – livros, artigos, desenhos, pintura, musicas, filmes… p ropriedade i ndustrial – manifesta-se em três grandes domínios > patentes ou modelos de utilidade, > marcas registadas e outros sinais distintivos no comércio > o design protegido por desenhos ou modelos (direitos de propriedade industrial)

Propriedade Industrial Diferenciação das empresas e vantagens competitivas Na nova economia, apoiada no conhecimento, no saber fazer e na diferenciação, os direitos de propriedade intelectual ocupam uma importância crescente no valor efectivo das empresas modernas. O valor das invenções/ inovações protegidas, marcam a diferenciação das empresas e estabelecem as respectivas vantagens competitivas. A inovação envolve conhecimetos não só num plano tecnológico mas também na área do marketing, no previsão e interpretação de necessidades, assim como na área da gestão das organizações.

Então: EMPRESA Competir pela Diferença Modelos e Desenhos INOVAR NO DESIGN Marcas INOVAR NO MARKETING Patentes e Modelos de Utilidade INOVAR NOS PROCESSOS E PRODUTOS Plano Tecnológico MarketingDiferença na Forma

O que é uma patente? Um contrato entre o inventor e a sociedade nos seguites termos: > em troca da revelação dos segredos contidos numa dada invenção, a sociedade concede ao inventor o direito de impedir terceiros de explorarem essa invenção.

O que é que se considera invenção? É considerada uma invenção: > uma solução técnica que não pertensa ao estado da arte; > com aplicação industrial; > que não seja obvio para um especialísta na matéria.

Protecção por Modelo de Utilidade > Invenções que não pertenção ao estado da arte; > que impliquem actividade inventiva com aplicação industrial; > que consistam em dar a um objecto, uma configuração, estrutura, mecanismo ou disposição da qual resulte o aumento da sua utilidade ou a melhoria do seu aproveitamento.

Base de dados sobre patentes: US – possibilidade de detecção de posição por sensor ópticoUS – Uso unicamente de software para captação de posição Tecnologias existentes: Bluetooth; USB; Rato sem fios.

Base de dados sobre patentes: Patente US – pointeiros de controlo remoto para televisões interactivas. Diferença na tecnologia. US – Câmera exterior. Patentes semelhantes

Pedido de registo de desenho ou modelo Concilia as funcionalidades do ponteiro-laser com as do rato, tais como apontar, seleccionar, "scroll", aciona o cursor no écran por transmição laser sem recorrer a ecrans especiais, o posicionamento do rato é detectado por uma câmara receptora. xxx xx

Como se obtém uma patente? Via Nacional INPI Portugal Exame (INPI) RecusaConcessão Via Europeia OEB FR DE IT GB PT Em território Nacional OEB Através do INPI FR DE IT GB PT Após concessão Exame (OEB) USJP Office US Office JP Concessão ou Recusa Concessão ou Recusa OEB: Entidade afecta ao Instituto Europeu de Patentes

Como definir desenhos industriais? Figuras, pinturas, fotografias, gravuras ou qualquer combinação de linhas ou cores ornamentais ou não, aplicadas a um produto, com fim comercial, por qualquer processo manual, mecânico ou químico. O desenho industrial não altera a forma ou configuração exterior do objecto em que é aplicado, mas decora-o de maneira a torna-lo esteticamente mais atraente.

Como definir modelos industriais? Formas, padrões, relevos, matrizes e demais objectos que sirvam de tipo na fabricação de um produto industrial, definindo-lhe a forma, as dimensões, a estrutura ou a ornamentação.

Condições de protecção de um desenho ou modelo industrial. São objecto de registo quando desenhos ou modelos obedecem às seguintes condições: > Novidade; > ou os que não sendo inteiramente novos, realizem combinações novas de elementos já conhecidos, ou disposições diferentes de elementos já usados, que dêem aos respectivos objectos aspecto geral distinto.

Botão direito do rato Roda scroll laser Botão esquerdo do rato Botão que acciona o ponteiro laser

O que é a Marca? > É o sinal ou meio que permite a uma pessoa singular ou colectiva destinguir os produtos / serviços dos seus concorrentes. > Podem ser nominativas (formadas por palavras), figurativos (constituídas em exclusivo por desenhos ou figuras) ou mistos.