Transplante de Pâncreas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

CRIE – Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais
Ensaios Clínicos e Interpretação de Exames Laboratoriais
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PARASITOLOGIA
CARDIOPATIAS CONGÊNITAS
Uma fonte importante de células estaminais para transplantação Uma alternativa à medula óssea Aplicadas em transplantes para tratamento de doenças.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Ensaio Clínico Randomizado
Comparação da pressão arterial, aferida por MAPA após sessão de hemodiálise, em pacientes submetidos à avaliação clínica ou bioimpedância, para determinação.
Doenças Cardiopulmonares
Transplante Hepático Sumara Barral.
Diabetes Mellitus Diabetes Mellitus.
Doença Renal Crônica Orientação aos pacientes atendidos no ambulatório especializado de Doença Renal Crônica do Hospital das Clínicas de Pernambuco.
HIPERTENSÃO ARTERIAL DEFINIÇÃO
UTI CRITÉRIOS DE ADMISSÃO E ALTA
The New England Journal of Medicine (04 janeiro de 2001)
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS E NÍVEIS DE PREVENÇÃO
ALZHEIMER E OUTRAS DEMÊNCIAS
Como Funciona a Captação de Órgãos
PREVALÊNCIA DE DOENÇA VASCULAR EXTRACRANIANA EM PACIENTES NEFROPATAS
CRISTIANE MARAN ALVES AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE O ESPESSAMENTO MÉDIO-INTIMAL DE ARTÉRIA CARÓTIDA E ARTÉRIA FEMORAL EM PACIENTES COM FATOR DE RISCO.
Cardiopatia Reumática / Febre Reumática
Central de Transplantes do Paraná
Ariane Borgonovo São José dos Pinhais, PR
Ensaios Clínicos.
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Aldo Lacerda Brasileiro
Tema : Pé Diabético Prof. Mauro Monteiro Correia.
O PAPEL DO FARMACÊUTICO NO USO RACIONAL DE ANOREXÍGENOS
Hermé Vasconcellos de Gusmão Verçoza
ESTRUTURA BÁSICA DO PROJETO DE PESQUISA
Distúrbios alimentares
Coordenador(a): JOVANI ANTONIO STEFFANI
AULA 6 DIABETES E DESNUTRIÇÃO 3º MEDICINA 2003.
CRITÉRIOS DE ALOCAÇÃO EM LISTA ÚNICA DE TRANSPLANTES NO BRASIL.
Glomeruloesclerose Diabética
Doenças crônicas, Doenças endêmicas, Doenças raras: Como avaliar e priorizar?
HIPERTENSÃO ARTERIAL SITUAÇÕES ESPECIAIS CRIANÇA
CONSEQUENCIAS METABOLICAS E CARDIOVASCULARES DA SAOS
Influenza / Gripe → DIAGNÓSTICO ETIOLÓGICO (CID-10: J.09 a J.11)
EXAMES LABORATORIAIS GLICEMIA
Prevenção de doenças bucais.
Momento Científico 22/05/2014 Renata Borges Facury Arroyo
Links Relacionados Sistema Nacional de Transplantes
Ana Gregória Ferreira Pereira de Almeida
AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA
Profa Sheyla Fernandes
O BESITY AND THE POLYCYSTIC OVARY SYNDROME A. Gambineri, C. Pelusi, V. Vicennati, U. Pagotto, R. Pasquali. Unidade de Endocrinologia do Departamento de.
Curso de Graduação em Enfermagem PUC Coração Eucarístico – 4° Período
contagem de plaquetas ≥ µ/l-1
Aspectos epidemiológicos, clínicos, terapêuticos e preventivos do Diabetes Mellitus Gestacional –estudo de coorte multicêntrico.
Transplante Cardíaco 2009.
Diabetes Vívian Coura.
INTRODUÇÃO O Diabetes mellitus é considerada uma epidemia mundial causando grande preocupação por ter alto índice de morbimortalidade, além de alto custo.
Medidas de Saúde Coletiva
GRIPE H1N1: Manifestações clínicas e tratamento
Seminário de biologia.
OBESIDADE, DIABETES & Cª NUTRIÇÃO NA SÍNDROME METABÓLICA
ATIVIDADE FÍSICA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE
IMPORTÂNCIA DOS TESTES SOROLÓGICOS NA PATOLOGIA CLÍNICA
Módulo III Contra indicações relativas e absolutas.
Diabetes Mellitus X Insuficiência Renal Crônica
“CASO CLÍNICO” MONITORIA DE CLÍNICA MÉDICA
ESQUIZOFRENIA.
I SEMINÁRIO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO SUS PROJETO ALONGUE SUA VIDA SECRETARIA DE SAÚDE DE ROCHEDO –MS COORDENADOR : ROBERTO RANGEL.
Acompanhamento Farmacoterapêutico de Pacientes Diabéticos
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ - SESA - SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE SISTEMAS DE SAÚDE - SGS - CENTRAL ESTADUAL DE SAÚDE DO PARANÁ - CET-PR.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUAS MORNAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CENTRO DE SAÚDE SANTA CRUZ DA FIGUEIRA EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE: INSUFICIÊNCIA.
Efeitos nos níveis pressóricos comparando dieta com restrição de sódio e a dieta DASH Jamile Carolina Guadagnucci.
Transcrição da apresentação:

Transplante de Pâncreas Dra. Sumara Barral

Seleção dos Pacientes: Transplante de pâncreas e rim simultâneo. Transplante de pâncreas após rim. Transplante de pâncreas isolado. Transplante de pâncreas e rim simultâneo: DM I urêmicos com IR (em diálise ou pré-diálise). Transplante de pâncreas após rim: DM I já transplantados renais há pelo menos 3 meses, com boa função do enxerto. Transplante de pâncreas isolado: DM I hiperlábil com episódios de cetoacidose/hipoglicemia ou com complicações secundárias.

Critérios Gerais para Inclusão: DM tipo I Condições Clínicas Condições Emocionais Idade entre 18 e 55 anos Presença de complicações secundárias ao DM.

Critérios Gerais para Exclusão: ICC grave Abuso de drogas Doença psiquiátrica grave Não adesão ao tratamento para DM Infecção ou CA ativos Ausência de complicações do DM Obesidade extrema (> 50% peso ideal) Incapacidade de compreensão

Características específicas: Órgão mais sensível a variações hemodinâmicas e a extremos de idade. Doador: manutenção dos níveis adequados de glicemia. Mais imunogênico dentre os órgãos sólidos. É ideal que o doador tenha até 45 anos, embora o grupo de Pittsburgh tenha publicado resultados aceitáveis com doadores entre 10 e 50 anos. Mais imunogênico dentre os órgão sólidos: esquemas de imunossupressão mais potentes

Complicações... Metabólicas Urológicas Técnicas Infecciosas É um transplante com elevados índices de morbidade. A drenagem do pâncreas em um indivíduo sadio é feita para o sistema porta. Assim, todos os hormônios produzidos sofrem o efeito de primeira passagem para o fígado, de modo que apenas 50% da insulina é liberada na circulação sistêmica. Quando transplantado, uma das alternativas é a utilização da drenagem venosa vesical, que foi muito utilizada na década de 90, por permitir a monitorização da amilase urinária, importante marcador da rejeição pancreática. Entretanto, a presença do suco pancreático na bexiga pode causar complicações metabólicas (como a perda excessiva de bicarbonato e de sódio) e urológicas (causada pela irritação química das enzimas, resultando em cistites, fístulas urinárias, balanite, etc). Técnicas: a mais freqüente é a trombose vascular do enxerto pancreático. As complicações infecciosas são importantes causas de perda do enxerto e de morbi-mortalidade em pacientes submetidos a transplante pancreático. Esse quadro está associado à maior imunossupressão, à manipulação de alças intestinais, a episódios de pancreatite de repetição e ao aparecimento de fístulas pancreáticas com coleções peripancreáticas.