WebQuests e o futuro O papel do professor no ciberespaço.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientação de Projetos I
Advertisements

O ESDE COM QUALIDADE.
Apresentações (PowerPoint) ... considerações
Educação Estatística e Probabilística
O que é Como elaborar Como avaliar
WebQuest.
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Portfólio de Matemática
Liliani Lecco Dettogni
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Aprendizagem Viviane Torres da Silva
O Aluno a Distância.
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Uma WebQuest é uma actividade orientada para a pesquisa, em que alguma, ou toda a informação com que os alunos interagem, provém de recursos na Internet.
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
WebQuests.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Quando falamos em aprender...
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
Currículo oficial de São Paulo
desafio de pesquisar na rede
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Desenvolvimento do Raciocínio em Geometria
Comunicação Coordenada
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
Modelagem Matemática: Elaboração de Atividades
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
Webquest.
CIBERESPAÇO Espaço virtual criado pelas redes de comunicação e as interconexões entre computadores multimídia.
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
WEBQUEST.
Trabalhando com Grupos
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
Webquest como recurso pedagógico na EaD
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
WEBQUEST A lousa virtual.
O papel e o valor da informação
Leia, um texto dissertativo e procure observar o hábil e forte jogo de argumentos utilizados pelo autor.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Ivaneide S.S.Rocha - Graduanda em Pedagógia - UESB
Desmistificando Webquests Uma webquest para conhecer webquests.
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
METODOLOGIA DE PESQUISA Prof: Ms. Joseli Monteiro Tozetto -
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Pauta de reunião pedagógica em 9/5/08.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
Docência do Ensino Superior
Webquest: uma técnica para aprendizagem na rede internet Bernie Dodge
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Construções de Ambientes de Aprendizagem na Web Jarbas Novelino Barato
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Projetos em Internet: o Webquest como Pesquisa Orientada.
Aluna: Maria Eunice Gennari Silva Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Setembro/2006.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
FERRAMENTAS VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
Transcrição da apresentação:

WebQuests e o futuro O papel do professor no ciberespaço

Preparado por Kathleen Schrock ©

Adaptado a partir destes artigos de Bernie Dodge, da San Diego State University: Some Thoughts about WebQuests WebQuests.html Building Blocks of a WebQuest /buildingblocks/p-index.htm

Traduzido por Reinildes Dias

Definição: O que é uma WebQuest? Trata-se de uma atividade orientada para a investigação na qual alguma ou toda informação com a qual os aprendizes interagem estão na Internet.

Dois tipos de WebQuests Short term (de curto prazo) Projetada para ser completada num curto período de tempo (de uma a três aulas). Longer term (de longo prazo) Projetada para ser completada num período de tempo mais longo (entre uma semana a um mês).

WebQuests de curto prazo Propósito principal: aquisição e integração de conhecimentos O aprendiz lida com uma grande quantidade de informação, construin- do o conhecimento de uma maneira significativa

WebQuests de longo prazo Propósito principal: estender e refinar o conhecimento. O aprendiz analisa a informação de uma maneira profunda, transforma-a e demonstra compreensão ao apresentá- la em uma nova representação (num mapa conceitual, numa tabela, num seminário virtual etc.).

Habilidades de raciocínio desenvolvidas: Comparação Classificação Indução Dedução Análise de erros Argumentação Abstração Análise crítica sob várias perspectivas WebQuests de longo prazo

Introdução Uma tarefa Processo de orientação Fontes de Informação Avaliação Conclusão Atributos essenciais de uma WebQuest

Atributo essencial # 1: Introdução Orienta o aprendiz sobre o que será feito e vivenciado durante a WebQuest. Desperta o interesse do aprendiz, utilizando vários meios, a fim de envolvê-lo ativamente em todas as fases do processo de investigação e descobertas de uma WebQuest.

Atributo essencial # 2: Tarefa Descreve o que será feito no percurso da WebQuest, com ênfase na apresen- tação da situação-problema que será investigada.

Atributo essencial # 3: Processo de Orientação Descreve com clareza os passos a serem seguidos para a realização da tarefa proposta. Fornece dicas que possam orientar o aprendiz no percurso da WebQuest.

Atributo essencial # 4: Fontes de Informação Lista as páginas da web que já foram selecionadas para ajudar e orientar os aprendizes na realização da WebQuest. Lista outros recursos fora da Web que também possam ser úteis ao aprendiz.

Atributo essencial # 5: Processo de Avaliação É capaz de medir resultados. Estabelece os critérios de avaliação Combina formas diferentes de avaliação.

Atributo essencial # 6: Conclusão Faz o fechamento da Quest. Evidencia o que foi aprendido no percurso da WebQuest. Incentiva o aluno a estender a experiência de aprendizagem a outros domínios.

Familiarizar-se com os recursos da Web na área de conhecimento da WebQuest a ser desenvolvida. Planejando uma WebQuest. Para maior qualidade e adequação, o professor-autor de webquests deve …

Planejando uma WebQuest. Organizar os recursos em categorias de assunto. Identificar tópicos do programa curricular para os quais há material online disponível.

Planejando uma WebQuest. Relacionar a WebQuest às atividades desenvolvidas anteriormente e àquelas ainda a serem feitas no desenvolvimento do pro- grama curricular.

FIM