Entrevista Prof.ª Ms. Otília Loth.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O discurso na sala de aula de Matemática
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
II Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
CEOS CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR
TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO EMAGIS,TRF 4a.Região, 2007 HENRIQUE GOMM NETO.
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
O ENQUADRE NO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO
Relacionamento Interpessoal na Enfermagem
PRINCIPIOS GERAIS DA ENTREVISTA PSIQUIÁTRICA
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
INTRODUÇÃO À PRÁTICA CLÍNICA
 .
FUNÇÃO AGREGAR PESSOAS:
TAP lll Professora: Camila
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
CURRÍCULO E ENTREVISTA.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Atualidades Entrevista de emprego.
Habilidades em Comunicação V
O TERAPÊUTA É O MELHOR PROFISSIONAL, QUANDO TORNA- SE O MELHOR PACIENTE DE SI MESMO!
O Poder da Comunicação.
COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL
A ENTREVISTA DE REFERÊNCIA
Maria L. S. de Ocampo Maria E. Garcia Arzeno
Metodologia para Elaboração de Problema.
A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS:
Ricardo Zaslavsky Médico de Família e Comunidade Novembro, 2012
Comunicação Empresarial
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
Orientação Educacional
Diagnóstico do Problema de Aprendizagem
Discurso direto, indireto e indireto livre
Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos.
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
E NTREVISTA I NICIAL Ms. Otília A. M. Loth. E NTREVISTA I NICIAL Estabelecer uma atmosfera agradável para que o cliente se sinta a vontade. Obter as informações.
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
DENILSONROSSI Cuidando de você Relação de Ajuda na Prática Pastoral Prof. Denilson A. Rossi.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Desenvolvendo e Aperfeiçoando as Habilidades Comunicativas do Professor III Seminário “Prevenção da Violência nas Escolas e Promoção de uma Cultura de.
Tipos de Comunicação.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Instrumentos de Levantamento de Informação
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
Técnicas de Investigação da Personalidade I
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
• Manejo – Formação – Professor.
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
As intervenções verbais do terapeuta
IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DA REGIONAL ABEM RJ/ES VALORIZANDO A NARRATIVA DE PROFISSIONAIS NO ENSINO DA RELAÇÃO MÉDICO- PACIENTE: UM EXERCÍCIO PEDAGÓGICO.
Professora: Janine Fernandes
Como se comunicar em seminários
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Temperamentos.
Grupo: Alan Vicente Ana Vitoria Bottino Genilson Carneiro Giovanni Batista Juliana Constante Disciplina de Medicina Integral, Familiar e Comunitária 2.
REAÇÕES EMOCIONAIS DIANTE DO SOFRIMENTO / MORTE
Competências básicas para o sucesso profissional..
BEM-VINDOS AO SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO DE LÍDERES DE TREINAMENTO 2013.
QUESTIONÁRIO.
No seu dia a dia na escola, o que você considera imprescindível para uma boa convivência? Respeito entre todos Não zombar, não xingar, não julgar, não.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
CRIATIVIDADE Quando ocorreu a sua última idéia criativa? ( ) Nesta Manhã ( ) Ontem ( ) Na semana passada ( ) No mês passado ( ) No ano passado Qual foi.
Transcrição da apresentação:

Entrevista Prof.ª Ms. Otília Loth

Cuidados O entrevistador deve ter o cuidado para não transformar a entrevista numa conversa social. “Como posso ajudá-lo?”, é uma boa maneira de se iniciar uma entrevista

Cuidados O entrevistador não deve completar as frases do entrevistado. Evitar perguntas que induzam respostas do tipo “sim” ou “não”. Não interromper o fluxo do pensamento do entrevistado, a não ser que ele se perca em ideias que fogem dos tópicos da entrevista

Atitudes Importantes A atitude do entrevistador deve ser de aceitação completa das vivências do entrevistado. Não deve haver discussão de pontos de vista. O papel do entrevistador não é julgar e sim compreender.

Atitudes Importantes As pausas e silêncios são, quase sempre, embaraçosos para o entrevistador, possivelmente, o entrevistado está revivendo experiências que não consegue expressar verbalmente. Quando as pausas forem longas, o entrevistador poderá retomar um tópico anterior que estava sendo Discutido.

Atitudes Importantes É necessário trocar o pronome pessoal “eu”, pelo uso de expressões mais vagas, tais como: “parece que ...”; “ficou claro que ...”; “você me disse que...”; etc. Se houver contradições no discurso, confronte-as GENTILMENTE (Você me disse anteriormente que... Eu entendi bem?).

Tempo de Entrevista O tempo de entrevista deve ser marcado, e o entrevistado será comunicado de quanto tempo dispõe. Se necessário, marca-se outra(s) entrevista(s).

Importante Observar O nível de ansiedade e o modo como reagem o paciente, para contê-la ou manejá-la é um dado diagnóstico e prognóstico muito significativo. A atitude do psicólogo deve ser ao mesmo tempo plástica, aberta, permeável e concretamente precisa e centralizada em um objetivo que não podemos ignorar ou perder de vista em momento algum.

Observe com atenção Perceber a primeira impressão que o paciente desperta e avaliar eventuais mudanças acerca desse impressão ao longo da entrevista. Aspectos importantes: linguagem corporal, roupas, gestos etc. Clareza/confusão, preferência por termos equívocos, ambíguos ou imprecisos, o tom de voz Quais aspectos da vida são mencionados primeiro, se refere preferencialmente, quais os que provocam bloqueio/ansiedade

Observe com atenção Como o paciente refere-se aos três tempos de sua vida (passado, presente, futuro), Quanto às indagações do psicólogo, a melhor atitude é centrar-se no presente e a partir dele procurar integrar passado e futuro (evitar fuga para o futuro ou para o passado).

O que deve conter no Roteiro Dados de identificação Dados socioculturais História familiar História escolar e/ou profissional História e indicadores de saúde/doença Aspectos da conduta social Visão e valores associados a temática investigada Características pessoais Expectativas de futuro