“Uma oportunidade de reconciliação com o ato de aprender”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Programa de Ética e Cidadania
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Os eixos norteadores da Educação em Direitos Humanos
Educação em Direitos Humanos Educação Não-Formal
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Artes Visuais Alfabetização visual; O ponto; O Impressionismo;
PNEDH e compromisso do Estado
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A Escola e as Mudanças Sociais
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
Cuidar e Educar: Papel de quem?
Perfil do Profissional
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Ligue o som.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
2º ENCONTRO PRESENCIAL CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO!
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
Na obra “O Livro dos Abraços”, o escritor uruguaio Eduardo Galeano compartilha um comovente relato.
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Sirineia Roman da Silva.
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Deixar o Cântaro.
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
“E chamou o Senhor Deus o homem e lhe perguntou:
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Tendência Progressista Libertadora
II Núcleo do Território Pratigi pela Educação
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
A escola e as estratégias possíveis na prevenção da violência
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
“O que nos define não é o que afirmamos
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
MAKOTA CELINHA – KIDEVOLU - GONÇALVES
Ativ_8Rosiani PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC-100H. CURSISTA=ROSIANI CORREIA ALVES.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
II Encontro Gaúcho do Terceiro Setor Fundação Semear Sustentabilidade nas Organizações sem fins lucrativos Carlos Eduardo Müller Bock Novo Hamburgo, RS,
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Você Pode... A ESCOLHA É SUA!.
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O PT, o Estado e as políticas públicas para a igualdade de gênero Vera lúcia bertoline (65)
“A coisa mais importante que irá me ajudar alcançar meus sonhos, é alguém que faça a viagem comigo.” —Respondedora de levantamento da SIA “A coisa mais.
Transcrição da apresentação:

“Uma oportunidade de reconciliação com o ato de aprender” SEMINÁRIO INTERNACIONAL – EDUCAÇÃO EM PRISÕES: CONVERGÊNCIAS E PERSPECTIVAS “Uma oportunidade de reconciliação com o ato de aprender” ATIVIDADE DE REFLEXÃO E CONVERGÊNCIAS EIXO TEMÁTICO – EDUCAÇÃO: DIREITO DE TODOS ELENICE MARIA CAMMAROSANO ONOFRE UFSCar/SP eleonofre@ufscar.br

Quando finalmente conseguiu falar, trêmulo, balbuciante, pediu ao pai: INICIANDO O DIÁLOGO... Diego não conhecia o mar. Um dia seu pai levou-o para que o descobrisse. Viajaram ao sul. Ele, o mar, estava do outro lado das altas dunas, esperando... Quando por fim o menino e o pai alcançaram aqueles cumes de areia, depois de muito caminhar, o mar estava diante de seus olhos. E foi tamanha a imensidão do mar, e tanto o seu fulgor, que o menino ficou mudo por causa da beleza. Quando finalmente conseguiu falar, trêmulo, balbuciante, pediu ao pai: - Me ajude a olhar. (Eduardo Galeano)

QUESTÕES POSTAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO EM PRISÕES COMO IMPLEMENTÁ-LAS? COMO ESTABELECER O DIÁLOGO ENTRE O REAL PUNITIVO DA PRISÃO E O IDEAL LIBERTADOR DA EDUCAÇÃO? A PRISÃO PODE SE CONSTITUIR EM UM ESPAÇO EDUCATIVO?

A PRISÃO COMO ESPAÇO EDUCATIVO O QUE É PRECISO SABER PARA SER EDUCADOR EM ESPAÇO COM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE? QUE PRÁTICA PEDAGÓGICA É EXERCIDA? QUE AÇÕES SÃO POSSÍVEIS?

O ser humano para se libertar deve ser protagonista de sua história (FIORI) Dialogar é reconhecer o mistério do outro (DUSSEL) A educação se faz em comunhão para ser libertadora (FREIRE)

A educação é um direito de todos os cidadãos DE QUE CIDADÃOS ESTAMOS FALANDO Como acontece a educação como direito antes/ durante e depois do castigo? A quem se castiga? Porque se castiga? Que práticas educativas  são oferecidas? Qual o impacto das práticas educativas na prisão?

Dilemas vivenciados SENSIBILIZAÇÃO DOS ENVOLVIDOS RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS NO COTIDIANO PRISIONAL RESISTÊNCIA A MUDANÇAS COM VISTAS À TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE RELAÇÕES DE PODER NÃO PERMITEM O DIÁLOGO ENTRE EQUIPE DE EDUCADORES PRÁTICAS SOCIAIS QUE PROMOVAM REINSERÇÃO SOCIAL DE MANEIRA EFETIVA

INSTITUIÇÃO EDUCATIVA POSSIBILIDADE EMANCIPADORA PERSPECTIVAS INSTITUIÇÃO EDUCATIVA PRISÃO COMO POSSIBILIDADE EMANCIPADORA

VIDA COTIDIANA PRISIONAL EIXO DA FORMAÇÃO DE SEUS ATORES AS VOZES DOS SILENCIADOS EMERGEM COMO PONTO DE PARTIDA DAS AÇÕES EDUCATIVAS

PEDAGOGIA DA INDIGNAÇÃO PEDAGOGIA DAS CONVICÇÕES FIRMES PEDAGOGIA DA ADMIRAÇÃO ALIMENTAM E MOVEM AS DECISÕES QUE ASSUMIMOS COM A EDUCAÇÃO PRISIONAL, GARANTINDO O DIREITO À CIDADANIA DE HOMENS E MULHERES EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE.

... para que haja justiça, solidariedade, vontade diante das vítimas, é necessário “criticar” a ordem estabelecida para que a impossibilidade de viver destas vítimas se converta em possibilidade de viver e viver melhor. ( Enrique Dussel).

... TUDO ISSO NÃO É SIMPLES DE ACONTECER COMO O É DE DIZER... (SILVA, 1988)

O PERTENCIMENTO DO EDUCADOR LHE PERMITE DAR A VOLTA: “ PARA CONHECER AS COISAS, HÁ QUE DAR- LHES A VOLTA TODA” (SARAMAGO)