APSUS Atenção Primária à Saúde de Qualidade em Todo o Paraná

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Saúde mais Perto de Você
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
OPERATIVO ESTADUAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO
Humanizando o Atendimento Pré-Natal e Parto
CRITÉRIOS CURSO SAÚDE BUCAL Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
DIRETORIA DE ATENÇÃO BÁSICA
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
CONCEITO “É o repositório das diversas interações do paciente com o sistema de saúde, que gera informações codificadas e estruturadas, viabiliza sistemas.
Programa de Saúde da Família
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
NUCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) PORTARIA Nº 154, 24/01/2008
O CUIDADO QUE EU PRECISO
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SÃO PAULO
Política Nacional de Humanização
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ
Política Estadual de Promoção e Desenvolvimento da
Oficina para Implantação do Pacto pela Saúde no Rio Grande do Sul Maio
Diretrizes do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde
Comissão Estadual do PMAQ-AB - Bahia
LINHA DO CUIDADO DO TRAUMA NA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DO
APIM Atenção à Primeira Infância e à Maternidade
1 1.
Goiânia, junho de 2013 Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
PACTO ESTADUAL PELA VIDA UNIDADES DE SAÚDE PARA ATENÇÃO INTEGRAL À MULHER E À CRIANÇA.
Foco de Atuação: Atenção Básica
Compensação de Especificidades Regionais
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Saúde Integral da Criança
GESTÃO /2010 MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG COSEMS/MG outubro de 2010 Unidade de Pronto.
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
A Rede Mãe Paranaense Em 2011 a SESA iniciou o processo de implantação da Rede Mãe Paranaense com a introdução da estratificação de Risco das gestantes.
A Estratégia saúde da Família
1.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
NASCER NO PARANÁ DIREITO À VIDA 01/21.
PANORAMA DA REDE MATERNA Área Técnica da Saúde da Mulher
RESOLUÇÃO 0037/2011 Proposta de conversão das Unidades de Saúde da Mulher e da Criança - USAIMC em Unidades de Atenção Primária Saúde da Família - UAPSF.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
1.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
A SESA tem investido desde 2011 na melhoria da Atenção Primária em todos os municípios, em 2011 instituiu o Programa de Qualificação da APS.
Encontro Estadual do PMAQ
TRANSFERÊNCIA FUNDO-A-FUNDO
Grupo 1 Crescimento e financiamento da Atenção Básica.
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
PROJETO MULTISSETORIAL PARA DESENVOLVIMENTO DO PARANÁ/SAÚDE TREINAMENTO MACRORREGIONAL DE SERVIDORES DE PREFEITURAS MUNICIPAIS E DA SESA QUANTO À OBSERVÂNCIA.
Programa Saúde da Família
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO PARANÁ O que é a Rede Mãe Paranaense É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) Saúde Mais Perto de Você.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Política Estadual para Redução da Mortalidade por IAM Outubro/2015 Superintendência de Atenção Integral à Saúde Diretoria de Atenção Especializada.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

APSUS Atenção Primária à Saúde de Qualidade em Todo o Paraná Março 2012

Missão  Organizar as ações e serviços de Atenção Primária à saúde em todos os municípios do Paraná para a promoção do cuidado da população em todo o seu ciclo de vida. Visão Ser até 2020, o Estado com os melhores indicadores de saúde, ofertando a toda população serviços de excelência em Atenção Primária à Saúde.

Processos Qualificar as equipes de atenção primária à saúde por meio de processos de educação permanente; Desenvolver mecanismos de monitoramento e avaliação das ações e serviços de APS; Estabelecer uma padrão de ambiência às UBS para a realização das atividades na APS no Paraná; Estruturar a atenção primária à saúde para que seja coordenadora do cuidado nas Redes de Atenção à Saúde: Mãe Paranaense, Urgência e Emergência, Pessoa com Deficiência, Saúde Mental e Pessoa Idosa;

Processos Investir na melhoria da infra-estrutura e de equipamentos das Unidades Básicas de Saúde. Melhorar o custeio da Atenção Primária à Saúde. Contratualizar os municípios para a melhoria dos indicadores de atenção à saúde.

  Perspectiva Financeira Implantar incentivo financeiro para os municípios, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Fator de Redução das Desigualdades para Alocação de Recursos Estaduais. Implantar incentivo financeiro para a melhoria da estrutura física das UBS.

Resultado para a Sociedade Garantir o acesso e a qualidade das ações e serviços de atenção primária à saúde. Diminuir os anos potenciais de vida perdidos por incapacidade.

APS CUSTEIO Incentivo da APS – valor definido de acordo com o fator de redução das desigualdades regionais A SESA amplia o repasse de 365 para 391 municípios. 162 municípios receberão valor maior que recebiam anteriormente. 203 municípios irão manter o que recebiam. 26 municípios que não recebiam passarão a receber recursos para a APS.

APS CUSTEIO Foi definido um valor mínimo de R$ 2 mil reais/mensais e valor máximo de 15 mil reais/mensais. Para os municípios que já recebiam recursos pelo número de equipes de SF e SB, e / ou das UAPSF, e pela aplicação do fator de redução passariam a receber menos foi mantido o valor atual.

APS CUSTEIO Municípios com + de 250 mil hab. e com pontuação no fator de correção acima de 7,5 não receberão o Incentivo Estadual da APS. Esses municípios receberão recursos para investimentos.

APS INVESTIMENTO Recursos para os municípios, conforme fator de redução das desigualdades: 1. construção das UBS (40) no valor limite de 500 mil reais e metragem mínima de 250 m². 2. Ampliação de UBS (40) no valor limite de 250 mil reais. Prazo para envio da solicitação de investimento 20 de abril de 2012.

APS INVESTIMENTO Definição de ambiência mínima para a apresentação de projetos de construção ou ampliação de UBS. 250 m² para projetos de construção de UBS.

Condições Gerais para o recebimento dos recursos de Custeio e Investimentos Assinar termo de Adesão a APS, contendo as seguintes compromissos: Manter o número de equipes existentes e apresentar proposta de expansão do número de equipes. 191 mun. (48%) com cob. de 100% 93 mun. (23%) com cob. entre 70% e 99,9% cob. 100 mun. (25%) com cob. entre 0,1% e 70% cob. 15 mun. (4%) sem cob.

Termo de Adesão ao Incentivo Estadual da APS Aderir ao APSUS: educação permanente dos profissionais, qualificação do processo de trabalho das equipes, estruturação do espaço físico das unidades básicas de saúde. Adotar medidas para a melhoria do acesso da população as UBS, mantendo equipes e as condições de ambiência para a realização das ações.

Aderir a Rede Mãe Paranaense: organizando as ações de pré-natal e puerpério, e o acompanhamento das crianças. Implantar a classificação de risco, conforme protocolo estabelecido pela SESA, para as gestantes e crianças menores de 1 ano.

Vincular as gestantes ao hospital, conforme classificação de risco.     Vincular as gestantes ao hospital, conforme classificação de risco. Realizar a avaliação das equipes de saúde, por meio do instrumento de Avaliação da Melhoria do Acesso e Qualidade – AMAQ do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ.

Manter atualizado o cadastro das famílias e dos indivíduos no Sistema de Informação da Atenção Básica - SIAB. Manter atualizado o cadastro das unidades básicas de saúde e dos profissionais de saúde no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – SCNES.