Utilização do método/ conceito. Teorização do mesmo; Apreensão a partir da experimentação;
1)Profissão (características) até chegar ao apontamento de quem é o profissional. 2)Grupo Político- câmara de vereadores decidir- tomar decisões a favor ou contra a arma de fogo- o mesmo vem se tratando dentro das religiões.
É o que constatei com a realidade. (Símbolo é um norte para se chegar a um lugar). Ao teorizar constrói-se com eles. O que pensamos não dá conta de explicar toda a realidade.
3)Tema Objeto: local (onde?), conceito (o que?), público (quem?).
Exemplo: Tema: drogas (drogaria) Frase (na verdade a montagem da problemática) o tipo ideal – a frase é o método enquanto recurso pedagógico.
Interação/ comunicação/ inovação; O professor percorrer a sala de aula; Torna o conceito vivenciado.
Ação social (as relações devem ser dotadas de sentido - ter significado para o outro) 1. Racional Fins- (colar na prova, separar lixo, político em campanha) Valores-(Sopão da madrugada, soldado na guerra, mutirão) 2. Afetiva: Pedido de casamento, presentear, carinho familiar. 3. Tradicional- Procissão.