Avaliação da aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Organização Curricular da Escola
RELATO DE EXPERIÊNCIA ORIENTAÇÕES GERAIS
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
Avaliação da Aprendizagem Uma Nova Prática Implica Nova Visão do Ensino Léa Depresbiteris.
AVALIAÇÃO ESCOLAR.
Avaliação Institucional
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: EXPLORANDO O CONCEITO
Estágio Supervisionado PE: ES
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
Lideranças nas organizações educativas
Núcleo Regional de Educação de Toledo
CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO: ENSINO RELIGIOSO ENTRE CERTEZAS E INCERTEZAS
Avaliação Hamurabi Messeder By PresenterMedia.com.
Podia se ver a felicidade estampada no olhar e sorriso de cada criança
Simone Braz Ferreira Gontijo
EDUCAÇÃO DIFERENTES OLHARES.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Ana Beatriz Cassinelli e Lucas Medeiros BIZ Contextos e práticas em ensino de zoologia – 2013 – aula 3.
em sistemas escolares e não escolares
Avaliação Educacional
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
CIRCUITO COMBINACIONAIS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro de 2012
RAIMUNDA NONATA DA SILVA ABUQUERQUE A PRÁTICA AVALIATIVA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL NO CONTEXTO GLOBALIZADO São Luis - MA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
Diretoria de Currículos e Educação Integral
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007.
SALA DE AULA INTERATIVA Autor: Marco Silva ALUNA: Deborah Orlandini Ferroco Faculdade de Educação - UERJ.
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Política Educacional Brasileira
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
Softwares Educacionais – Cód
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Atividade complementar
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
• Manejo – Formação – Professor.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Construindo a cultura educacional inclusiva
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO
Formação continuada 4º Encontro
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS NO MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE/SC: MOVIMENTOS, CONTEXTOS E TENDÊNCIAS (Educação/Educação Especial) Graziela Duessmann,
QUALIDADE DE VIDA QUALIDADE DE VIDA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CÂMPUS - PARNAMIRIM Disciplina – Qualidade de Vida e Trabalho.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
A INCLUSÃO ESCOLAR NA REGIÃO DE AMUREL/SC: CONTORNOS,PERSPECTIVAS E CONTEXTOS (Educação/Educação Especial) Ana Lucia Cohan Duarte (discente do curso de.
Transcrição da apresentação:

Avaliação da aprendizagem Componente do ato pedagógico Cipriano Carlos Luckesi

O ato de avaliar a aprendizagem como componente do ato pedagógico

Avaliação como investigação e intervenção e suas modalidades O ato de avaliar é um ato de investigar. A ciência estuda como funciona a realidade e a avaliação estuda a sua qualidade. Nesse contexto distinguem-se duas modalidades de avaliação: a utilizada para avaliar um objeto já configurado e concluído e a utilizada para avaliar um objeto em construção.

Característica dos atos de examinar e avaliar na escola 1) Quanto à temporalidade, os exames estão voltados para o passado e a avaliação. 2)Quanto à busca de solução, os exames permanecem aprisionados no problema e a avaliação volta-se para a solução. 3) Quanto à expectativa dos resultados, os exames estão centrados com exclusividade no produto final e a avaliação, no processo e no produto, ao mesmo tempo

4) Quanto à abrangência das variáveis consideradas, os exames simplificam a realidade, enquanto a avaliação tem presente a complexidade. 5) Quanto à abrangência do tempo em que o educando pode manifestar o seu desempenho, os exames são pontuais e a avaliação é não pontual. 6) Quanto à função, os exames são classificatórios e a avaliação é diagnosticada. 7) Quanto às consequências das funções de classificar e diagnosticar, os exames são seletivos e a avaliação é inclusiva.

8) Quanto à participação na aprendizagem, politicamente, os exames nas salas de aulas são antidemocráticos e a avaliação é democrática. 9) Quanto ao ato pedagógico, os exames são autoritários e a avaliação dialógica.

A escola pratica mais exame que a avaliação?