Celebração de contrato de crédito ao consumo Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa 09-11-2006 Processo 7333/2006-6.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CCAH - 30 de Julho de 2009 NOVO REGIME CONTRATOS DE CRÉDITO A CONSUMIDORES.
Advertisements

COMPETÊNCIA DECLARATIVA DOS TRIBUNAIS COMUNS
Situações Jurídicas.
Direito de arrependimento
Contestação.
Serviços Públicos Essenciais
Noção Natureza jurídica Regime jurídico
Introdução ao Direito II
ACÓRDÃO DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 25 DE MARÇO DE 2009 PROCESSO N.º 08A1992 (CARDOSO DE ALBUQUERQUE) JOANA CAMEIRA (2324) DIREITO DO CONSUMO.
Validade e eficácia do acto administrativo
1 O regime da contratação electrónica (Directiva 2000/31/CE )
COMPETÊNCIA DECLARATIVA DOS TRIBUNAIS COMUNS
Jorge Morais Carvalho Regime legal Directiva 2008/48/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Abril, relativa a contratos de crédito.
Cumprimento e incumprimento do contrato de consumo Princípios gerais
Revelia.
Teoria Geral do Direito Privado
Princípio do Inquisitório 24 de Outubro A reforma de 95/96 foi um ponto de viragem no Direito Processual Civil, tendo sido introduzidas múltiplas.
Contratos no Domicilio e Equiparados (Contrato de Crédito)
Valores negativos dos actos e negócios jurídicos
Despacho saneador.
Interpretação e Integração das Declarações Negociais
27 de Setembro de Princípio geral Artigo 219.º do Código Civil: Liberdade de Forma. A regra geral é, portanto, a da liberdade de forma.
Acórdão Tribunal Relação Porto ª Instância Partes –CB Pedidos –declarar que faz parte dos bens comuns o imóvel x.
Oferta gratuita de bens e serviços
CONTRATOS ( Lei nº /02) I. Definição : “ Contrato é o acordo de vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação.
Pós-graduação em Gestão Imobiliária FEP 29 Fevereiro 2008
TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO
ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS
DA PROPRIEDADE RESOLÚVEL AULA 16 – TEMA PÁG.95/98
PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
Contrato de Compra e Venda de GLP entre Petrobras e Distribuidoras Cláusulas Divergentes – Nota Técnica 009/CDC/ de abril de 2007 Coordenadoria.
Procedimento ordinário.
O CUSTO DO DIREITO PARA A ATIVIDADE EMPRESARIAL
Análise do Acórdão do Tribunal da Relação do Porto, de 4 de Fevereiro de 2010.
Direito Processual Civil Processo de Execução – Defesa do Devedor
30/03/2017.
A NOVA ACÇÃO EXECUTIVA ORDEM DOS ADVOGADOS DELEGAÇÃO DA AMADORA 25 DE JUNHO 2009.
PROGRAMA ESPECIAL DE VENDAS DIRETAS
31/03/2017.
01/04/2017.
COMPETÊNCIA DECLARATIVA DOS TRIBUNAIS COMUNS
COMPETÊNCIA DECLARATIVA DOS TRIBUNAIS COMUNS
CRÉDITO AO CONSUMO DIRECTIVA COMUNITÁRIA 2008/48/CE, RELATIVA AOS CONTRATOS A CRÉDITO PARA CONSUMIDORES E DL 133/2009.
Acórdão do Tribunal da Relação do Porto – 30/6/2009.
Revelia.
Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa Trabalho de Direito Processual Civil Executivo Análise dos Acórdãos: Acórdão do STJ de Acórdão.
APRESENTAÇÃO ACÓRDÃO STJ, DE Processo 3247/06.2TTLSB.L1.S1 João Francisco Barreiros (nº ) Direito do Trabalho 27/11/2013.
-Actividade social (980) Artigos do código comercial
CLÁUSULAS ABUSIVAS Direito do Consumidor.
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6º semestre Professor: MILTON CORREA FILHO TEMA: A INTERVENÇÃO DE TERCEIROS A intervenção.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Albertina Nobre OJPRN Registo Predial Vícios do registo.
COMPETÊNCIA DECLARATIVA DOS TRIBUNAIS COMUNS. NOÇÕES GERAIS.
PRÁTICAS ABUSIVAS Direito do consumidor.
CONTRATOS MERCANTIS.
Proteção contratual no CDC
Títulos virtuais Emissão eletrônica é possível, pois atende ao princípio da cartularidade; Assinatura eletrônica também é possível, porém haverá restrição.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Relação Jurídica É o vínculo entre pessoas, por força do qual uma pode pretender um bem a que outra é obrigada – Sujeito ativo – aquele que exige – Sujeito.
Execução de entrega de coisa certa e incerta
HIPOTECA E ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA
ELEMENTOS DA AÇÃO.
DIREITO COMERCIAL II Prof. Wiverson de Oliveira. Localização normativa Novo Código Civil: lei de – arts. 966 a revogou a Parte.
Decreto 7962, de Conhecer as particularidades do Contrato Eletrônico em uma relação de consumo; - Interpretar a aplicação do Código de Defesa do.
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
CRÉDITO PARA AQUISIÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS 1 A contração de crédito para a aquisição de valores mobiliários ou do empréstimo de valores mobiliários,
DIREITO COMERCIAL E EMPRESARIAL DA FALÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS – Lei (11.101/05) SLIDE II.
Para que tenham validade jurídica, qualquer tipo de contrato deve verificar os seguintes requisitos: 1) Agente capaz; 2) Objeto lícito, possível, determinado.
CONTRATOS MERCANTIS Na atividade empresarial, o empresário individual ou a sociedade empresária celebram vários contratos. Fatores de produção: capital,
TEORIA GERAL DOS CONTRATOS Prof. M.Sc. Antonio Armando Ulian do Lago Albuquerque
. CONTRATOS: “Contrato é um acordo celebrado entre duas ou mais pessoas, naturais ou jurídica, de direito público ou privado que, no gozo de suas respectivas.
Transcrição da apresentação:

Celebração de contrato de crédito ao consumo Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa Processo 7333/2006-6

D.L. 359/91, de 21/9 Art. 12.º (Venda de bens ou prestação de serviços por terceiro) 1. Se o crédito for concedido para financiar o pagamento de um bem vendido por terceiro, a validade e eficácia do contrato de compra e venda depende da validade e eficácia do contrato de crédito, sempre que exista qualquer tipo de colaboração entre o credor e o vendedor na preparação ou conclusão do contrato de crédito.

D.L. 359/91, de 21/9 Art. 12.º (Venda de bens ou prestação de serviços por terceiro) 2. O consumidor pode demandar o credor em caso de incumprimento ou de cumprimento defeituoso do contrato de compra e venda por parte do vendedor desde que, não tendo obtido do vendedor a satisfação do seu direito, se verifiquem cumulativamente as seguintes condições:

D.L. 359/91, de 21/9 Art. 12.º (Venda de bens ou prestação de serviços por terceiro) 2. (…) a) Existir entre o credor e o vendedor um acordo prévio por força do qual o crédito é concedido exclusivamente pelo mesmo credor aos clientes do vendedor para a aquisição de bens fornecidos por este último; b) Ter o consumidor obtido o crédito no âmbito do acordo prévio referido na alínea anterior.

D.L. 359/91, de 21/9 Art. 6.º (Requisitos do contrato de crédito) 1. - O contrato de crédito deve ser reduzido a escrito e assinado pelos contraentes, sendo obrigatoriamente entregue um exemplar ao consumidor no momento da respectiva assinatura.

D.L. 359/91, de 21/9 Art. 7.º (Invalidade do contrato de crédito) 1. - O contrato de crédito é nulo quando não for observado o prescrito no n.º 1 (…) do artigo anterior.

D.L. 359/91, de 21/9 Art. 7.º (Invalidade do contrato de crédito) 4. - A inobservância dos requisitos constantes do artigo anterior presume-se imputável ao credor e a invalidade do contrato só pode ser invocada pelo consumidor.

Código de Processo Civil Art. 487.º (Defesa por impugnação e defesa por excepção) 2. O réu defende-se por impugnação quando contradiz os factos articulados na petição (…); defende-se por excepção quando alega factos que (…) servindo de causa impeditiva, modificativa ou extintiva do direito invocado pelo autor, determinam a improcedência total ou parcial do pedido.

Código de Processo Civil Art. 493.º (Excepções dilatória e peremptórias – noção) 3. As peremptórias importam a absolvição total ou parcial do pedido e consistem na invocação de factos que impedem, modificam ou extinguem o efeito jurídico dos factos articulados pelo autor.

Código de Processo Civil Art. 496.º (Conhecimento de excepções peremptórias) O tribunal conhece oficiosamente das excepções peremptórias cuja invocação a lei não torne dependente da vontade do interessado.