GRIPE PANDÉMICA Expectativas inteligentes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos e regras de base
Advertisements

AS MÍDIAS SOCIAIS À SERVIÇO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
Conferência Intermunicipal da Sociedade Civil
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Matemática para todos Educação Básica
Conceito Conjunto de ordens/principios que organizam todas as acções dos jogadores na defesa, tanto individuais como colectivas.
Do networking à construção de redes sociais: um novo desafio.
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
Treinamento para Casais
LEARNING ORGANIZATION
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
GDF-SES - Subsecretaria de Vigilância em Saúde
O que fazer diante dos problemas? “Viemos na vida para aperfeiçoar”
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
GRIPE A(H1N1)v Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar.
Instituto Superior Miguel Torga Comunicação Empresarial Assessoria de Imprensa Dr.ª Sofia Figueiredo 14/05/2009 Trabalho realizado por: Ana Paula Salgado,
Os tipos de comportamento no meio social
Feedback Realimentação ou retroalimentação
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
dizendo que participou deste encontro.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
O Poder da Comunicação.
H1N1 Gripe A O que é? Medidas de prevenção Plano de contingência
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Arranjos Produtivos Locais-APLs e Desenvolvimento Regional (Endógeno)
O Grupo Operativo Periférico (GOP) da ESSS para o Plano de Contingência (PC) do IPS deseja a todos os estudantes Umas óptimas férias em PREVENÇÃO!
A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE.
Prevenção da Gripe A (H1N1)
Portugal O Orçamento em direcção ao futuro Francisco George
Como fazer acontecer.
Painel III Planos de Gestão do Risco Perspectivas e Expectativas
RAÍZES NACIONAIS E ASAS EUROPEIAS. PARCEIROS POLÓNIA (Wroclaw) – coordenadora ITÁLIA (Roma) PORTUGAL (Chamusca) TURQUIA (Kocaeli)
INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
We all smile in the same language
Lipodistrofia Saúde Mental e Qualidade de Vida
PROFESSORES AJUDAM PROFESSORES -Equipas de Resolução de Problemas- Baseado no modelo 30 minutos com os colegas Desenvolvido por: Poster Wilson,Kelly e.
Escolas Secundárias. Comunicar Aprender Jogar Explorar Partilhar.
FEEDBACK.
COMUNICAÇÃO E NEGOCIAÇÃO
Animação Sociocultural
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
O dever pessoal de cuidar da saúde: exigência para os indivíduos
Universidade Paulista Instituto Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem Campus Jundiaí Prof.ª Filomena Coser Gabriela Aleixo A0129C-0.
Prevenção da Gripe A Orientações para a concepção de um Plano de Contingência.
Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
Situação de Aprendizagem
Papiloma Humano.
DGS - Plano Contingência Calor1 Ondas de Calor Plano de Contingência 2004 Ministério da Saúde.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Gripe influenza tipo A (H1N1)
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Socialização e sociedade da informação
Políticas Públicas de Desenvolvimento e a Tutela dos Direitos Sociais
Professor Dr. Renato Vaz
Ações de Aprendizagem com a prática e com outros
Há razões para se temer uma epidemia da gripe A H1N1?
PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A PANDEMIA DE GRIPE ESCOLA SECUNDÁRIA DE VILELA – PAREDES Coordenação do plano Avaliação das condições das instalações.
Francisco George DIRECÇÃO-GERAL DA SAÚDE Gripe A(H1N1)2009.
“Agir contra a Gripe A” O papel dos estabelecimentos de educação e ensino Maria Neto Responsável pela área funcional da Promoção e Protecção da Saúde Responsável.
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
PLANO DE CONTINGÊNCIA ESPECIFÍCO DO ACES ENTRE O DOURO E VOUGA II- AVEIRO NORTE PARA ONDAS DE CALOR.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
O papel dos serviços de saúde na gestão do risco pandémico Lúcio Meneses de Almeida Centro Regional de Saúde Pública do Centro Grupo de Acompanhamento.
Epidemia, Endemia e Pandemia.
Conceituação Cognitiva
Transcrição da apresentação:

GRIPE PANDÉMICA Expectativas inteligentes Centro de Análise da Resposta Social à Gripe Pandémica DGS Ministério da Saúde Escola Nacional de Saúde Pública

Saber o essencial… Como se transmite a gripe?

A gripe transmite-se principalmente pessoa a pessoa – contacto próximo (1 metro ou menos como referencia genérica)

A gripe pode também transmitir através das mão que “transportam” para a face o vírus que ainda sobrevive em certas superfícies contaminadas.

Na evolução da pandemia “vamos cerca 8 semanas 100 casos 100 casos Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Na evolução da pandemia “vamos cerca 8 semanas atrás do Reino Unido e Espanha”. Isto não quer dizer necessariamente que manteremos essa distância. Mas quer dizer que vamos ter mais algum tempo para nos prepararmos e aprender com a experiência dos outros

Activação construtiva Primeira transição na resposta social à gripe pandémica em Portugal “cluster” numa escola 7 de Julho 100 casos Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Mar RESPOSTA SOCIAL 1 Alerta + cepticismo RESPOSTA SOCIAL 2 Activação construtiva … mas também: - apelo à acção coerciva descriminação culpabilização procura de “receitas comportamentais” algum sensacionalismo

Objectivo? Pôr a cidade a saber, a pensar e a agir…

Resposta social a gripe pandémica A preparação de um país para enfrentar a pandemia de gripe é boa se for boa a preparação de cada região, concelho ou comunidade. A sua comunidade está preparada para fazer face a uma pandemia de gripe? (Adaptado de Harvey Fineberg, President of the USA Institute of Medicine, 2006).

DOMICÍLIO ESCOLA industrias hotelaria “utilities” serviços escritórios COMUNICAÇÃO DOMICÍLIO ESCOLA industrias hotelaria “utilities” serviços escritórios

Resposta social a gripe pandémica (…) Agir é calmante. Ter algo para fazer dá uma sensação de controlo às pessoas. Constrói confiança, e torna-as mais capazes de enfrentar o medo. (…) Alertar para que as pessoas se prepararem pode acalmar todos aqueles que estão preocupados em demasia e despertar os despreocupados (Artigo de opinião, Peter M. Sandman, Adaptado de Nature, Vol. 459, 21 May 2009).

Ensaiar actualizar activar Expectativas inteligentes Preparar para o desafio pandémico Cenários Soluções concretas Ensaiar actualizar activar Expectativas inteligentes … “uma situação caracterizada tanto pela urgência como pela incerteza” (OMS, 05)

Preparar para a pandemia: Conhecimento, emoções, e cultura Transferir conhecimento de fonte fidedigna Validar com pessoas de confiança

Preparar para a pandemia: Conhecimento, emoções, e cultura Transferir conhecimento de fonte fidedigna ALARME pode bloquear este processo Validar com pessoas de confiança

Preparar para a pandemia: Conhecimento, emoções, e cultura Transferir conhecimento de fonte fidedigna ALARME pode bloquear este processo Validar com pessoas de confiança Adoptar soluções para cada situação concreta Interiorizar Automatizar novos comportamentos Activar Medidas conscientemente

Preparar para a pandemia: Conhecimento, emoções, e cultura Transferir conhecimento de fonte fidedigna ALARME pode bloquear este processo Validar com pessoas de confiança Adoptar soluções para cada situação concreta Integrar diferentes respostas emocionais neste processo Interiorizar Automatizar novos comportamentos Activar Medidas conscientemente

Preparar para a pandemia: Conhecimento, emoções, e cultura Transferir conhecimento de fonte fidedigna ALARME pode bloquear este processo Validar com pessoas de confiança Adoptar soluções para cada situação concreta Integrar diferentes respostas emocionais neste processo Contexto Cultural Apoiar Não culpabilizar Não excluir ajuda Interiorizar Automatizar novos comportamentos Activar Medidas conscientemente

Expectativas inteligentes … Nem aquém do desejável, nem o impossível!

EXPECTATIVAS INTELIGENTES É possível: Isolar rapidamente os doentes sem os “excluir”; Proteger durante algum tempo os são daqueles que foram obviamente expostos à infecção, com a sua ajuda; Proteger os mais frágeis do risco de infecção, com a sua colaboração; Assumir comportamentos de distanciamento social, sempre que existem indicações que o vírus circula na comunidade.

Distanciamento Social I: Especifico “Cordão protector” Quarentena Isolamento

Distanciamento Social II: Genérico Maior Isolamento e menos movimento

“Não fica mal deixar de visitar enfermos, apesar de ser obra de misericórdia; e também não fica mal, antes ficaria muito bem, acabar com os cumprimentos de uso – apertos de mão e ósculos de cerimónia, gestos que repugnam à higiene e até à cultura… …As reverências chegam, bem mais inocentes que os toques suspeitos do próximo, e logo de cousas tan polutas como beiços e dedos”. Ricardo Jorge, 1918

EXPECTATIVAS INTELIGENTES É possível: Contribuir para evitar “picos” epidémicos que desorganizam a comunidade – em termos sociais, económicos e psicológicos – e que tornam a acção dos serviços de saúde extremamente difícil.

ONDA EPIDÉMICA SEM INTERVENÇÃO EFECTIVA ONDA EPIDÉMICA ACHATADA

EXPECTATIVAS INTELIGENTES É possível: Evitar a “cidade da gripe” , deprimida, “derrotada” perante o desafio pandémico, que perdeu a confiança e a auto estima…

ESCOLA DOMICÍLIO industrias hotelaria “utilities” serviços escritórios COMUNICAÇÃO ESCOLA industrias hotelaria “utilities” serviços escritórios 26

“Culpados” … procuram-se Perdas humanas “Culpados” … procuram-se Disrupção social Flu City Discriminação Egoísmo Impacto económico negativo

EXPECTATIVAS INTELIGENTES Não é possível: Evitar a pandemia da gripe; Não passar por momentos difíceis relacionados com o número elevado de doentes; Eliminar algumas das complicações da gripe, numa percentagem pequena dos casos; Fazer com que, repentinamente, o país, as instituições e as pessoas atinjam a perfeição.

EXPECTATIVAS INTELIGENTES É possível: Ter uma ideia clara dos desafios que nos esperam …

Desafios imediatos na resposta à “ameaça pandémica” Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Cuidados de saúde Protecção Empresas Abertura Escolas Populações vulneráveis Eventos de massas Distribuição Vacinas

EXPECTATIVAS INTELIGENTES É possível: Alinhar nas “regras do jogo” um desafio global Activar respostas inteligentes nas redes sociais de proximidade Inovar em tempo de crise e ganhar alguma coisa com isso

Cidade Inteligente Etiqueta respiratória Novas formas de acompanhamento Higiene Cidade Inteligente Solidariedade Inclusão Distanciamento inteligente Inovação

EXPECTATIVAS INTELIGENTES É possível tirar partido da “ameaça pandémica” e inovar” - exemplos: - Aperfeiçoar uma nova mistura entre ensino presencial e aprendizagem à distancia; - Adoptar novas formas de organização do trabalho, encontrando novos nichos para o tele-trabalho; - Desenvolver novas estratégias de comunicação nas organizações e na comunidade utilizando as novas tecnologias da informação e da comunicação associando melhor eficácia da comunicação com relações de confiança; - Face a um objectivo comum – sermos mais inteligentes do que o vírus da gripe – é bom reforçar laços de pertença, vestir a camisola e ficar com ela vestida…