O que é? Programa de Auxílio Estudantil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

PROJOVEM URBANO 2012.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Ampliação da faixa etária do Programa Bolsa Família
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIPOCA – CEARÁ
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
CIMA/DEINF/CADASTRO DE ALUNOS
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
CIMA/CIE/NRM CADASTRO DE ALUNOS
1 PROGRAMAS FEDERAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Transferência de Renda –Bolsa Família Sistema Único de Assistência Social – SUAS –Proteção Social Básica –Proteção.
Ministério da Educação
2- Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas Descrição: O serviço tem por finalidade a prevenção de agravos.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
PPCAAM / PR Introdução Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Estado do Paraná.
ORIENTAÇÕES SOBRE A COLETA NO SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social “Resolução CNAS nº. 16/2010”
BAAE - I Destinada preferencialmente ao aluno que se enquadre em condições de necessidades socioeconômicas 1) Inscrições exclusivas para ingressantes da.
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Prestação de Contas.
Proteção Social Básica
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Modelo anterior de atendimento
Processo para Concessão de Assistência Estudantil Edital Nº. 02/2013
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Cotas para universidades federais: solução ou problema?
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Programa Bolsa Permanência
TransFormação: Habilidades para Produtividade
PROCEDIMENTOS PROUNI (EAD)
Secretaria de Assistência Social - SEAS Em abril de 2014, a SEAS assinou termo de aceite junto ao MDS, pactuando o reordenamento de 90 vagas para o acolhimento.
ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PROJETO ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE PRONATEC – AULA INAUGURAL.
São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na.
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
Inscrições nas ONGs 31 de JANEIRO a 4 de FEVEREIRO ONG Casa dos Meninos Rua Açucena do Brejo, 16ª - Tel.: ONG: Instituto Paulista de Juventude.
Fórum Permanente de Combate CENTROS DE CONVIVÊNCIA INFANTIL
O que é o Subsídio Social Extraordinário?
CONTRADIÇÕES NO INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPB ANTES E PÓS-SiSU Paulo Hideo Nakamura MAIO/2015.
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
AÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO DE VISITAS
CIMA / DEINF / CADASTRO DE ALUNOS
Documentos para matrícula (Resumo) ENSINO TÉCNICO
UFABC – Universidade Federal do ABC.
Portaria spprev nº 102, de 28/02/14, doe DE 06/03/14, republicada em 08/03/14. Dispõe sobre novo regulamento para homologação de CTC – Certidão de Tempo.
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
Convênios com Universidades e Escolas de Idiomas Hesselbach Company.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
O Município de Santarém cria o Cartão Sénior Municipal como forma de apoio às dificuldades sócio económicas da população idosa do concelho de Santarém.
Ministério da Educação
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS PROAA F RESOLUÇÃO N º 020/2013 CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM 22 DE NOVEMBRO DE 2013 Universidade Federal do Rio Grande Pró-Reitoria.
Ações pactuadas por situação no Eixo da Assistência Social – out./ Inclusão.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Programa Bolsa Família
INFORME DE AÇÃO EDUCACIONAL CURSO TÉCNICO EM GERÊNCIA EM SAÚDEwww.cosemsmg.org.br REUNIÃO COSEMS – FEVEREIRO 2010 MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Departamento de Governo Eletrônico Dezembro de 2005 Serviços.
Procedimentos para participação nos processos seletivos para concessão dos auxílios previstos nos Programas de Promoção à Permanência do Campus Ceilândia.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
PEP EJA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS.
Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Contínuo.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
De Bolsas de Estudo Política Senac de Concessão. A Política Senac de Bolsas de Estudo foi criada em 2006 com o objetivo de facilitar o acesso à educação.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
 Subvenções  Auxílios  Contribuições. 1) Necessidade do serviço 2) Apresentação do Plano de Trabalho 3) Identificação da modalidade das despesas (auxílio,
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

O que é? Programa de Auxílio Estudantil É um benefício financiado pela Prefeitura de Montes Claros, correspondente a 50% do valor da tarifa paga no percurso de ida e volta entre a residência e a estabelecimento de ensino do estudante beneficiário.

Importância Política – Cumprimento do Programa de Governo; Social – Beneficiará prioritariamente aos mais carentes, realizando a inclusão social. Educacional – Proporcionará a permanência do estudante na instituição de ensino Econômica – Proporcionará a redução das despesas no orçamento familiar do estudante

Público Alvo 4.551 18.331 Total Geral - 98.033

Público Alvo do Ensino Superior Unimontes – 4.946 alunos no campus sede (2011) Demais instituições – 10.000 à 15.000 alunos presenciais e à distância (estimativa)

Lei 4.447/2001 – Principais Aspectos Quem poderá requerer o benefício? Quais são as Restrições? Quem será preferencialmente beneficiário? Quem custeia o benefício?

Quem poderá requerer o benefício? Todos estudantes que residam a mais de mil metros da instituição de ensino. Que estejam cursando: Ensino Fundamental, Médio, Técnico ou Superior presencial

Quem será preferencialmente beneficiário? 1 - Os beneficiários dos programas sociais: I - Bolsa Família/Benefício Variável Jovem; II - Proteção Social Especial/Acolhimento Institucional; III – Auxílio Moradia IV - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI; V - Remoção e Reassentamento Familiar;

Quem será preferencialmente beneficiário? VI - PROAS - Programa de Reassentamento de Famílias VII- Projovem – Programa Nacional de Inclusão de Jovens nas seguintes modalidades: Projovem Adolescente – Serviço Socioeducativo, Projovem Urbano e Projovem Trabalhador. VIII - PROUNI – Programa Universidade para Todos – Beneficiários de Bolsas Integrais.

Quem será preferencialmente beneficiário? 2 - Os beneficiários de sistemas de vagas de estabelecimentos de ensino público. Exemplo da Unimontes: AFRODECENDENTE, CARENTE EGRESSO ESCOLA PÚBLICA, CARENTE INDÍGENA

Processo de Inscrição

Locais de inscrições As inscrições poderão ser realizadas nos: CRAS´s - Centros de Referência de Assistência Social Subprefeituras Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer

O que é necessário para inscrição? 1 – Preencher o formulário de Requerimento do Auxílio de Meio Passe Estudantil 2 – Anexar documentos comprobatórios

Quais são os documentos? 2 fotografias 3x4, recentes e sem rasuras; Comprovante de endereço residencial; Certidão de nascimento ou cédula de identidade do estudante e do responsável legal, no caso do estudante ser menor de idade (cópia autenticada em cartório ou acompanhada do original para conferência e autenticação);

Quais são os documentos? Cópia do CPF. O menor de 18 anos que não possuir o documento deverá anexar o mesmo em nome da mãe, pai ou responsável legal, nesta ordem de preferência; Comprovante de matrícula;

Quais são os documentos? Demais documentos comprobatórios da situação ensejadora conforme esta Instrução Normativa. Ex.: Bolsa Família: Ultimo extrato bancário acompanhado da cópia do cartão Bolsa Família (com originais para conferência ou autenticação)

Ex.: PROUNI – Programa Universidade para Todos – Beneficiários de Bolsas Integrais: Declaração emitida pela Instituição de Ensino Superior.

Etapas Processo CRAS Subprefeituras Inscrições CRAS Subprefeituras Análise Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer Concessão MCTrans ATCMC