Termodinâmica dos Buracos Negros Vivianni C. de S. Santos e Francisco de A. Brito Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
Advertisements

COSMOLOGIA MATERIAL E ESPIRITUAL AULA 4.
POTÊNCIA Se uma força externa é aplicada num corpo, e se o trabalho feito por essa força for W no intervalo de tempo t, então a potência média durante.
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”
Ciências . Aula 01 Astronomia.
BIG BANG PARA PRINCIPIANTES
Mecânica dos Fluidos Problemas resolvidos
Esforços de Massa e de Superfície
Tópico Avançado: A teoria Geral da Relatividade.
supergravidade ou gravitação quântica gravitação eletromagnética forte t < s , T > 1032 K ERA DE PLANCK supergravidade ou gravitação quântica.
Relatividade especial trabalha com referenciais inerciais
O QUE É FÍSICA QUÂNTICA?.
PARTÍCULAS ELEMENTARES
Termodinâmica.
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
GRAVITAÇÃO IVAN SANTOS. Os primeiros a descreverem sistemas planetários explicando os movimentos de corpos celestes foram os gregos. O mais famoso sistema.
MATÉRIA E ENERGIA.
Segunda Lei da Termodinâmica
MÓDULO 1 – FÍSICA , PARA QUE SERVE ISSO?
Teoria Geral dos Sistemas 3
2ª lei da TERMODINÂMICA Módulo 03 Física 01 Pág. 20.
Leis de Newton do Movimento
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
Matéria e Energia Escuras, Buracos Negros
Gás ideal e primeira lei da Termodinâmica Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva Tutor: Gustavo Luz.
Termodinâmica - Aula 2 2. Termodinâmica
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
Capítulo 20 Aula 1 Entropia e a segunda lei da termodinâmica
Introdução à Termodinâmica.
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
Capítulo 1 Introdução: matéria & medida
TERMODINÂMICA QUÍMICA
Universidade Federal de Itajubá
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Ciências da Natureza e suas
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Generalizando as Coisas
Física Hoje Uma das grandes questões da Física hoje Uma das grandes questões da Física hoje é saber quais os componentes básicos da matéria e da radiação.
Introdução à Máquinas Térmicas Curso Técnico Mecânico – Modulo IV
Física dos Buracos Negros Os trabalhos de Hawking
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
Fernando Luiz Pellegrini Pessoa UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Ana Cecília Soja Maio Mecanismos de Transporte de Energia - Principais Mecanismos: - condução; - convecção; - radiação. Todos eles são dependentes.
Capítulo 4 Máquinas Térmicas, Entropia e
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UNIDADE ACADÊMICA DE FÍSICA
Bloco 1 Bloco 2  , igualamos (1) e (2) 
Uma carga de prova q0 colocada num campo eléctrico
Curso de Ventos Estelares Marcelo Borges Fernandes.
Curso de Graduação em Engenharia Civil
Termometria Conceito de temperatura
TERMOQUÍMICA Curso Técnico em Análises Químicas Módulo III
Buracos negros João Calhau Lino Rodrigues Guilherme Pereira
Calculo II Prof Me Carlos Bifi
1. ENERGIA – DO SOL PARA A TERRA
FORÇAS.
* Teoria da relatividade * Descoberta do elétron
Impulso e quantidade de movimento
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
DO SABER ÉTICO À ÉTICA VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, p
Hartmann III Possível, necessário, contingente. Hartmann começa examinando os vários significados de: –Contingente –Necessário –Possível.
Calor, Primeira Lei da Termodinâmica e Transformações Gasosas
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Introdução à Termodinâmica.
Física I 2009/2010 Aula 01 Forças e Movimentos I.
LEIS DE NEWTON MARCOS JÚNIOR JOSIANO FREITAS 20 DE SETEMBDO DE 2012.
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
EFEITO FOTOELÉTRICO e e. Capacidade da luz em ejetar elétrons de diversas superfícies metálicas. Capacidade da luz em ejetar elétrons de diversas superfícies.
ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
Temperatura e Dilatação Cap. 19 Lilian R. Rios 03/05/16 03/05/16.
ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO
Transcrição da apresentação:

Termodinâmica dos Buracos Negros Vivianni C. de S. Santos e Francisco de A. Brito Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Unidade Acadêmica de Física Campina Grande, 09 de dezembro de 2008

Roteiro 1.0 Motivação 2.0 Soluções que Geram Buracos Negros 3.0Leis Termodinâmicas dos Buracos Negros

Primeira Parte Motivação

John Michell foi o primeiro a mostrar em 1753,que de acordo com as Leis Newtonianas um corpo suficientemente massivo e compacto geraria ao seu redor um campo gravitacional tão forte que nem a luz poderia lhe escapar de forma que eles não poderiam ser vistos.Imaginando que algo tão massivo só poderia ser uma estrela ele chamou essas estrelas de estrelas escuras,por mais paradoxal que seja.

Mas a verdade é que, essas estrelas ocultas só começaram a atrair a atenção depois dos trabalhos de J.A. Wheeler que resolveu chamá-las de Buracos Negros,tanto por conta dos próprios trabalhos do Wheeler, que juntamente com a recente descoberta dos quasares atraíram a atenção da comunidade científica novamente ao tema,dessa vez na tentativa de detectá-los,quanto por conta do nome por ele sugerido que seduziu a imaginação pública.

Uma pequena amostra da criatividade gerada

Segunda Parte Soluções que geram Buracos Negros

Solução de Schwarzchild

Solução de Reissner-Nördstron

Terceira Parte As Leis Termodinâmicas dos Buracos Negros

Em1971 Hawking já havia demonstrado o seguinte Teorema : Teorema da Área :A área de um Buraco Negro nunca diminui

E em 1973 Berkenstein encontrou a fórmula que quantificava a perda de informação do Buraco Negro durante sua formação : Logo após Smarr obteve a fórmula exata :

Baseados nisso e fazendo uma analogia a Termodinâmica Clássica, Barden,Carter e Hawking, enunciaram as Leis da Termodinâmica dos Buracos Negros. S.Hawking B.Carter

Lei Zero Lei Zero da Termodinâmica : Quando dois corpos estão em equilíbrio Térmico com um terceiro eles também estão em equilíbrio térmico entre si Lei Zero dos Buracos Negros : A gravidade superficial é constante para os Buracos Negros em equilíbrio

Primeira Lei Primeira Lei Termodinâmica : Primeira Lei dos Buracos Negros:

Temos então

Segunda Lei Segunda Lei Termodinâmica : "Não ocorrem processos nos quais a entropia de um sistema isolado decresça:em qualquer processo que tenha um sistema isolado,a entropia do sistema aumenta ou permanece constante. Segunda Lei dos Buracos :Não ocorrem processos nos quais a área de um Buraco Negro dimiua:em qualquer processo que envolva um Buraco Negros a área do Buraco Negro aumenta ou permanece constante.

Terceira Lei Terceira Lei Termodinâmica : A entropia de toda substância sólida ou líquida em equilíbrio interno a zero absoluto é nula;é impossível,por meios físicos,reduzir a temperatura de um sistema a zero absoluto. Terceira Lei dos Buracos Negros : A gravidade superficial κ não pode ir à zero por meios físicos

Temperatura Hawking Buracos Negros são Corpos que classicamente não irradiam,sendo assim as Leis Termodinâmicas dos Buracos Negros só eram aplicadas a Buracos Negros Extremos ( κ=0).Entretanto em 1975 Hawking considerando os efeitos da Gravitação Clássica em um Campo Escalar Quântico percebeu que um observador detectaria uma radiação proveniente do Buraco Negro.A essa radiação foi dada o nome de Temperatura Hawking.

Principio da Incerteza

Segundo esse Principio o vácuo clássico não existe.Na verdade o que o lugar que aparenta conter o nada é um mar de pares de partículas/antipartículas que são criadas e aniquiladas rapidamente.Quando um desses pares é criado na vizinhança do Buraco Negro uma das partículas é tragada pelo mesmo enquanto a outra é acelerada no espaço.

Agora examinemos o caso C: Durante o processo em que uma das partículas é lançada no espaço,ela se torna real com massa positiva enquanto sua companheira que caiu no Buraco Negro para compensar fica com massa negativa,diminuindo assim a massa total do Buraco Negro.

Mas agora vejamos : 1-Durante esse processo o Buraco Negro não realiza trabalho,logo : 2-Segundo a Primeira Lei,nesse caso :

Mas segundo a Fórmula do próprio Hawking:

A Entropia do Sistema diminuiu! Para solucionar esse problema,Berkenstein sugeriu uma nova segunda lei,conhecida como :Segunda Lei Generalizada.

Segunda Lei Generalizada