Prática Jurídica I Petição Inicial.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIQUIDAÇÃO.
Advertisements

PETIÇÃO INICIAL - AÇÕES CÍVEIS E DOS SEUS RITOS RITO SUMÁRIO
DA PETIÇÃO INICIAL Prof. Esp. Diogo de Calasans Melo Andrade.
Profa. Grasiele A.F. Nascimento
LITISCONSÓRCIO ATIVO ULTERIOR
Aula 2: Prática trabalhista
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
PROFª KYLDES BATISTA VICENTE WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
PETIÇÃO INICIAL TRABALHISTA PRÁTICA
Petição Inicial – Critérios para sua Elaboração e a Correção da OAB
DISTRIBUIÇÃO E PROTOCOLO
AÇÃO CAUTELAR Prof Márcio Ferezin - NPJ/MACKENZIE.
Procedimento ordinário, Petição inicial e pedidos
Ação Monitória ( art A a 1102-C, CPC)
AJUIZAMENTO – PROVIDÊNCIAS
Procedimento ordinário, Petição inicial e pedidos
Processo, Procedimento e Rito Sumário
Processo Civil II Gilmar Vieira
IMPUGNAÇÃO DO VALOR DA CAUSA
PETIÇÃO INICIAL.
TEMAS DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Direito Processual Civil I Aula 20 – Das provas em espécie
Petição Inicial Princípio da Inércia – “Art. 2o Nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos.
CURSO DE DIREITO Disciplina: Direito Processual Civil II
DIREITO PROCESSUAL PROCEDIMENTOS ESPECIAIS
A PETIÇÃO INICIAL NO PROCESSO CIVIL
Prática Jurídica I Contestação.
PETIÇÃO INICIAL (EXORDIAL) E A RESPOSTA DO RÉU
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Processo de conhecimento:
Professora Lucélia de Sena Alves
Da medida cautelar de atentado – art. 879 à 881 do CPC
Professor Ms. Arlei da Costa
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Execução da Obrigação de Fazer ( art. 632 a 638,CPC)
DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS
ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL Conceitos básicos Prof. Marlon Corrêa
Petição Inicial.
Ação negatória de paternidade
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Centro de Ciências Jurídicas Professor: Laplace Guedes Componente Curricular: Estágio III Aluno: Jaime de Souza Coelho.
Aluno: Filipe Raposo de Carvalho
Profº Carmênio Barroso
AÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO DE GUARDA
AÇÃO ANULATÓRIA (Matéria Fiscal)
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I.
Reza o Código de Processo Civil: “Art.2- Nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional, senão quando a parte ou interessado a requerer, nos casos e formas.
TIPOS DE PROCEDIMENTOS
AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL
AÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO DE VISITAS
JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC
PROCESSO CIVIL: Aula 03 Processo e Procedimento
Aula I Ementa: Procurações; Substabelecimentos; Petições de Juntada.
José Miguel Garcia Medina Teresa Arruda Alvim Wambier
Profº Carmênio Barroso
ELABORAÇÃO DE PETIÇÃO INICIAL TRABALHISTA
ORIENTAÇÃO QUANTO AO USO CORRETO DA LINGUAGEM PADRÃO CULTA Prof: Leila Tosi.
ELEMENTOS DA AÇÃO O Conhecimento dos elementos da ação propicia ao estudioso do direito entender com profundidade institutos jurídicos tais quais a litispendência,
PRÁTICA SIMULADA II Aula 2 – Articulação, Teoria e Prática. Os elementos da petição inicial Profª. Andréa Cleto.
PRÁTICA JURÍDICA III Família e Sucessões
PRÁTICA SIMULADA I Aula 5 – Resolução do Plano de Aula 4 – Ação de Consignação em Pagamento Profª. Andréa Cleto.
Denominação: A petição exordial ordinária na Justiça do Trabalho, na forma do disposto no artigo 840 CLT, tem a denominação de Reclamação Trabalhista.
Brocardo jurídico “Da mihi factum dabo tibi jus.” “Dá-me os fatos e eu te darei o direito.”
Transcrição da apresentação:

Prática Jurídica I Petição Inicial

Formação da relação processual 1) Processo Conceito Formação da relação processual Espécies: - Processo de Conhecimento (art. 1º ao 565) A) Cunho Declaratório B) Cunho Constitutivo C) Cunho Condenatório D) Mandamental E) Executiva - Processo de Execução (art. 566 ao 795) - Processo Cautelar (art. 796 ao 889)

Jurisdição Contenciosa – Art. 890 e ss. (ação de prestação de contas) 2) Procedimento Conceito Espécies: - Procedimento Comum: Ordinário Sumário - Procedimento Especial Jurisdição Contenciosa – Art. 890 e ss. (ação de prestação de contas) Jurisdição Voluntária – Art. 1103 e ss. (separação consensual)

Petição Inicial: É o meio formal pelo qual o autor deduz em Juízo uma causa, fazendo assim nascer um processo. Requisitos intrínsecos: a) o juiz ou tribunal, a que é dirigida; (Art. 86 a 101) b) os nomes, prenomes, estado civil, profissão, domicílio e residência do autor e do réu; c) o fato (evento ou conjunto de eventos apto a gerar o nascimento do direito ou da relação jurídica de que o autor se diz titular);

d) os fundamentos jurídicos do pedido (qualificação jurídica ou enquadramento jurídico dos fatos); e) o pedido, com as suas especificações; * imediato: é a espécie de providência jurisdicional que o sujeito ativo da ação exige do Poder Judiciário. * mediato: é o bem da vida reclamado pelo autor por meio da ação. f) o valor da causa; (define o valor das custas, os honorários, cabimento do procedimento sumário, etc...)

g) as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; (Art. 331 § 2º CPC) h) o requerimento para a citação do réu; (285 CPC) i) forma escrita; j) assinatura – 169 CPC k) endereço do advogado - 39 CPC.

Requisitos Extrínsecos: a) procuração; b) documentos indispensáveis – 283 CPC; c) guia de custas; d) cópia da petição inicial para instruir o mandado (contra-fé);

INICIAL PROCEDIMENTO ORDINÁRIO (Art. 282 do CPC) Endereçamento: Juízo a que é dirigida – Art. 86 e seguintes do CPC. Pólo Ativo: Nome, qualificação (nacionalidade, estado civil, profissão, RG, CPF) e endereço - se pessoa física; ou nome, qualificação (pessoa jurídica de direito privado, CNPJ, representante legal) e endereço – se pessoa jurídica.. Advogado(a): Nome, número de ordem e endereço. Ex.: “por seu advogado João da Silva, inscrito na OAB/PR 00.000, com endereço na Rua...”. Natureza da Pretensão: Usar o verbo “propor” ou “requerer processamento de” seguido do nome da ação e do procedimento. Pólo Passivo: Nome, qualificação (nacionalidade, estado civil, profissão, RG, CPF) e endereço - se pessoa física; ou nome, qualificação (pessoa jurídica de direito privado, CNPJ, representante legal) e endereço – se pessoa jurídica.

Fatos: Descrever os fatos de maneira objetiva e completa. Documentos: Indicar a juntada de todos os documentos, exemplo: (doc. anexo); ou fazer rol de documentos. Fundamentos: Aplicar o direito material ao caso concreto. Indicar o dispositivo legal a que está fundada a pretensão do seu cliente, adequando a norma ao fato. Transcrições: Transcrever no mínimo uma doutrina ou uma jurisprudência.

Pedido 1: Procedência do pedido para o fim de ... Pedido 2: Citação do Requerido para apresentar defesa, no prazo legal, sob pena de revelia e confissão quanto a matéria de fato; Pedido 3: Condenação do Requerido em custas e honorários advocatícios; Pedido 4: Produção de todas as provas em direito admitidas em especial, depoimento pessoal do Requerido, prova testemunhal, documental e pericial; Valor da causa: Art. 258 ao 261 do CPC. Dá-se à causa o valor de ... Final: Pedido de deferimento, local, data, nome, número da OAB e assinatura.