5 – MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR E A “PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A partir da década de 70, a Educação Permanente foi vista como
Advertisements

Educação de Jovens e adultos
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
O papel do Educador Acho que o papel de um educador conscientemente progressista é testemunhar a seus alunos, constantemente, sua competência, amorosidade,
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
I Seminário “Dengue: desafios para Políticas Integradas de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde” 23 a 25 e novembro de 2009 ENSP – Rio de Janeiro.
A pesquisa em temas da EJA na Argentina nas últimas décadas
Três décadas de caminhadas na EJA/AJA: da curiosidade ingênua a busca epistemológica em Freire
Paulo Freire A Pedagogia da Libertação
PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POR UMA “PALAVRAÇÃO”
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção.
ALFABETIZAÇÃO & LETRAMENTO
Uma nova era: a era da alfabetização
Pensamento Pedagógico Brasileiro
Especialização PROEJA UFRGS 2008
ALUNAS: ANDRÉIA ALINE JUSSARA ARIANE MICHELE ANA PAULA.
O que está em jogo ... É a disputa por recursos, pois existe o sistema de COOPERAÇÃO financeira; Aumenta a defasagem entre o sistema educacional e o sistema.
Alfabetização de Adultos e Conscientização
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas DIcarahy - Depto. de História, Faculdade.
Práxis pedagógica segundo Paulo Freire.
MÉTODO PAULO FREIRE.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.
O faroeste brasileiro incluiu 16 municípios entre as 50 cidades com o maior índice de homicídios: - Maceió (AL) com 79,8; - Fortaleza (CE) com 72,8; -
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Vinte anos de políticas públicas
PAULO FREIRE 10 ANOS DE SAUDADE.
Os conceitos de alfabetização
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: HISTÓRIA E POLÍTICA
Antecedentes da EaD FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional 4º Período: Introdução a.
SEGUNDO EDUCADORES DA EJA Professora Dóris Maris Luzzardi Fiss - PEAD
Tendência Progressista Libertadora
As contribuições de Paulo Freire para o Ensino de Bioética Margaréte May Berkenbrock-Rosito Professora convidada Mestrado em Bioética Centro Universitário.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ IV REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA XIII REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS NORTE E NORDESTE JUVENTUDE INDÍGENA: ETNOGRAFANDO A ORGANIZAÇÃO.
/ / Década de SAIR.
Os quatro pilares da educação.
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas D’Icarahy - Depto. de História,
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Educação Paulo Freire. PORQUE UM REFERENCIAL TEÓRICO ? Buscar uma nova organização para o espaço significa ousar. Um desafio para nós, educadores, coordenadores,
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
PESQUISAS COM FOCO EM HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, TRABALHO E MOVIMENTOS SOCIAIS Maria Margarida Machado Maria Emilia de Castro Rodrigues.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Em Goiás 1940/50 – campanhas – CEAA
PAULO FREIRE.
Introdução à História 6° Ano Prof°. Pedro Tavares.
Disciplina de Educação Popular II Etapa
Prof. Daniela Reis.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Educação do Campo GeoAgrária Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia.
Formação continuada dos professores da rede municipal de EJA de Goiânia A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia utiliza como uma estratégia de formação.
ÁREA SOCIAL Grupo 3.
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Metodologias usadas nos locais de atuação. No área do Pico em Itaboraí, na Escola do Campo Municipalizada Maria das Dores Antunes: Rodas de Conversa e.
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
EQUIPE: Rafaela – 36 Juquiliane – 23 Maria Eduarda Bitu – 30 Gabriela - 37.
1870 – Criação de escolas noturnas em quase todas as províncias do país para atender uma preocupação das elites brasileiras. Neste momento estava sendo.
Fatos políticos e sociais  Organização do sistema público de educação no Brasil  organização do Sistema público de educação de jovens e adultos no Brasil.
Educação de jovens e adultos
EDUCAÇÃO EM SAÚDE UNIVALI CURSO DE MEDICINA 7 PERIODO
Pedagogia Progressista Libertadora
Transcrição da apresentação:

5 – MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR E A “PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE”

A criação da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura), a redemocratização do Brasil e a criação do “Serviço de Educação de Adultos”, em 1947, como órgão do Departamento Nacional da Educação do MEC.

INICIATIVAS DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS: Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (1947); b) Campanha Nacional de Educação Rural (1952); c) Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (1958).

MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960 MCP – Movimento de Cultura Popular, vinculado à Prefeitura de Recife - Pernambuco.

de Cultura, criados por iniciativa da UNE (União Nacional CPC – Centros Populares de Cultura, criados por iniciativa da UNE (União Nacional dos Estudantes).

(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). MEB – Movimento de Educação de Base, ligado à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

CEPLAR – Campanha de Educação Popular, da Paraíba. De Pé no Chão também se Aprende a Ler, promovido pela Prefeitura de Natal.

“PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE” Ficou conhecida, no Brasil e no mundo, como pedagogia problematizadora, conscientizadora, libertadora, popular.

Procurando superar a “educação bancária”, o método Paulo Freire (de alfabetização de adultos) estimulava a problematização das situações vividas pelos educandos, promovendo a passagem da “consciência ingênua” para a “consciência crítica” (conscientização).

Bibliografia FÁVERO, O (org.). Cultura popular e educação popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Graal, 1983. PAIVA, V. Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 1983. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1981.