PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elaborado por: Prof. Julien Ariani de Souza Laudelino
Advertisements

DESPERTANDO O GOSTO PELAS HISTÓRIAS INFANTIS
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho.
Edna Maria Barbosa Arrebola
PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI. PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
LOCAL: Centro Espírita “LAR DE MARIA”
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
Os níveis básicos da leitura
CRÔNICAS.
Conexão entre literatura infantil e matemática
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
AS FÁBULAS.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
PROJETO Navegando na Leitura
ELIANE PEREIRA DE BRITO
Contos e Fábulas Dentre os gêneros textuais mais indicados para o trabalho com as crianças estão: o conto e a fábula. Para o imaginário infantil é extremamente.
Relatório de Proposta de Projeto
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Organizando o trabalho pedagógico
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Contadores de histórias
PROJETO DE LEITURA - ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS - PÓLO “Projeto destinado aos alunos do ensino fundamental, tendo como objetivos incentivar o hábito.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Novos Programas de Português do Ensino Básico NPPEB Didatização 1Madalena Relvão & Graça Trindade.
LEITURA COMPARTILHADA
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Planejamento da Rotina Semanal
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
PROJETO.
Histórias em Quadrinhos
Etapas de uma sequência didática
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Apropriação do Sistema de Escrita
PROFª. Leila de Souza Ganem
CEEBJA Prof Paschoal Salles Rosa Ponta Grossa – PR
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
Uma WebQuest de português para o 1º ano
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
PRODUZIR TEXTOS A PARTIR DE QUADRINHOS INTRODUÇÃO. Um dos conhecimentos escolares mais utilizados são a produção de textos. Quando pensamos na dimensão.
Projeto: “Colcha de Retalhos”
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Abrir o Apetite Poético
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
TRABALHO COLABORATIVO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
ESCOLA MUNICIPAL PONTE DA AMIZADE
Transcrição da apresentação:

PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE” ESTE PROJETO FOI REALIZADO COM A TERCEIRA SÉRIE A, PELA PROFESSORA WILSINEIA DE SOUZA MACHADO NA “ESCOLA CATHARINA CHEQUER

INTRODUÇÃO A FÁBULA É UMA FORMA DE LITERATURA MUITO ANTIGA.PORÉM, NUNCA ENVELHECE, SEMPRE SÃO RECONTADAS ATÉ OS DIAS DE HOJE. OS AUTORES USAM OS ANIMAIS PARA ANALISAR O COMPORTAMENTO HUMANO. AS FÁBULAS SÃO FORMAS DE EDUCAR E ENSINAR VALORES A SOCIEDADE. TEM COMO HÁBITO, ACRESCENTAR AS HISTÓRIAS UMA CONCLUSÃO, QUE É CHAMADA DE “MORAL DA HISTÓRIA.” E PARA CADA HISTÓRIA, PODEMOS TIRAS DIVERSAS CONCLUSÕES(MORAL), VARIANDO DE ACORDO COM O LEITOR. NAS FÁBULAS DE ONTEM,PODEMOS CITAR AS DE ”ESOPO, MONTEIRO LOBATO, RUTH ROCHA”. E OS OUTORES DAS FÁBULAS DE HOJE,SÃO OS ALUNOS.

JUSTIFICATIVA OBJETIVOS GERAIS PARA FORMARMOS BONS LEITORES,DEVEMOS LEVAR OS ALUNOS A TER CONTATO DIRETO COM A LEITURA E A ESCRITA. SERÃO DESENVOLVIDAS ESTRATÉGIAS DE UM PROJETO DIDÁTICO, COM O TÍTULO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE” ONDE OS ALUNOS VIVENCIARÁ DE FORMA LÚDICA E PRAZEROSA, O ATO DE LER E PRODUZIR SEU TEXTO. OBJETIVOS GERAIS DESPERTAR NO ALUNO O PRAZER PELA LEITURA E SER PRODUTOR DE SEU PRÓPRIO TEXTO, ATRAVÉS DO GENERO LITERÁRIO FÁBULA E SER CRIATIVO PARA TIRAR CONCLUSÃO COM A MORAL.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS -----DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA E PELA ESCRITA. -----RECONHECER UMA FÁBULA. -----DESENVOLVER O IMAGINÁRIO. -----REPRODUZIR O TEXTO ORALMENTE, MANTENDO A SEQUÊNCIA DOS FATOS. -----DESCREVER OS PERSONAGENS DA FÁBULA. -----UTILIZAR AS REGRAS ORTOGRÁFICAS E PONTUAÇÕES. -----ENVOLVER A FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR. RECURSOS: COLEÇÃO DE PEQUENAS FÁBULAS. APARELHO DE SOM. CÓPIAS DE FÁBULAS. COLA, TESOURA, PAPÉIS VARIADOS.

DESENVOLVIMENTO O PROJETO ESTÁ DIVIDIDO EM ETAPAS. AS ATIVIDADES PROPOSTAS EM CADA ETAPA, FOI ATINGIDA, SEGUNDO OS ANSEIOS DOS OBJETIVOS. PRIMEIRA ETAPA: FOI NARRADO UMA FÁBULA, FAZENDO A LEITURA DRAMATIZADA PELA PROFESSORA ”OS DOIS PATOS E A TARTARUGA”, ENFATIZANDO A MORAL DA HISTÓRIA.ONDE MOSTRA PARA O EDUCANDO, QUE UMA PESSOA SÁBIA, PENSA ANTES DE FALAR. DESENHAR OS PERSONAGENS E ESCREVER A FÁBULA COM AS PRÓPRIAS PALAVRAS. SEGUNDA ETAPA: PESQUISAR E LER UMA FÁBULA E ILUSTRÁ-LA COM PAPÉIS VARIADOS. TERCEIRA ETAPA: LEVAR UMA FÁBULA PARA CASA, PARA SER LIDA COM A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS OU OUTRO FAMILIAR. TRAZER A CONCLUSÃO DA MORAL DA HISTÓRIA.(MOSTRANDO A DIVERSIDADE DE CONCLUSÕES.)

QUARTA ETAPA: CRIAR UMA FÁBULA, COLOCAR O TÍTULO , OS PERSONAGENS ( ANIMAIS QUE SE COMPORTAM COMO HUMANOS) E LEMBRAR DE COLOCAR A MORAL, ONDE VOCÊ ENSINA E APRENDE. DESENHAR OS PERSONAGENS. A CORREÇÃO SERÁ FEITA PELOS COLEGAS. QUINTA ETAPA: ORGANIZAR A CLASSE PARA SELECIONAR ALGUMAS FÁBULAS PARA SEREM DRAMATIZADAS ( TEATRO). APRESENTAÇÃO DAS PEÇAS. AVALIAÇÃO SERÁ FEITA DURANTE TODO O PROCESSO. OBSERVAR A PARTICIPAÇÃO E OS REGISTROS DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS: AMPLIAR O REPERTÓRIO, PRODUÇÃO DE TEXTO, ANALISAR A SEQUÊNCIA DOS FATOS, ORTOGRAFIA E PONTUAÇÃO.

OBS: OS TEXTOS CRIADOS PELOS ALUNOS, SERÃO TRABALHADOS, COMO LEITURAS, . SE A MORAL DA HISTÓRIA ESTÁ DE ACORDO COM A NARRAÇÃO. OBS: OS TEXTOS CRIADOS PELOS ALUNOS, SERÃO TRABALHADOS, COMO LEITURAS, NA SALA DE AULA.