Planejamento PNAIC 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Integrando diferentes áreas de conhecimento
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Edna Maria Barbosa Arrebola
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Rotina na Alfabetização:
Linguagem, alfabetização e letramento
Programa Ler e Escrever
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
Currículo oficial de São Paulo
Modalidades Organizativas
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientação Técnico-Pedagógica
Avaliação da Aprendizagem em Processo
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Organizando o trabalho pedagógico
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Da avaliação ao acompanhamento
Etapas de uma sequência didática
Reflexões sobre Produção Textual
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Didática da Alfabetização
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Projetos e Sequências Didáticas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Planejamento PNAIC 2014

PLANEJAMENTO Espaço para antecipação do que será feito. Ao elaborar as sequências de atividades, será necessário pensar como essa sequência poderá contribuir para a construção dos conceitos que serão trabalhados. Os objetivos de aprendizagem necessitam estar explícitos no planejamento para que os alunos compreendam os conteúdos. Todo o planejamento precisa prever que a aula deva ter início, meio e fim.

Planejar envolve pensar em: Objetivos; Materiais ; Organização do espaço; Instrumentos; Retorno aos alunos ; Fechamento da aula ;

Organização da sala de aula: É preciso pensar nas diferentes formas de organização, tanto no espaço físico da sala de aula quanto do movimento de problematização, discussão e sistematização de conhecimentos matemáticos. Espaço físico da sala de aula: com instrumentos, símbolos, objetos e imagens pertencentes ao campo da matemática escolar e não escolar.

Ambiente propício a aprendizagem Cenário de investigação, espaço de aprendizagem em que os alunos possam matematizar, ou seja, formular, criticar e desenvolver maneiras matemáticas de entender o mundo.

Registro O registro matemático é entendido como uma comunicação sobre ideias, objetos e processos matemáticos. Pode ser realizado por meios de diferentes gêneros textuais: registro reflexivo para os alunos, registro de comunicação aos colegas e professor, registro de processo para constituir memória, registro como forma de sistematização, como apropriação de uma linguagem, registro como forma de comunicação da resolução e/ou formulação de um problema.

Fechamento da aula Todo o trabalho que foi planejado e desenvolvido em sala de aula necessita de um fechamento; Socialização – Produzir coletivamente com os alunos um texto síntese discutindo as principais ideias ou, quando as atividades forem individuais, os próprios alunos contam aos demais como pensaram as situações propostas; Atividades em grupo: escolher 3 ou 4 grupos que tenham utilizado estratégias diferenciadas para socialização; Entrega de produções escritas: Recolher registros produzidos. Dar retorno, fazendo observações, chamando atenção para aspectos que podem ser melhorados, dando sugestões.

Avaliação A avaliação deverá ocorrer ao longo do processo, seja pela observação sistemática e intencional do professor, seja pelos registros produzidos pelos alunos e professores.

Modalidades organizativas do trabalho Pedagógico Atividades permanentes Sequências didáticas Projetos Atividades de Sistematização

Atividades Permanentes: Trabalho regular que objetiva uma familiaridade maior com um gênero textual ou um determinado assunto/tema de qualquer área de conhecimento de modo que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer diferentes maneiras de ler, de brincar, de produzir textos, de fazer arte, etc. ( Você sabia?, Notícia da hora, Nossa semana foi assim..., Vamos Brincar? , Fazendo arte, cantando e se encantando, Leitura diária feita pelo (a) professor( a), etc....) Podem ser diárias, semanais, quinzenais, mensais ou de acordo com a organização e objetivo do professor.

Sequência Didática A sequência didática pressupõe um trabalho pedagógico organizado em uma determinada sequência, ou seja, uma sequência de atividades, durante um determinado período, com objetivo comum, criando-se assim uma modalidade de aprendizagem mais orgânica.

Atividade de Sistematização São atividades destinadas à sistematização de conhecimentos das crianças ao fixarem conteúdos que estão sendo trabalhados. Em relação à alfabetização, são os conteúdos relativos à base alfabética da língua ou ainda às convenções da escrita ou aos conhecimentos textuais.

Projetos . Esta modalidade de organização do trabalho pedagógico prevê um produto final cujo planejamento tem objetivos claros, dimensionamento do tempo, divisão de tarefas, e por fim avaliação final em função do que se pretendia. O projeto é um trabalho articulado e pode envolver várias áreas. É comum que os projetos sejam construídos a partir de uma necessidade ou interesse do grupo.

Bibliografia Síntese realizada a partir do caderno 01 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Organização do trabalho Pedagógico /2014 Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade /2006, MEC.