ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI Silverio Henrique Vilvert svilvert@sj.univali.br

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Metodologia Exposição dialogada, sustentada por debates, estudos de caso e exercícios Pesquisas concluem que os estudantes retêm: • 10% do que lêem, • 26% do que ouvem, • 30% do que vêem, • 50% do que vêem e ouvem, • 70% do que tentam explicar e • 90% do que fazem e tentam explicar

Conceitos Básicos Tecnologia – Conjunto de processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. Tecnologia da Informação (TI) – Conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração, uso e disseminação da informação. Sistema – Conjunto de elementos ou componentes que interagem para atingir determinados objetivos (STAIR,REYNOLDS,1999).

Sistema - Elementos Elementos de um sistema Objetivo Entradas Processador Saídas Mecanismos de controle (Feedback) É a finalidade para qual o sistema existe. É tudo aquilo que o sistema necessita para funcionar. É a energia que entra no sistema: materiais e insumos, pessoal, conhecimento tecnológico, equipamentos, informações, etc.

Sistema - Elementos Processador É a parte do sistema responsável pela transformação das entradas em resultados Saídas São os resultados do processo de transformação das entradas. É importante não confundir as saídas com os objetivos do sistema. As saídas são o meio pelo qual o sistema atinge seus objetivos. Mecanismos de controle (Feedback) Constituem-se na confrontação das saídas do sistema com padrões previamente estabelecidos.

SI - Conceito Sistema de Informação É uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam, armazenam e manipulam dados, transformando-os em informações que serão disseminadas afim de fornecer suporte à tomada de decisão, coordenação, controle, análise e visualização em um organização. Devem apoiar as estratégias e processos empresariais e as estruturas e cultura organizacionais para aumentar o valor dos negócios em um ambiente dinâmico.

CONTROLE PELA ADMINISTRAÇÃO SI - Conceito Sinais de FeedBack CONTROLE PELA ADMINISTRAÇÃO Sinais de FeedBack Sinais de Controle Sinais de Controle ENTRADA DE DADOS PROCESSAMENTO E BANCO DE DADOS SAÍDA DE INFORMAÇÕES FRONTEIRA DO SISTEMA

SI - Conceito Sistema de Informação O administrador pode saber, em tempo real, a posição de seu estoque de produtos acabados, o valor de venda de determinado produto, a posição do fluxo de caixa, quais são seus devedores, quanto eles devem, qual a previsão dos pagamentos, e decidir em tempo real.

SI - Benefícios Maior eficiência, produtividade e segurança. Aperfeiçoamento das comunicações. Carga de trabalho reduzida, custos reduzidos. Maior precisão, menos erros. Maior e melhor controle sobre as operações. Decisões melhores com base em informação de qualidade, mais oportunidades. Vantagens competitivas : melhor serviço, melhor qualidade. Valor agregado aos produtos (bens e serviços)

SI - Funções Papéis fundamentais dos sistemas de informação em organizações Suporte de seus processos e operações: registro de vendas, administração de estoque, ... Suporte na tomada de decisões de funcionários e gerentes Suporte em suas estratégias em busca de vantagem competitiva

Sistemas de Informação Manual ou Informatizado Um sistema de informação pode ser manual ou informatizado; A grande maioria dos Sistemas de Informação começa de forma manual, para desenvolver o processo e depois ser informatizado; A vantagem de um Sistema de Informação Informatizado é a facilidade de armazenamento e recuperação dos dados, a rapidez no processamento e, conseqüentemente, o fornecimento de forma rápida e efetiva das informações para a gerência; A informatização de um Sistema de Informação não garante a melhoria da sua efetividade. Se o sistema de origem apresentava defeitos, a sua informatização, somente, irá aumentar o impacto destas falhas; Organizar para depois informatizar

Sistemas de Informação Informatizado SOFTWARE HARDWARE PESSOAS PROCEDIMENTOS REDE BANCO DE DADOS

Sistemas de Informação Informatizado Hardware Conjunto de dispositivos, como: processador, monitor, teclado e impressora, que aceita dados e informações, processa-os e os e os exibe. Software Grupo de programas de computador, que permite o processamento de dados no hardware. Banco de Dados Conjunto organizados de arquivos ou registros relacionados, que armazena dados e associações entre eles. Rede Sistema de conectividade que viabiliza o compartilhamento de recursos entre computadores diferentes. Procedimentos Estratégias, políticas, métodos e regras para utilizar o Sistema de Informação. Pessoas Componente mais importante nos Sistemas de Informação; inclui aquelas que trabalham com o próprio sistema ou usam sua saída.

Projetos de SIs Razões para o Sucesso Razões para o Fracasso Envolvimento do usuário Apoio da administração executiva Declaração clara de requisitos Planejamento adequado Expectativas realistas Razões para o Fracasso Falta de contribuição do usuário Falta de apoio executivo Requisitos e especificações incompletos Mudanças de requisitos e especificações Incompetência tecnológica

Sistemas de Informação Dados São os fatos em sua forma primária (nome do empregado, horas trabalhadas, peças no estoque, pedidos de venda, etc.) Informações Conjunto de dados organizados de tal forma que adquirem valor adicional além do valor do fato em si. (o conhecimento do total de vendas mensais, para um determinado gerente, é mais adequado ao seu propósito do que as vendas de cada representante de vendas individualmente)

Qualidade da informação Dimensão: tempo Prontidão: fornecida quando necessária. Atualização: atualizada quando fornecida. Freqüência: no número de vezes necessárias. Período: fornecida sobre períodos desejados. Dimensão: Conteúdo Precisão: isenta de erros. Relevância: atender às necessidades do receptor. Integridade: fornecida de forma completa. Concisão: apenas a informação necessária. Amplitude: alcance e foco de acordo com a demanda. Desempenho: mensuração de atividades concluídas, progresso realizado.

Qualidade da informação Dimensão: Forma Clareza: fácil de compreender. Detalhe: no grau de detalhe desejado. Ordem: na seqüência desejada. Apresentação: narrativa, numérica, gráfica, ... Mídia: impressa, eletrônica, vídeo, ...