QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
“O Sistema Educacional sempre situou a formação do profissional da educação, ou seja, a profissionalização docente, no contexto de um discurso ambivalente,
Pedagogia da pesquisa-ação
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Escola Superior de Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Educação e Práticas Pedagógicas
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
C ONHECENDO E C OMPARTILHANDO E XPERIÊNCIAS II Encontro de Formação com Especialistas em Educação Básica – SEE/MG 20/05/2014.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Características de um bom professor de biologia
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Didática: organização do trabalho pedagógico
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Orientação Educacional
INICIAÇÃO À PESQUISA ORIENTAÇÕES GERAIS.
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Ciência e tecnologia no ensino médio
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS : QUAIS ESTRATÉGIAS
Esclarecendo o que entendemos por conhecimento escolar
Projeto Institucional das escolas Salesianas
EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA Marcos da Silveira PUC-Rio CEEE2005.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
Política Educacional Brasileira
Softwares Educacionais – Cód
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Investigar, ensinar e aprender
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
SITUAÇÕES.
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
Metodologia de projetos
AVALIAÇÃO.
Construindo a cultura educacional inclusiva
Aprendizado de Conhecimentos Silmar da Silva Ferreira.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
Aula 7_IEEC_2015 Joana Andrade.  “...comprometer-se ideologicamente com uma causa que envolva o ser humano.”  “tornar-se professor exige mudanças de.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS? Marcos da Silveira Julho de 2005

Bachelard "Para um espírito científico, todo conhecimento é resposta a uma questão." "É a estimulação, não a resposta, que permanece o fator de controle na construção dos objetos dos sentidos" (James Baldwin).

Mais Bachelard "Na educação, a noção de obstáculo epistemológico é ... desprezada. Muitas vezes me tenho impressionado com o fato de professores de ciências ... não compreenderem que não se compreenda. Muito poucos são aqueles que investigaram a psicologia do erro, da ignorância e da irreflexão."

Pensando alto... Um princípio é usar a história da ciência para perceber a dificuldade e as etapas da formação dos conceitos e teorias. Outro princípio é usar a teoria cognitiva para entender as dificuldades do aprendizado. Mas o ensino tradicional, voltado para os conteúdos, fornece respostas já organizadas, a partir de uma ciência já pronta. Só que não adianta responder uma pergunta que o aluno ainda não se fez.

Qual conhecimento? Uma ciência dada, olhando para dentro deste conjunto de conhecimentos, valorizado por si e para si. A atenção fica restrita aos conteúdos programáticos e à sua escolha e organização.

Conhecimento para que? Voltada para o exterior da escola, pergunta o que, na realidade concreta, deve ser alterado, e por quais razões. Seu foco é nas decisões a serem tomadas pelo indivíduo e cidadão na sua vida cotidiana, política e profissional, e nos interesses aí presentes.

Pensando alto... O conhecimento não é mais estável, mas sempre incompleto e questionável a partir de sua utilidade para um objetivo colocado no mundo da vida. Esta posição coincide com a da epistemologia atual e com a história da técnica - e com a história da própria ciência.

"Colocar a cultura científica em estado de mobilização permanente, substituir o saber fechado e estático por um conhecimento aberto e dinâmico, dialetizar todas as variáveis experimentais, dar ... à razão razões para evoluir." (Bachelard)