PMBOK 5ª Edição Capítulo 11

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Transcrição da apresentação:

PMBOK 5ª Edição Capítulo 11 Projeto Copa 2014 http://www.youtube.com/watch?v=3ceyP2CL6kc&NR=1 PMBOK 5ª Edição Capítulo 11 Gerenciamento de riscos do projeto

Gerenciamento de riscos do projeto O risco do projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objetivo do projeto, como tempo, custo, escopo ou qualidade . Um risco pode ter uma ou mais causas e, se ocorrer, um ou mais impactos.

Gerenciamento de riscos do projeto .1 Planejar o gerenciamento de riscos .2 Identificar os riscos .3 Realizar a análise qualitativa dos riscos .4 Realizar a análise quantitativa dos riscos .5 Planejar as respostas aos riscos .6 Monitorar e controlar os riscos

1. Planejar o gerenciamento dos riscos Indica como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto. Risco envolve ameaças e oportunidades. Riscos mais comuns tem consequências que impactam o escopo, cronograma, custo, e/ou qualidade. A causa pode ser um requisito, premissa, restrição, ambiente e/ou condição que tenha efeito sobre os itens acima.

1. Planejar o gerenciamento dos riscos Entradas 1. Plano de gerenciamento do projeto 2. Termo de Abertura do Projeto (Project Charter) 3. Registro dos participantes (Stakeholders) 4. Fatores ambientais da empresa 5. Ativos de processos organizacionais

1. Planejar o gerenciamento dos riscos Ferramentas e técnicas .1 Técnicas Analíticas São usadas para entender e definir os riscos no contexto do projeto. É uma combinação de atitudes dos participantes frente à exposição do projeto frente ao ambiente de uma forma geral. Levam em consideração o apetite e tolerância aos riscos, a necessidade e regras para o desenvolvimento do projeto.

1. Planejar o gerenciamento dos riscos Ferramentas e técnicas .2 Opinião especializada .3 Análise e reuniões de planejamento Os participantes dessas reuniões podem incluir o gerente de projetos, membros da equipe do projeto selecionados e partes interessadas, qualquer pessoa da organização que tenha responsabilidade no gerenciamento das atividades de execução e planejamento de riscos.

1. Planejar o gerenciamento dos riscos Saída .1 Plano de gerenciamento de riscos Metodologia. Funções e responsabilidades. Orçamentação. Tempos. Categorias de risco. Definições de probabilidade e impacto de riscos. Matriz de probabilidade e impacto. Revisão das tolerâncias das partes interessadas. Formatos de relatório. Acompanhamento.

Estrutura Analítica dos Riscos EAR

Matriz de probabilidade e impacto

2. Identificar os riscos Entradas .1 Plano de gerenciamento de riscos .7 Estimativas de custos das atividades .2 Plano de gestão dos custos .3 Plano de gestão do cronograma .8 Estimativas de duração das atividades .4 Plano de gerenciamento da qualidade .9 Registro de partes interessadas .5 Plano de gestão dos recursos humanos .10 Documentos do projeto .11 Contratos do projeto .6 Linha de base do escopo do projeto .12 Fatores ambientais da empresa .13 Ativos de processos organizacionais

2. Identificar os riscos Ferramentas e técnicas .1 Revisões da documentação .2 Técnicas de coleta de informações .3 Análise de listas de verificação .4 Análise das premissas .5 Técnicas de diagramação .6 Análise SWOT / FOFA .7 Opinião Especializada Avalia

2. Identificar os riscos Saída Lista de riscos identificados. .1 Registro dos riscos Lista de riscos identificados. Lista de respostas possíveis. Causas-raiz do risco. Categorias de risco atualizadas. Checklists Fluxogramas Entrevistas Brainstorming Diagramas de afinidade

3. Realizar a análise qualitativa dos riscos Entradas .1 Plano de gerenciamento de riscos .2 Declaração do escopo do projeto – linha de base .3 Registro dos riscos .4 Fatores ambientais da empresa .5 Ativos de processos organizacionais

3. Realizar a análise qualitativa dos riscos Ferramentas e técnicas .1 Avaliação probabilidade e impacto dos riscos .2 Matriz de probabilidade e impacto .3 Avaliação qualidade dos dados sobre riscos .4 Categorização de riscos .5 Avaliação da urgência dos riscos .6 Opinião Especializada

3. Realizar a análise qualitativa dos riscos Saída .1 Registro de riscos (atualizações) A classificação relativa ou a lista de prioridades dos riscos do projeto. Riscos agrupados por categorias. Causas dos riscos. Lista de riscos que exigem resposta a curto prazo. Lista de riscos para análise e resposta adicionais. Listas de observação de riscos de baixa prioridade. Tendências dos resultados da análise qualitativa de riscos.

4. Realizar a análise quantitativa dos riscos É realizada nos riscos que foram priorizados pelo processo análise qualitativa dos riscos por afetarem potencial e significativamente as demandas conflitantes do projeto, estuda o efeito desses eventos de risco e lhes atribui uma classificação numérica. Apresenta uma abordagem quantitativa para a tomada de decisões na presença da incerteza. Usa técnicas como a simulação de Monte Carlo e a análise da árvore de decisão.

4. Realizar a análise quantitativa dos riscos Entradas .1 Plano de gerenciamento dos riscos .2 Plano de gerenciamento dos custos .3 Plano de gerenciamento do cronograma .4 Registro dos riscos .5 Fatores ambientais da empresa .6 Ativos de processos organizacionais

4. Realizar a análise quantitativa dos riscos Ferramentas e técnicas .1 Técnicas de coleta e apresentação de dados .2 Técnicas de modelagem e análise quantitativa de riscos .3 Opinião especializada

4. Realizar a análise quantitativa dos riscos Saída .1 Atualizações dos documentos do projeto Análise probabilística do projeto. Probabilidade de realização dos objetivos de custo e tempo. Lista priorizada de riscos quantificados. Tendências dos resultados da análise quantitativa de riscos.

5. Planejar respostas aos riscos O planejamento de respostas a riscos é o processo de desenvolver opções e determinar ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto. As respostas a riscos planejadas precisam ser adequadas à importância do risco, econômicas ao enfrentar o desafio, rápidas, realistas dentro do contexto do projeto, acordadas por todas as partes envolvidas e ser de propriedade de uma pessoa específica. É frequentemente necessário selecionar a melhor resposta a riscos a partir de diversas opções.

5. Planejar respostas aos riscos Entradas .1 Plano de gerenciamento dos riscos .2 Registro dos riscos Respostas

5. Planejar respostas aos riscos Ferramentas e técnicas .1 Estratégias para riscos negativos ou ameaças evitar, aceitar(assumir), controlar (mitigar) ou transferir. .2 Estratégias para riscos positivos ou oportunidades buscar (criar), explorar, compartilhar ou melhorar. .3 Estratégia de respostas de contingências .4 Opinião Especializada

5. Planejar respostas aos riscos Saídas .1 Atualizações dos plano de gestão do projeto .2 Atualizações dos documentos do projeto

6. Monitorar e controlar riscos Entradas .1 Plano de gerenciamento do projeto .2 Registro dos riscos .3 Informações sobre o desempenho do trabalho .4 Relatórios de desempenho

6. Monitorar e controlar riscos Ferramentas e técnicas .1 Reavaliação de riscos .2 Auditorias de riscos .3 Análise das variações e tendências .4 Medição do desempenho técnico .5 Análise das reservas .6 Reuniões de andamento

6. Monitorar e controlar riscos Saídas .1 Informações sobre o desempenho do trabalho .2 Solicitações de mudanças Ações corretivas Ações preventivas .3 Atualizações para o plano de gestão do projeto .4 Atualizações para documentos do projeto .5 Atualizações para ativos de processos organizacionais