“DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RN DE ALTO RISCO É aquele RN que independente da idade gestacional ou peso ao nascer tem maior chance de adoecer ou morrer devido a condições ou circunstâncias.
Advertisements

DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS EM ONCOLOGIA FUNDAMENTADA NA TAXONOMIA DA NANDA E E DA NIC: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ACREDITAÇÃO HOSPITALAR.
Teoria “Um conjunto de conceitos inter-relacionados, definições e proposições com a finalidade de descrever, explicar, prever e controlar fatos/eventos.
EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA
Infecções do Trato Urinário
Enf. Saúde Mental e Psiquiatria II
Planejamento Planejar envolve: Estabelecer prioridades;
Alcoolismo: diagnósticos e intervenções de enfermagem para UMa família
CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
A formulação de Caso cognitivo - comportamental
Cinesioterapia Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa
Compreender a importância do Diagnóstico no Processo de Enfermagem
Processo de Enfermagem – Wanda Horta
Processo de Enfermagem
Epidemiologia e Saúde Ambiental
Doença Diarréica.
Raciocínio Clínico Formulação do Diagnóstico de Enfermagem
Prof. Ms. Silvana Barbosa Pena
Fernanda Vieira Enfermagem Faculdade Asa de Brumadinho
Prof: Emerson R. Oliveira Espec. Gerontologia
Introdução do processo em enfermagem no curso técnico em enfermagem
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS
Palestra Higiene Ocupacional.
Infecção urinária febril Maurícia Cammarota
ANÁLISES TOXICOLÓGICAS
Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC)
Teorias de enfermagem.
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
Sistema de Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC)
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
Investigações epidemiológicas de campo
O PROCESSO DE ENFERMAGEM
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Caso clínico 1 Menina de 6 anos de idade é atendida no Posto de saúde com história de disúria e polaciúria há 2 dias. Nega febre. ISDA: obstipação; corrimento.
“Utilização das Taxonomias”: NANDA, NOC ,NIC
Planejamento do Processo de enfermagem
“GRIPE” A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que tem distribuição global e elevada transmissibilidade. Classicamente,
Faculdade de Enfermagem FACCAT
Monitoria de Laboratório Clínico Patologias da Próstata
Medidas de Saúde Coletiva
Diagnóstico de Enfermagem
Thaís Sciulli Provenza
Senso Comum Prof Rodrigo Bueno.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO – CURSO DE ENFERMAGEM DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM Profª Alcinéa Cristina Ferreira de Oliveira.
sistemas de informação
Ciências Naturais 9.º ano
MÓDULO III - OBJETIVOS Determinar se é necessário referir urgentemente ao hospital Determinar os tratamentos necessários Para pacientes que precisam ser.
“PROCESSO DE ENFERMAGEM”
ECONOMIA FARMACEUTICA Prof André R. Pinto
Exercícios terapêuticos Conceitos Básicos
Epidemiologia Prof. Ricardo Laino p.
Depressão.
NÍVEIS DE PREVENÇÃO Profa. Priscilla Pinto Taques
ESQUIZOFRENIA.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM *SAE*
PNEUMONIA NA INFÂCIA: VELHOS E NOVOS DESAFIOS MARIA REGINA ALVES CARDOSO.
Terapia nutricional no cuidado do paciente
Diagnósticos de Enfermagem
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
DESAFIOS. 1.Garantir condições dignas de vida para todas as crianças Melhoria das condições econômicas e sociais Preservação e recuperação ambiental Educação.
Planejamento e implementação
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
NIC: Nursing Interventions Classification
PROCESSO DE ENFERMAGEM
Professora Dra Tatiana de Sá Novato
Transcrição da apresentação:

“DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM” SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM- SAE (HCI)

DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM DEFINIÇÃO: São julgamentos clínicos sobre as respostas do indivíduo, da família ou da comunidade a problemas de saúde reais ou potenciais, e proporcionam as bases para as seleções de intervenções de enfermagem para alcançar resultados pelos quais a enfermeira é responsável. (NANDA).

OS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM BASEIAM-SE : Problemas reais – voltados para o presente. Problemas potenciais - voltados para o futuro.

“COMPONENTES ESTRUTURAIS DOS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM”

TÍTULO: Estabelece um nome para o diagnóstico TÍTULO: Estabelece um nome para o diagnóstico. É um termo ou frase concisa que representa um padrão de sugestões. Diz o que é. Integridade tissular prejudicada. Desobstrução ineficaz de vias aéreas.

FATORES RELACIONADOS: São os fatores que aparecem para mostrar algum tipo de relacionamento padronizado com o diagnóstico de enfermagem. Podem ser descritos como: relacionados a, ou associados a. É a etiologia do problema e, podem ser de natureza fisiológica, psicológica, sociocultural, ambiental e espiritual. Integridade tissular prejudicada, relacionada a imobilização física e circulação alterada. Desobstrução ineficaz de vias aéreas, associada a muco excessivo e presença de via aérea artificial.

CARACTERÍSTICAS DEFINIDORAS: São os sinais e os sintomas, ou seja, as manifestações clínicas que levaram o profissional a concluir que o problema existe. Podem ser descritas como: evidenciadas por ou caracterizadas por. Integridade tissular prejudicada, relacionada a imobilização física e circulação alterada evidenciada por ferida com área de maceração (8cm) na região trocantérica D. Desobstrução ineficaz de vias aéreas, associada a muco excessivo e presença de via aérea artificial caracterizada por dispnéia e cianose.

FATORES DE RISCO: Fatores ambientais e elementos fisiológicos, psicológicos, genéticos ou químicos que aumentam a vulnerabilidade de um indivíduo, família ou comunidade a um evento insalubre. . Risco de integridade da pele prejudicada relacionado a imobilização física, idade avançada e proeminências ósseas.

EXEMPLO DE DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM –TAXONOMIA (NANDA) TÍTULO DIAGNÓSTICO: Eliminação urinária prejudicada. DEFINIÇÃO: Distúrbio na eliminação da urina. FATORES RELACIONADOS: Infecção do trato urinário Dano sensoriomotor Obstrução anatômica Múltiplas causas CARACTERÍSTICAS DEFINIDORAS: Incontinência Urgência Nictúria Disúria retenção

TIPOS DE DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM-NANDA Diagnósticos reais (ou atuais). Diagnósticos de risco ou potenciais. Diagnóstico de bem-estar.

“DIAGNÓSTICOS REAIS” DEFINIÇÃO: Descreve respostas às condições de saúde/processos vitais que existem de fato em um indivíduo, uma família ou uma comunidade no momento presente. COMPONENTES ESTRUTURAIS DOS DIAGNÓSTICOS REAIS Título diagnóstico + Fatores relacionados + Características definidoras. EX: Diarréia relacionada ao uso elevado de laxantes evidenciado por sete episódios de evacuações de fezes líquidas em 12 h.

“DIAGNÓSTICOS DE RISCO” DEFINIÇÃO: descreve respostas humanas às condições de saúde que podem desenvolver-se em um indivíduo, uma família ou comunidade vulneráveis. É sustentado por fatores de risco que contribuem para uma vulnerabilidade aumentada. COMPONENTES ESTRUTURAIS DOS DIAGNÓSTICOS DE RISCO. Título diagnóstico + fator de risco (ou relacionado) EX: Risco de integridade da pele prejudicada relacionada a imobilização física e circulação alterada.

“diagnósticos de bem-estar” DEFINIÇÃO: Descreve respostas humanas a níveis de bem-estar em um indivíduo, uma família ou uma comunidade que têm potencial de aumento para um estado mais alto. COMPONENTES ESTRUTURAIS DOS DIAGNÓSTICOS DE BEM-ESTAR Título diagnóstico + fator relacionado +características definidoras. EX: Amamentação eficaz, relacionada à conhecimento básico sobre amamentação, caracterizada por padrão de peso da criança apropriado para a idade.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Em cada diagnóstico de enfermagem só pode haver um título diagnóstico. Os fatores relacionados e as características definidoras serão identificados por meio da anamnese e exame físico. Caso não identifique o fator relacionado ou característica definidora listados na NANDA, o enfermeiro deverá fazer uso do pensamento crítico.

MODELO BIFOCAL DA PRÁTICA CLÍNICA As enfermeiras são responsáveis por dois tipos de julgamentos clínicos : os diagnósticos de enfermagem e os problemas colaborativos. AS intervenções prescritas pela enfermeira- são as que a enfermeira pode ordenar, legalmente,que sejam implementadas pela equipe. Estas intervenções tratam, previnem e monitoram os diagnósticos de enfermagem. As intervenções prescritas pelo médico representam os tratamentos dos problemas colaborativos que a enfermeira inicia e controla.

OS problemas colaborativos são complicações fisiológicas que as enfermeiras monitoram para detectar a mudança de estado. As enfermeiras controlam os problemas colaborativos utilizando intervenções prescritas pelo médico e pela enfermagem para minimizar as eventuais complicações A enfermeira toma decisões independentes, tanto em relação aos problemas colaborativos quanto aos diagnósticos de enfermagem. Pra os diagnósticos de enfermagem, a enfermeira prescreve o tratamento definitivo para a situação e é responsável pela obtenção de resultados, para os problemas colaborativos a enfermeira monitora as condições do cliente para detectar o surgimento de complicações fisiológicas e controla os eventos com intervenções prescritas pelo médico e pela enfermagem

NÃO PODEMOS PENSAR ASSIM:

A CADA OBSTÁCULO SUPERADO, UM NOVO CAMINHO SERÁ DESCOBERTO!