Disciplina de práticas investigativas

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Transcrição da apresentação:

Disciplina de práticas investigativas

Tudo começou... O Arco de Maguerez, estratégia para a aplicação da Metodologia da Problematização, foi elaborado na década de 70 do século XX, e tornado público por Bordenave e Pereira (1989), mas foi pouco utilizado na época pela área da educação. O livro de Bordenave e Pereira foi, por muito tempo, o único disponível nos meios acadêmicos sobre o Arco de Maguerez, aplicado como um caminho de Educação Problematizadora, inspirado em Paulo Freire. Embora atraente do ponto de vista da proposta, não havia exemplos mostrando as aplicações do Arco como estímulo para outros professores utilizarem a metodologia.

Proporciona Integração da teoria à prática Construção do conhecimento pelo aluno com observação de problemas reais e com o desafio de criarem soluções originais e criativas Atender a demanda do mercado de trabalho por profissionais com resolutividade

Metodologia da Problematização, a partir de informações colhidas nos textos de Bordenave e Pereira (1989) e Berbel (1995, 1996, 1998a, 1998b, 2001 entre outros).

Metodologia da problematização Estratégia - Arco de Maguerez Etapas: observação da realidade ( problema ) definição de pontos-chave, teorização, hipóteses de solução aplicação à realidade

Etapa Ações relativas à 1ª etapa da M. P. com o Arco de Maguerez 1. Observação da Realidade (Problema) * Identifica o recorte de realidade a ser observado * Elege a forma de observação * Realiza a observação (no formato definido ou possível) * Registra as observações * Analisa o registrado, em seu conteúdo, problematizando-o * Elege o foco do estudo a partir de um critério * Redige o problema * Justifica a escolha do problema

Etapa Ações relativas à 2ª etapa da M. P. com o Arco de Maguerez 2. Pontos-chave * Reflete a respeito do problema Identifica possíveis • fatores associados ao problema Identifica possíveis • determinantes maiores do problema Redige toda essa reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas • possíveis explicações da existência do problema A analisa a reflexão, captando • os vários aspectos envolvidos no problema * Elege, com critérios, aqueles aspectos que serão estudados na etapa seguinte * Redige os pontos-chave

* Registra toda a Teorização Etapa Ações relativas à 3ª etapa da M. P. com o Arco de Maguerez 3. Teorização * Elege a forma de estudar cada ponto-chave * Prepara os instrumentos de coleta de informação * Testa os instrumentos, * Organiza as condições para a aplicação dos instrumentos * Coleta as informações (aplicação dos procedimentos e instrumentos definidos, * Trata as informações * Analisa e discute as informações E estabelece relações entre as diferentes informações• * Conclui em função do problema, verificando se as hipóteses explicativas iniciais foram confirmadas, negadas ou não foram consideradas na Teorização * Registra toda a Teorização

Etapa Ações relativas à 4ª etapa da M. P. com o Arco de Maguerez 4. Hipóteses de Solução * Elabora as hipóteses de solução para o problema, com base na Teorização e etapas anteriores * Abrange diferentes instâncias ou níveis de ação visando à transformação daquela parcela de realidade estudada * Usa criatividade para encontrar ações novas * Explica/argumenta as hipóteses elaboradas * Registra toda a elaboração

Etapa Ações relativas à 5ª etapa da M. P. com o Arco de Maguerez 5. Aplicação à Realidade (prática) *Analisa a aplicabilidade das hipóteses *Elege, com critérios (exeqüibilidade, urgência, prioridade etc.) as que julga poder colocar em prática * Planeja a execução das ações pelas quais se compromete, *Coloca-as em prática, *Registra todo o processo, analisando os resultados, quando possível.

Redação do trabalho - flexibilidade Monografia Práticas investigativas Título Pré textual Introdução Metodologia Resultados Considerações finais Referências Pós textual Título Resumo , sumário..., não obrigatórios 1 Apresentação do problema – a partir da observação ou vivência Objetivo – resolver o problema Justificativa do problema 2 Definição de pontos chave 3 Teorização de pontos chave com estratégia de coleta de dados: revisão bibliográfica, observação, entrevista ou questionário, consulta aos especialistas 4 Hipótese de solução 5 Aplicação à realidade Referências – revisão das normas ABNT Pós textual

Aplicação das práticas investigativas Dificultadores Propostas Campo para a observação da realidade Necessidade do aluno ser um partipante ativo Faltas e atrasos dos alunos, necessidade de trabalhar em grupo no caso de turmas grandes Grupo de professores com propostas heterogêneas, o que confunde o aluno Compromisso com a publicação ?? Comitê de Ética Tempestade de ideias Mensagens incentivadoras Promover discussões entre os grupos Avaliar individualmente a participação do aluno nas tarefas do grupo Deixar claro os processos avaliativos / percentual de faltas Grupos da UCB

Avaliação Como avaliar o desenvolvimento do aluno ??/ O que se espera do aluno na primeira prática e na última???

Avaliação A1 - etapas 1, 2 e 3 A2 – etapas 3, 4 e 5 – finalização A3 e A4

É possível ??? Metodologia da Problematização enquanto método de ensino e de pesquisa. Também pode ser aplicado para o desenvolvimento de projetos de extensão e orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Necessidade do mercado de trabalho

Solucionador de problemas

Necessidade do Mercado de Trabalho Criatividade Resolutivo Ético Compromisso Caráter Inteligência emocional – trabalho em equipe Dedicação ao paciente

Qualidade em saúde

Referências Niedja C. Duarte. Arco de maguerez com estratégia de integração da teoria à prática. Disponível em http://atencaobasicadasaude.blogspot.com.br/2011/05/arco- de-maguerez-como-estrategia-de.html Andréa Aparecida Colombo; Neusi Aparecida Navas Berbel . A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Disponível em http://www.unibarretos.edu.br/v3/faculdade/imagens/nucleo- apoio- docente/METODOLOGIA%20DA%20PROBLEMATIZACAO%20- %205.pdf Rosana Rocha. O Método da Problematização: Prevenção às Drogas na Escola e o Combate a Violência. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/55 2-4.pdf