AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clima e vegetação na América
Advertisements

Os Grandes Biomas Terrestres
Os climas no mundo (2ª parte)
Localização Geográfica Relevo Clima e Vegetacão Hidrografia
O Continente Americano
Climas brasileiros e domínios climáticos
América Latina : Quadro natural
Os climas e as paisagens vegetais na América
VEGETAÇÃO.
REGIONALIZAÇÃO DAS AMÉRICAS Do ponto de vista da regionalização das américas, podemos dividi-las ou regionaliza- las basicamente em dois critérios principais,
Clima e Vegetação da América
America do Norte.
CLIMAS DO BRASIL Equatorial Altas médias térmicas
Colégio Cor Jesu – 6º Ano Professor Rodrigo Salomão Aula 02
CLIMA DAS AMÉRICAS.
AMÉRICA Relevo.
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
América Anglo-Saxônica: paisagens naturais e atividades econômicas
Divisão do continente americano
Europa – paisagens naturais e problemas ambientais
PAISAGENS NATURAIS DO PLANETA
AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA
Monte Mckinley MONTES APALACHES PENÍNSULA DO LABRADOR MONTANHAS ROCHOSAS PLANÍCIE DO MISSISSIPI PLANÍCIE LACUSTRE.
CLIMA E AS FORMAÇÕES VEGETAIS
América – aspectos naturais
Domínios morfoclimáticos
ASPECTOS FÍSICOS DO CONTINENTE AMERICANO trilobita.org.br/arnaldo
Europa Clima e Vegetação
Tema 4 Clima e Vegetação do Continente americano Livro páginas 74 a 79.
Continente americano: aspecto físico ou geológico Leva em consideração clima, relevo, vegetação, etc.

Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
EUROPA – Un II Física Limites da Europa:
CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
Hidrografia e Clima.
Climas do Brasil.
Os principais climas e formações vegetais
Professor Luiz Felipe Geografia
AS ÁGUAS CONTINENTAIS AMERICANAS
UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
Climas e Formações Vegetais no Mundo
Relevo se divide basicamente em três grandes
EUROPA: Aspectos Naturais
CONTINENTE AMERICANO..
Naturezas européias Planícies, Planaltos e montanhas
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS NO MUNDO
Domínios Naturais I e II - Estrutura Geológica; - Relevo; - Clima; - Vegetação - Elementos Naturais. Obs.: Possuem características próprias mas nunca estão.
América Anglo-Saxônica
O continente Europeu: Físico
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
EUROPA UNIDADE II CAPÍTULOS 4, 5 E 6.
MÉXICO.
Tipos de Vegetação e ocorrência na América.
Ásia – Climas Profº Valdinei.
Europa : Características Físicas
1) Diferencie país deficitário de superavitário: 2) O que são as Ifi’s e qual a relação destas instituições com os países subdesenvolvidos? 3) Explique.
O Relevo do continente americano
As grandes paisagens vegetais da Terra
Japão : Aspectos Naturais
Os climas e as paisagens vegetais na América
Canadá América do Norte América Anglo-Saxônica EUA, Canadá, México
Relevo do continente americano
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS
Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos.
CONTINENTE ASIÁTICO..
Os principais climas e formações vegetais
América Aspectos gerais.
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
Profª Vivian Pretti Geografia - Aspectos Físicos -
América Anglo Saxônica
Transcrição da apresentação:

AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA

AMÉRICA DESENVOLVIDA CANADÁ ESTADOS UNIDOS

ESTADOS UNIDOS ÁREA: 9372614KM² CAPITAL: Washington D.C POPULAÇÃO: 298,2 milhões (2005) NACIONALIDADE: norte-americano ou estadunidense RELIGIÃO: Cristianismo 84,7% (protestantes 23,2%, católicos 20,8%, outros 22,4%, sem religião 9,9%) IDIOMA: Inglês (principal e oficial) e Espanhol. GOVERNO: Republicano presidencialista (Div. Adm. 50 estados e o distrito de Colúmbia).

CANADÁ ÁREA: 9970619 Km² CAPITAL: Ottawa POPULAÇÃO: 32,3 milhões (2005) NACIONALIDADE: canadense RELIGIÃO: cristianismo 79,5% (católicos 41,8% , protestantes 17,2%) IDIOMA: Inglês, francês (oficiais) GOVERNO: Monarquia parlamentarista (Chefe de Estado: Rainha Elizabeth II do Reino Unido representada pelo governador-geral) – Chefe de Governo: Primeiro Ministro) DIV ADM: 10 províncias e 3 territórios

A América Anglo-Saxônica corresponde aos países das Américas falantes da língua inglesa, nesse caso são as únicas nações do continente que se encontram desenvolvidas. Os países com tais características estão localizados na América do Norte, são eles Estados Unidos e Canadá. Com uma área total é superior a 19 milhões de quilômetros quadrados, e os limites dessa porção do continente americano são: o Oceano Atlântico a leste, o Oceano Pacífico a oeste, o Oceano Glacial Ártico ao norte e o México ao sul.

Clima Entre os fatores que definem os tipos de climas da América Anglo-saxônica, destacam-se a latitude, a disposição do relevo e as correntes marítimas. A latitude faz as temperaturas médias aumentarem de norte para sul; a disposição do relevo influi na ocorrência de climas áridos e semi-áridos nos planaltos interiores a oeste; as correntes marítimas, que determinam o declínio das médias térmicas na porção oriental do Canadá (corrente fria do Labrador) ou que são responsáveis pelos elevados índices pluviométricos na península da Flórida (corrente quente do Golfo).

Subpolar - ao norte do Alasca e do Canadá; Com relação aos grandes domínios climáticos da América Anglo-saxônica, observa-se a ocorrência, do norte para o sul, dos seguintes climas: Subpolar - ao norte do Alasca e do Canadá; Temperado Continental - na porção central do Canadá e nos Estados Unidos; Subtropical - junto ao Golfo do México; Temperado oceânico - na costa oeste dos Estados Unidos e Canadá; Mediterrâneo - no litoral da Califórnia; Árido e semi-árido - nos planaltos interiores a oeste dos Estados Unidos; Clima de Montanha - no domínio dos dobramentos modernos.

Relevo Observando um mapa físico da América Anglo-Saxônica, percebe-se que o relevo, de oeste para leste, apresenta nítida semelhança com o da América Latina.

Mapa Físico - Relevo

Cadeias Montanhosas Ocidentais (Montanhas Rochosas) – são formadas por grandes dobramentos modernos, ou seja, geologicamente recentes, decorrentes do encontro entre a placa Tectônica do Pacífico e a Norte-Americana. Por isso é considerada fisicamente instável, com presença de vulcões ativos e falhas geológicas que provocam centenas de abalos sísmicos. As Montanhas Rochosas entendem-se do Colorado até o Alasca.

Montanhas Rochosas

Grand Canyon costa oeste - rio Colorado

Planícies Centrais – estendem-se pela porção central da América desenvolvida. Têm origem na deposição de sedimentos, em eras geológicas recentes, trazidos por rios ou lagos naturais. São exemplos as planícies do rio São Lourenço e do Mississípi.

Planícies Centrais

Planaltos da Porção Oriental – são formados por maciços antigos, intensamente desgastados pelo processo erosivo; por isso, apresentam altitudes menores. São exemplos: (Montes Apalaches - EUA e Plantalto Laurenciano - Canadá).

Montes Apalaches - EUA e Planalto Laurenciano - Canadá

Monte Roximor nos Apalaches

VEGETAÇÃO A grande diversidade de climas na América Anglo-saxônica explica a presença de uma grande variedade de paisagens vegetais em seu território, dentre as quais se destacam: Floresta Boreal (Taiga), Floresta Temperada, Pradarias, Tundra, Vegetação Xerófila ou Desértica.

Tundra: ocorre em áreas onde predomina o clima frio com invernos longos e rigorosos. Em razão dessas condições, as vegetações que apresentam são basicamente plantas rasteiras como musgos e liquens. Localizada na zona glacial do Canadá e no Alasca;

Floresta Boreal (Taiga) - localizada no norte canadense;

Floresta Temperada: desenvolve em regiões nas quais a característica do clima que predomina é o temperado, com verões quentes e invernos rigorosos. As florestas temperadas geralmente são compostas por árvores caducifólias com folhas vermelhas, alaranjadas e amarelas. Encontra-se muito devastada.

Pradarias - nas planícies centrais dos Estados Unidos e do Canadá; predominância de vegetação rasteira como herbácea

Vegetação Desértica ou Xerófila - desenvolve em área de clima desértico muito seco e pouquíssima incidência de pluviosidade. Vegetações adaptadas à escassez de água, como as espécies xerófilas. - nos planaltos semiáridos e áridos interioranos, a oeste.

Hidrografia A América Anglo-Saxônica possui uma enorme região lacustre no nordeste, na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá − a chamada região dos Grandes Lagos. Como verdadeiros lagos interiores, os lagos Superior, Michigan, Erie e Ontário, em meio a muitos outros menores, ocupam uma área muito grande. Os lagos estão ligados ao oceano Atlântico pelo rio São Lourenço.

Grandes Lagos

HIDROGRAFIA

No que se refere à extensão, merecem destaque na América Desenvolvida, além do rio São Lourenço - Canadá, o Mississipi, o Missouri, o Mackenzie, o Hudson (que passa pela cidade de Nova Iorque), entre outros.

O Rio Mississipi nasce próximo à fronteira com o Canadá, atravessa praticamente todo o território norte-americano, no sentido norte-sul e deságua no Golfo do México. É navegável em quase toda a sua extensão, configurando uma das hidrovias mais movimentadas do mundo.

Cataratas do Niagra ou Naiagra

Também se destaca a o Rio São Lourenço, tanto no Canadá como nos EUA Também se destaca a o Rio São Lourenço, tanto no Canadá como nos EUA. O rio São Lourenço liga a região dos Grandes Lagos (Superior, Michigam, Huron e Ontário) ao oceano Atlântico, compondo uma importante via de transporte de carga e pessoas, possibilitando um intenso intercâmbio comercial entre esses países.

Rio S. Lourenço – Ligação dos Gdes. Lagos ao O. Atlântico

Correntes Marítimas O aquecimento ou esfriamento das águas litorâneas provoca um grande impacto nos climas das áreas mais próximas dos oceanos. No litoral noroeste dos EUA e oeste do Canadá, a corrente quente do Pacífico Norte provoca chuvas intensas. No litoral sudeste, na Flórida, outra corrente quente, a do Golfo, eleva a umidade do ar e a pluviosidade Na costa oeste e sudoeste dos EUA, a passagem da corrente fria da Califórnia torna o litoral semi-árido. A costa nordeste é atingida por outra corrente fria do labrador que congela a superfície do oceano, dificultando a navegação litorânea.