Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa Como elas acontecem nas aulas de língua portuguesa?
? Onde está a voz Na leitura e na escuta HABILIDADES: leitura, escrita, fala e escuta Na leitura e na escuta Onde está a voz ?
Na escritura e na oralidade Onde está a voz ?
A PRODUÇÃO ESCRITA DO ALUNO Muitos textos dialogarão com a proposta de redação de diferentes maneiras Cada autor-aluno trará para este embate os frutos de sua experiência: conhecimentos de mundo, textuais, intertextuais, lingüísticos.
Segundo Rojo (2004), as práticas de leitura realizadas no meio escolar possibilitam que os alunos desenvolvam apenas uma pequena parcela das capacidades envolvidas nas práticas letradas exigidas pela sociedade; essas, retornam para a própria escola no atendimento das capacidades que ela entende como apropriadas para a continuidade dos estudos, ou seja, “de repetir, de revozear falas e textos de autor(idade) – escolar, científica – que devem ser entendidos e memorizados para que o currículo se cumpra”
ESCRITA e ORALIDADE formas de exercer a liberdade de poder comunicar a partir de elaborações próprias na forma de “compreender o mundo e os acontecimentos cotidianos, tanto no que concerne à vida pessoal como no que se refere às questões sociais, coletivas” ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE/CENP, 2004.
Da mesma forma que ler não é só decodificar, que escrever não é só registrar uma seqüência de letras e palavras, a prática da oralidade, tanto nas situações mais cotidianas de sala de aula como no interior de uma elaboração artística, precisa ser um processo crítico e produtivo muito diferente do ato de “repetir ou revozear falas e textos de autor(idade)”