JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pedagogia da pesquisa-ação
Advertisements

APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE
Escola Estadual Senador Filinto Muller
O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Projeto: CONHECENDO AS RELIGIÕES
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
experiências INESQUECÍVEIS!
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
O que é o amor?.
Evangelização Espírita Infantil Um professor diferente
A Verdadeira Perfeição! CLICAR No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
7º encontro 06/10/2009 Registrado por: Janaína.
Observação da sala de aula
Núcleo - Cascavel Colégio Estadual Nova União Céu Azul - Paraná Nome do Docente Terezinha Maria Brusamarello Disciplina - Ensino Religioso Turma – 7º.
Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand
Mitos de criação – textos orais
Identificação: Confucionismo Núcleo: Dois Vizinhos
Sandra dos Santos Pereira Professora de Ensino Religioso
NRE/Foz do Iguaçu Colégio Estadual Castelo Branco Professora: Cleci Zat Conteúdo Estruturante: Paisagem Religiosa Conteúdo Básico: Lugares Sagrados Conteúdo.
As diferentes expressões de crença- Liberdade religiosa Marilene Yukico Shimazaki NRE Maringá Colégio Estadual do Jardim Panorama- Sarandi Colégio Estadual.
APRENDIZ DA VIDA!.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Um presente valioso Uma pequena escola primaria, na periferia da cidade de São Paulo, tinha uma particularidade: seus alunos sentavam em dupla, em antigas.
Experiências das Três Leis de Newton
A PERFEIÇ ÃO. No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem por toda a vida.
A Marca de Amor.
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
NOVA EBD LIÇÃO 18.
EVANGELISMO PÚBLICO.
COLÉGIO SÃO PAULO -7ºANO – LÍNGUA PORTUGUESA – PROF.ª.: VALÉRIA
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Equipe responsável pela produção
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Diversidades Religiosas
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
RELATO DE TRABALHO PARA A II MOSTRA VIRTUAL DE INCLUSÃO DIGITAL
O LIVRO DIDÁTICO NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
A COPA DO MUNDO É AQUI, E EU COM ISSO?
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSOS PESQUISA 1 PESQUISA 2 CRIAÇÃO ARTÍSTICA
Diversidade Religiosa Escola Estadual Dr.Leopoldino Loureiro Ferrreira
Contexto  Programa: A formação contínua do professor de inglês: um contexto para reconstrução da prática (PUC-SP, Cultura Inglesa, Prefeitura de Carapicuiba)
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
QUANDO A AMIZADE É UM PRESENTE
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
Os sentimentos de cada um
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
APRENDIZ DA VIDA!.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
A NÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO POR PROFESSORES DE PIANO, DIRECIONADO AO ENSINO DE CRIANÇAS. Utilização da música popular brasileira no ensino.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO Agosto-2012 * Núcleo Regional de Maringá * Colégio Estadual Rui Barbosa-Distrito de Iguatemi * Professora: Ana Paula Paulino de Oliveira (História e Ensino Religioso) 1

Conteúdo Básico: Organizações Religiosas RELATO DE EXPERIÊNCIA Conteúdo Estruturante: Paisagem Religiosa, Universo Simbólico Religioso, Texto Sagrado Conteúdo Básico: Organizações Religiosas Conteúdo específico: Diversidade Religiosa: devemos respeitar a religião alheia? 2

OBJETIVO DA AULA Conscientizar os alunos sobre a importância da diversidade religiosa e, principalmente, sobre o respeito às crenças alheias, combatendo qualquer tipo de discriminação ou exclusão no trato religioso. 3

. TV Pendrive . Vídeos . Letra de música . Dicionário RECURSOS DIDÁTICOS . TV Pendrive . Vídeos . Letra de música . Dicionário 4

DESENVOLVIMENTO O trabalho sobre diversidade religiosa foi realizado em 03 aulas. A aula iniciou-se com uma situação preocupante. Eu estava ciente de que alguns alunos naquele ambiente não realizavam atividades em grupo por algum motivo. Procurei descobri-lo e, quando indaguei um aluno, ele me deu a seguinte resposta: “Professora, não faço trabalho com ele porque ele é evangélico e meu pai não quer que eu faça amizade com ele”! 5

DESENVOLVIMENTO Diante de seu relato, tive a consciência de que muitos ali poderiam ter passado ou vivenciado aquela mesma situação. Questionei a turma se eles sabiam o significado da palavra DIVERSIDADE. Um e outro respondeu que significava “diferente, vários”. Após isso, pedi que procurassem em um dicionário a melhor definição. Em um segundo momento, voltei ao ponto inicial da aula, onde o aluno havia dito sobre o motivo de não fazer trabalho em grupo ou em específico com alguns amigos de sala. 6

DESENVOLVIMENTO O fato curioso é que um aluno disse assim: “Fulano, você não pode fazer isso, sabia que nós temos que respeitar a religião do outro?” O outro aluno silenciou-se. Diante disso, percebi que meu trabalho iria surtir efeito. Começamos a reflexão em conjunto, enfatizando que é preciso respeitar, conhecer, entender e, acima de tudo, valorizar a crença do vizinho, colega, primo, etc. Mencionei que, no Brasil, há uma pluralidade religiosa, isto é diversos grupos e crenças religiosas. Após essas conversas , alguns relatos foram feitos por alunos que já sofreram pelo fato de seguir uma determinada religião. Desse modo, a primeira aula pautou-se na reflexão sobre a diversidade existente no meio social. 7

DESENVOLVIMENTO Na segunda aula referente ao tema, iniciei expondo sobre algumas religiões existentes no mundo, como o Islamismo, Judaísmo e Cristianismo. Após as explicações, mostrei o vídeo “DIVERSIDADE RELIGIOSA” (produzido pela Faculdade de Taubaté) e, após seu término, pedi para que os alunos produzissem uma ilustração sobre a mensagem transmitida pelo vídeo. Já na terceira e última aula, para finalizar o assunto proposto, trabalhamos com a música “Diversidade-Lenine”. A música traz algumas imagens que levam à reflexão e, como atividade, orientei aos alunos que realizassem a análise da música e criassem uma frase sobre a conscientização acerca da diversidade religiosa. 8

AVALIAÇÃO Referente a avaliação, pude perceber que os alunos foram sensibilizados e puderam identificar a importância e o respeito quando o assunto é diversidade religiosa. Pude perceber que a mensagem transmitida em sala de aula foi propagada para fora do ambiente escolar também, pois vários alunos, ao final da 3ª aula sobre o tema, comentaram que gostaram da aula e iriam repassar as informações em casa e que, daquele momento em diante, teriam uma postura de respeito e entendimento sobre a escolha religiosa do outro. 9

AVALIAÇÃO O objetivo da avaliação era o de identificar se os alunos entenderam a mensagem das aulas: - respeito à diversidade - entendimento de que a cultura religiosa, em geral, é uma mistura de várias outras culturas - consciência de que é necessário a liberdade de escolha quanto à religião e que esta não deve ser imposta. 10

REFERêNCIAS MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais SEED. Diretrizes Curriculares de Ensino Religioso SEED. Caderno Pedagógico, 2008 Coletânea Religiões do mundo. Editora Brasileitura, 2010 http://www.youtube.com.br 11