INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR

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Transcrição da apresentação:

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR Docente: Edson Alencar Silva

Pensando e repensando o papel da família e escola no processo de aprendizagem Importância da família no processo de aprendizagem; Importância da escola no processo de aprendizagem;

Importância da família no processo de aprendizagem Como fonte primeva de socialização, a família funda os alicerces da personalidade do indivíduo; é nela que as primeiras frustrações com o coletivo se fundam.

Importância da família no processo de aprendizagem A carga cognitiva (positiva ou negativa) a que o indívíduo é exposto no núcleo familiar o preparará para lidar com diversas situações no trato com os outros.

Importância da família no processo de aprendizagem Sabe-se que há uma relação direta entre o desempenho escolar do educando e o incentivo que recebe da família.

Importância da família no processo de aprendizagem A família é o primeiro núcleo de sociabilidade do indivíduo. É nela que o indivíduo constrói a sua essencialidade, onde recebe as primeiras cargas simbólicas que o guiarão no futuro.

Importância da família no processo de aprendizagem A questão da proteção do indivíduo pode acarretar em um quadro de baixa auto-estima e de problemas de relacionamento interpessoal.

Importância da família no processo de aprendizagem Os pais não podem viver a vida de seus filhos, mas também não podem abandoná-los; O papel da família é o de preparar o indivíduo para receber outras cargas cognitivas, advindas de fora.

Importância da família no processo de aprendizagem No plano das vivências externas a família – idealmente – deve auxiliar o indivíduo em seus problemas cotidianos, levando-os a refletir e incentivar a transpor por si só os seus obstáculos.

Importância da família no processo de aprendizagem Mesmo tendo um papel preponderante para a aprendizagem, a família não pode carregar sobre os seus ombros toda a carga de responsabilidade pelo desempenho do educando.

ATIVIDADE Sabemos que a realidade cotidiana nos traz muitos desafios e que a cada dia, devido as intempéries contemporâneas, está cada vez mais difícil educar uma criança, seja no âmbito familiar ou institucional. Pensando nisso, na opinião do grupo, quais são os princiapais problemas que impedem um maior cuidado com essa questão e como lidar com eles no ambiente escolar?

Importância da escola no processo de aprendizagem O sociólogo Pierre Bourdieu (1970), aponta para as estruturas de reprodução presentes na escola. Segundo esse pensador, os educandos teriam a tendência de reproduzir a situação de classe da sua própria familia no ambiente escolar.

Importância da escola no processo de aprendizagem Para Bourdieu, portanto, a escola reproduziria as estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração à outra. Assim, o legado econômico-cultural da família se transforma em capital cultural. Partindo dessa concepção o desempenho dos educandos estaria diretamente ligado aos conhecimentos que trazem de casa. A herança familiar constitui-se, portanto, no ponto de mediação entre o desempenho e o seu êxito.

Importância da escola no processo de aprendizagem Como sugere o próprio Bourdieu, existe uma réplica da hierarquia social dentro das salas de aula, onde os educando mais pobres são impulsionados a atestar que os seus colegas mais abastados são recompensados pelo seu esforço individual. Do outro lado educandos com baixo rendimento escolar são apontados como preguiçosos e, com isso, desestimulados, tanto pela escola como no plano familiar que tende a investir menos na educação formal do indivíduo.

Importância da escola no processo de aprendizagem A principal crítica à Bourdieu é que a escola não reproduz tão eficazmente as estruturas de classe existentes na sociedade e que há furos nessa rede. Para nós o que interessa é entender que a escola está longe de ser um lugar ideal e, nesse caso, o papel do psicopedagogo ganha destaque.

ATIVIDADE Frequentemente fazemos, sem perceber, julgamentos severos com base em motivos nada consistentes ou, pior, preconceituosos em relação à uma dada situação ou à alguma pessoa. Na escola, é comum alunos serem discriminados por causa de sua aparência e seus hábitos, seus locais de origem ou até mesmo sobre a sua condição social. Como isso pode ser detectado e trabalhado pelopsicopedagogo?

REFERÊNCIAS BOURDIEU, Pierre – A economia das trocas simbólicas. MICELI, Sérgio, (Org.), São Paulo: Perspectiva, 2005.