Dominando as práticas pedagógicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Registro de Estudo de Caso.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
2º encontro – Professores Maio de 2012
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
O Aluno.
O Aluno a Distância.
Aprender ao Longo da Vida
Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Coleção Vitória-Régia
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Quando falamos em aprender...
Tecnologia e Educação.
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Construindo o futuro do seu filho!
Trabalhando com Grupos
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
SILVANA BERBEL FERNANDES
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Pauta de reunião pedagógica em 9/5/08.
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Ensino Fundamental – Diretrizes e Referenciais Curriculares Nacionais: algumas reflexões Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
TIC’s: Ferramentas do Processo Ensino Aprendizagem Autores: LANGBECKER, T.B.; PERLEBERG, C.S.; ANDREATTA, T.; CUNHA, W.M Campus Dom Pedrito/RS, Brasil.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Etapas de uma sequência didática
PIBID - SUBPROJETO DE GEOGRAFIA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND COORDENADORA: DRª JOSANDRA BARRETO DE ARAUJO SUPERVISORA:MSª JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA BOLSISTA:
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Por que o jornal na escola?
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Docência universitária: repensando a aula
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Universidade Federal de Alagoas
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Softwares Educacionais
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Dominando as práticas pedagógicas Profa. Aline Alves de Andrade

Dominando as práticas pedagógicas No campo da educação é comum se deparar com colegas de profissão que se queixam da dificuldade que apresentam em dominar as modernas práticas pedagógicas. Para que o profissional encontre caminhos que facilite transferir o discurso pedagógico da teoria para a prática são necessárias diversas atitudes a serem observadas, bem como inseri-las na prática educacional. Considerando a real importância em aplicar com clareza o conhecimento que possui, bem como propiciar o sucesso profissional e o desempenho significativo dos alunos, orienta-se estar atento a determinadas questões como:

Dominando as práticas pedagógicas • Plano de Trabalho: Observação e compreensão É fundamental que o professor esteja atento, conhecer bem a turma para elaborar um plano de trabalho que deve ser voltado para o que fazer e como fazer. • Avaliação: A avaliação é uma das principais formas de verificar o caminho que o aluno está seguindo, podendo descobrir suas reais dificuldades e necessidades, podendo interferir quando preciso e precocemente.

Dominando as práticas pedagógicas • Contextualização: Além de relacionar certo assunto com o cotidiano dos alunos, fazer uma relação de conceitos e conteúdos com as disciplinas. • Interesse do aluno x Conhecimento Próprio; Instigar o aluno a adquirir o conhecimento prévio é uma atitude que compete ao professor. • Trabalho Interdisciplinar: A união das matérias propicia o conhecimento amplo do aluno, visto que um assunto passa a ser discutido e relacionado com diferentes disciplinas.

Dominando as práticas pedagógicas • Seqüência didática: Trata-se de uma série de aulas ministradas que não apresenta um produto final obrigatório e que leva os alunos ao desafio e aprendizado. • Temas Transversais: Não são disciplinas, mas sim temas que são abordados constantemente nas disciplinas. • Tempo Didático: Deixar claro os objetivos, estabelecendo o que quer ensinar; a forma como cada aluno aprende; a maneira que irá acompanhar o trabalho desenvolvido pelos alunos.

Dominando as práticas pedagógicas • Inclusão: Preparar-se para receber o aluno com deficiência, bem como buscar os conhecimentos que esse apresenta e a possibilidade que ele tem de evoluir em relação aos demais conteúdos propostos. Ressalta-se que o professor que realmente tem amor pela profissão e consciência do importante papel representado na sociedade, percebe a necessidade de ser capacitado e busca se aperfeiçoar com a finalidade de poder oferecer uma educação de qualidade para seus alunos.