Projeto Semana da Pátria

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo
Trabalho De Geografia 8 °Ano B Trabalho De Geografia 8 °Ano B O Meio Ambiente Aluno:Cleverson, Jefferso n aylon.
Projeto - A escola e o meio ambiente
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
REFLEXÕES SOBRE ALTERNATIVAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL EM CORUMBÁ E LADÁRIO MARCOS LOMBA.
Projeto aquecimento Global
Os animais.
22 de Março Dia Mundial da Água
EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL
Educação Ambiental - GPEEA
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
Educação Ambiental.
Dia do Meio-Ambiente Dom Bosco Batel
Escola E.B 2,3 Dr. José Jesus Neves Júnior
Educação Ambiental.
Professora Carol/Geografia
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
Prof. Esp. Marcelo Valente
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
22 de março Dia Mundial da Água
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
UNAC/CNA Seminário internacional organizado pela CNA – Portugal Sábado, 20 de Março de 2010 Cidade de Espinho Apresentação: José Catarino Xerinda.
“Por um mundo melhor” é o tema do ano escolhido pelo Expoente. Ele tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel.
Políticas Florestais Relevantes para o EURIS EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably.
MEIO AMBIENTE É FRATERNIDADE
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
Palestra Meio Ambiente.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”
CARTA DA TERRA Para crianças.
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Ética e Responsabilidade Social
MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA
“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.
A TECNOLOGIA E A ALIMENTAÇÃO
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
BIODIVERSIDADE (A diversidade da vida e suas principais ameaças)
Portfólio.
A VIDA E AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
GEOGRAFIA Terra - Estudo
“O RIO DE JANEIRO CONTINUA ÍNDIO” O PAPEL DO EDUCADOR INDÍGENA
BIOPIRATARIA.
Reuso da Água ALUNOS : Rafael Coelho de Lima RA:
ABORDAGEM DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA SOBRE A QUESTÃO INDÍGENA
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
TEMAS TRANSVERSAIS.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
Índios Atuais. História Quando Cabral chegou ao Brasil, seus únicos – mas muitos- habitantes eram os índios. Cada tribo com seu modo se vestir, de plantar,
A Didática das Ciências Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação - USP.
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
Transcrição da apresentação:

Projeto Semana da Pátria - 2001 TEMA: RESGATE DA AMAZÔNIA BIBLIOTECA ESCOLA ESTADUAL ANDRÉ LEÃO PUENTE HELENA OLIVEIRA NEVES

APRESENTAÇÃO Tendo em vista que a Semana da Pátria será comemorada visando uma conscientização a respeito da importância da Floresta Amazônica para o Brasil e para o mundo, criamos este projeto buscando colaborar com o trabalho do professor em sala de aula, enfocando os pontos mais importantes da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, escrita pelos povos e nações do Planeta, na cidade do Rio de Janeiro em 1992; conforme publicação da Secretaria de Estado da Educação do RGS, usada como fonte para subsidiar as reflexões nas escolas sobre a Semana da Pátria 2001. Como complementação pretendemos indicar outras fontes de pesquisa presentes na biblioteca da escola para adequação e utilização em sala de aula.

APRESENTAÇÃO As temáticas propostas nesta publicação enfatizam a ameaça ao patrimônio genético ambiental (biopirataria na Amazônia) e a necessidade de proteger as florestas e a sua biodiversidade. A valorização e preservação das diversas etnias. A questão da água como bem comum, precioso e finito, merece uma discussão profunda. Defender o meio sócio-ambiental é defender a Soberania Nacional, a Pátria, o Brasil Nação.

APRESENTAMOS AS DIVERSAS PROPOSTAS DE REFLEXÃO E DISCUSSÃO COM OS ALUNOS,AS QUAIS DEVERÃO SER ADAPTADAS ÀS SÉRIES EM QUE SERÃO TRABALHADAS

A primeira questão a ser proposta é: - O que é a Pátria? A segunda questão: - Você pode, ao respirar gasolina do escapamento de uma moto, estar cheirando pedacinhos de petróleo que pertenceram aos ossos de um dinossauro? A resposta é sim. Um cientista francês chamado Lavoisier dizia: “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Lavoisier descobriu que os seres vivos e não vivos transformam-se uns nos outros. A isto chamamos ciclos da matéria.

Todas as coisas estão interligadas:“O que acontece à Terra acontece aos filhos da Terra”. Ao evoluir tecnológica e cientificamente, o homem afastou-se definitivamente da natureza e passou a ver-se “sobre o natural”(Descartes). A adição do termo ambiental na educação nada mais é do que uma tentativa de re-situar o lugar ocupado pelo homem na natureza, reconhecendo a diversidade cultural, étnica, biológica,dentro da unidade global. (Cgrün, 1994) ...A educação em si não é fator determinante de mudança social. No entanto, pode tornar-se de relevância, se libertadora(Freire, 1988).

“A forma como o indígena se relaciona com a natureza nos remete a um novo paradigma que aponta para uma nova forma de dialogar com a totalidade dos seres...” As culturas indígenas e orientais há muito reconhecem que a única constante é a mudança, e que o princípio da interdependência é essencial à sobrevivência”. (Arrien 1997)

Sem perna de pau e tapa-olho, andam os piratarias pela selva amazônica e outras terras. Fazem abordagem, arrancam sementes, depois as patenteiam e as transformam em produtos de êxito comercial. O que significa patentear uma planta ou outro ser vivo?

ÁGUA É UM BEM INDISPENSÁVEL À VIDA EMPRESAS PRIVADAS, A ÁGUA LUCRO A QUESTÃO DA ÁGUA ÁGUA É UM BEM INDISPENSÁVEL À VIDA SANEAMENTO, SAÚDE ÁGUA DE QUALIDADE + ESGOTO TRATADO + COLETA DE LIXO + DRENAGEM = SANEAMENTO E SAÚDE CADA REAL INVESTIDO EM SANEAMENTO ECONOMIZA-SE QUATRO EM GASTOS HOSPITALARES EMPRESAS PRIVADAS, A ÁGUA LUCRO PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA SIGNIFICA TRANSFERIR PARA UM ÚNICO GRANDE EMPRESÁRIO O PODER DE COBRAR POR UM SERVIÇO ESSENCIAL À VIDA