RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Controladoria Geral do Estado de Alagoas
Advertisements

NORMA DE EXECUÇÃO SRA Nº 01, DE 19 DE JUNHO DE 2011
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
PASSO A PASSO DA FICA NA ESCOLA 1- O Professor
ERROS, OMISSÕES, RETIFICAÇÕES, RESTAURAÇÕES E SUPRIMENTO
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
REGISTROS PÚBLICOS PROTESTOS DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DATA: PROF.º ANTONIO IANOWICH FILHO AULA 06.
REGISTROS PÚBLICOS AULA 04 TEMA 04 PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE NOTARIAL
REGISTROS PÚBLICOS AULA 3
REGISTROS PÚBLICOS AULA 05 TEMA: PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE REGISTRAL DATA: 23/03/2006 PROFº: PÚBLIO BORGES ALVES EQUIPE: ANTONIO IANOWICH FILHO e PÚBLIO.
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
INSTRUÇÃO CRH/PRAD Nº 02, DE 24/01/2013
DIREITO ADMINISTRATIVO
PROCESSO PENAL BENEDITO IGNÁCIO GIUDICE.
LICITAÇÃO Procedimentos (Lei 8.666/93).
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE EM COMODATO
NOTIFICAÇÕES EXTRAJUDICIAIS
Juízes-Corregedores: 2 Assessores Correicionais: 12 Motoristas: 2
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE AUDITORIA GERAL GERÊNCIA DE AUDITORIA DE PESSOAL CONSELHO DE POLÍTICA FINANCEIRA - CPF.
APRESENTAÇÃO DO NOVO REGIMENTO DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA
Esta ação tem por escopo obter declaração judicial que limite a responsabilidade do fiador até a data da prévia notificação. Pelo entendimento jurisprudencial.
A DIREÇÃO DO FORO E O PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO EXTRAJUDICIAL
DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III SEMESTRE LETIVO:
Ata Notarial É a narração de um fato presenciado ou verificado pelo tabelião. O notário não confere autenticidade, mas, sim, relata o fato, com autenticidade.
1 DOAÇÕES E SUBVENÇÕES Propriá - novembro DOAÇÕES A PESSOA FISÍCA Despesas com doações, em dinheiro ou material, diretamente as pessoas físicas,
Adrieni Ferreira Yassine
MÓDULO III – PROTESTO E CANCELAMENTO
Guia do Minerador Regime de Licenciamento
Medidas Cautelares de Natureza Pessoal Diversas da Prisão
Administração Patrimonial
Mês.2013 – GTPDRH – Avaliação de Desempenho e Treinamento Instrução CRH/PRAd nº 01, de 24/01/2013 Avaliação Especial de Desempenh o do servidor CLT.
RECIVIL Módulo 1 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
PECULIARIDADES APLICADAS AO PROCESSO DO TRABALHO.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Disciplina: HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA Prof: RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
Execução por quantia certa contra devedor solvente e insolvente
SANÇÕES DISCIPLINARES
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
TRÂMITE PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E TOMADA DE CONTAS ESPECIAL
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
CONVENÇÃO DE Arbitragem
Atenção TESOURARIA E GESTÃO DOS RECURSOS: __Movimentação de recursos financeiros em Instituições Financeiras não oficiais. art.164§3ºCF __ Não aplicação.
Cont. Câmara dos Deputados
REGIMENTO GERAL DA UFRN Das penas aplicáveis ao corpo discente ORIENTAÇÃO ACADÊMICA TURMA Orientador – Prof. Fred Sizenando.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2- Código de Normas-Parte Geral Aula 2- Deveres dos registradores e CNPJ.
Serviços Públicos V Concessão e permissão.
CASSAÇÃO DE APOSENTADORIA OU DISPONIBILIDADE
PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DO INVENTÁRIO DE BENS MÓVEIS
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Convênios.
© 2011 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2- Código de Normas-Parte Geral Aula 3- Nomeação de prepostos/ Horário de funcionamento.
PROCESSO ADMINISTRATIVO
PROCESSO CIVIL VI 2010 CURSO DE GRADUAÇÃO – DIREITO VERIS / METROCAMP LARISSA B. B. PRADO
EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE
Processo Coletivo AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
Verificação e Habilitação de Créditos © 2008 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE.
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
Lei Anticorrupção Reflexos da MP 703 no controle externo exercido pelo Congresso Nacional e pelo TCU.
Consultoria Jurídica da União no Estado do Rio Grande do Sul APLICAÇÃO DE PENALIDADES Reginaldo Arnold
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
PODER EXECUTIVO E MINISTÉRIO PÚBLICO: RELAÇÃO INSTITUCIONAL COM O TRIBUNAL DE CONTAS CONTROLE EXTERNO: O AUXÍLIO DO TRIBUNAL DE CONTAS O CONTROLE INTERNO.
NÚCLEO IV Luiz Henrique Bonatelli Julho de ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO.
Medida cautelar: afastamento do agressor da moradia comum na hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual. E, ainda, a fixação provisória dos alimentos.
AS CORREIÇÕES ORDINÁRIAS E EXTRAORDINÁRIAS: A ATUAÇÃO DA CGJ E DOS JUÍZES DIRETORES DO FORO NAS COMARCAS Alexsandro Postali Julho de 2014.
Campanha Prevenção ao Consumo de Álcool na Infância e na Adolescência e Campanha Ambientes Saudáveis e Livres do Tabaco Procedimentos administrativos.
Transcrição da apresentação:

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Santa Catarina – 574 serventias extrajudiciais CGJ – 2 juízes - 12 assessores 111 Comarcas – Diretores dos Foros – Secretários

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Inspeção Correicional - relatada em ata Posterior autuação de processo administrativo na CGJ Juntada dos documentos pertinentes às constatações

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Na ata são fixadas: as determinações e o prazo para o seu cumprimento. Ultimado esse prazo, há necessidade de retorno à serventia para averiguar o atendimento às diretrizes estabelecidas na inspeção correicional.

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO O RETORNO É fundamental para o desfecho da inspeção, seja para constatar a efetiva correção das irregularidades, ou definir a apuração de eventual responsabilidade do oficial. Nesse sentido, a valorosa colaboração dos Diretores dos Foros na realização dos trabalhos de constatação

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Possibilita a atuação da CGJ em muitas outras situações que refogem à alçada da competência correicional em primeiro plano (Direção do Foro). Por isso, o entendimento lançado na CGJ no sentido de que o retorno seja realizado pela Direção do Foro da Comarca.

ASPECTOS PRÁTICOS para o êxito da atividade correicional Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO ASPECTOS PRÁTICOS para o êxito da atividade correicional ANÁLISE MINUCIOSA das determinações (determinação por determinação), consignando a comprovação do atendimento ou a justificação em sentido contrário; VERIFICAÇÃO DE LIVROS sobre certas determinações (ref. realização dos atos), por amostragem;

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO CONFRONTAÇÃO dos atos anteriores e posteriores às determinações; DELIBERAÇÃO sobre nova fixação de prazo, ante as razões expostas pelo oficial; NOVAS CONSTATAÇÕES (atividade correicional permanente), com a fixação de prazo para atendimento.

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Obs: Infrações graves independem de retorno e autorizam instauração de procedimento disciplinar, inclusive afastamento preventivo do oficial (art. 36 da Lei 8.935/94).

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO O Diretor do Foro Deve contar com o auxílio do Chefe da Secretaria do Foro, podendo socorrer-se, ainda, do Assessor Judiciário ou de Técnico Judiciário Auxiliar à disposição da Direção do Foro.

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO INTERVENÇÃO E TRANSMISSÃO DE ACERVO O art. 31 Lei 8.935/94 (Lei dos Notários e Registradores) prevê as infrações disciplinares:

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO inobservância legal; conduta atentatória aos serviços; cobrança indevida emolumentos; violação sigilo; inobservância dos deveres do art. 30.

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO PENAS: Art. 32 e 33: I – Repreensão (falta leve); II – Multa (reincidência ou infração que não configure falta mais grave); III – Suspensão por 90 dias, prorrogável por 30 (reiterado descumprimento dos deveres ou falta grave); IV – Perda da delegação (Art. 35: sentença transitada em julgado ou decisão em processo administrativo).

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Art. 370 COJESC: Aplicação de pena de suspensão por mais de 30 dias e a demissão depende de processo administrativo instaurado pelo Corregedor-Geral e julgado pelo Conselho da Magistratura, podendo o primeiro delegar essa atribuição aos juízes.

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Obs: Atentar para a necessária comunicação à CGJ da aplicação de pena por parte da Direção do Foro, que, ainda, deverá efetuar anotação na própria Secretaria do Foro. A suspensão do notário ou oficial de registro impõe-se: quando necessário o afastamento do serviço para a apuração das faltas imputadas (art. 36).

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Há designação de interventor para responder pela serventia. Obs: Pessoa de confiança e que, de regra, possua experiência na atividade.

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Durante o afastamento, o titular perceberá: Metade da renda líquida da serventia; E a outra metade será depositada em conta com correção monetária. Ao final, a quantia depositada será destinada ao oficial, se absolvido, ou ao interventor, se aquele restar condenado.

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Aspectos práticos: Citação e intimação da decisão de afastamento, com cópia da Portaria (firmada pelo Exmo. Corregedor-Geral); Certidão da nomeação do(a) interventor(a);

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Afastamento da competência e atividade na serventia (apenas assinará os atos praticados ou em andamento e pendentes de assinatura); Facultar ao afastado o acompanhamento dos atos de levantamento e transmissão do acervo;

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Assunção do interventor nas atividades (atos cartorários, bem como gerenciamento administrativo e financeiro); Retirada de objetos e documentos pessoais do afastado.

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO QUESTÕES TRABALHISTAS: Em relação aos servidores da serventia, observar: se há contratação formal; salário nominal e efetivo; e atividade interna e externa.

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO O vínculo empregatício é com o oficial afastado e, assim, com o seu afastamento, há rompimento desse vínculo e, consequentemente, a necessária rescisão contratual. O interventor poderá recontratar alguns ou todos os servidores ou, ainda, contratar outros servidores da sua confiança.

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO IMPRENSA Os trabalhos, de regra, viram notícia e, então, há incessante busca de informações por parte da imprensa.

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Não se deve evitar o atendimento, mas apenas informar a ordem dos trabalhos, sem qualquer adiantamento de conteúdo (notadamente as irregularidades) para evitar pré-julgamento pela própria imprensa ou, ainda, uma enxurrada de interessados na serventia, em seu próprio descrédito, com perda de clientela.

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO No tocante às instalações da serventia, surgem questões relativas à locação de prédio, de móveis e até mesmo de equipamentos de informática. Não raras vezes, torna-se necessária a mudança de local, em face das precárias instalações

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Quanto aos móveis, inclusive equipamentos de informática, embora de propriedade do oficial afastado, faz-se levantamento e depósito em mãos do interventor. Afinal, impera a continuidade da atividade cartorária, também de interesse do afastado, para percepção de parte da renda. O interventor também deverá optar pelo sistema operacional empregado na serventia ou por outro de sua preferência.

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Aumento de despesas por parte do interventor necessita de autorização da CGJ, cfe. art. 3º, § 4º, da Resolução n. 80 do CNJ.

RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO Corregedoria-Geral da Justiça Núcleo IV - Extrajudicial RETORNOS DE CONSTATAÇÃO DE INSPEÇÃO TRANSFERÊNCIA DO ACERVO: Não se analisa o conteúdo dos atos praticados, mas apenas a existência; São relatados os livros e os documentos nele constantes, bem como quaisquer documentos arquivados na serventia; Também, a quantidade de selos e o ressarcimento pelo interventor (ou oficial empossado) ao oficial afastado.