Autor: Paulo Fernandes da Anunciação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

SAISS Sistema de Apoio às Instituições de Solidariedade Social
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão
Centro de Estudos e Investigação
Maria Manuel Leitão Marques
Política de desenvolvimento Auditoria no marketing
Escola Superior de Educação
Em conformidade com as Orientações Oficiais
ESTRUTURA PARA TRABALHOS ESCOLARES
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
“Guião para Elaboração de Projectos”
Apresentação 2ºPeríodo
Webquest: História Professora: Fernanda
Mudança Global Estação meteorológica
Passos para a Criação de uma empresa
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
Mesa Redonda Manuel Carvalho da Silva, Secretário-Geral da CGTP
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Ana Sofia; Diogo Morgado; Fábio Prata; Patrícia Carvalho
Introdução A Terra é o único planeta que se conhece com vida.
Metodologia de investigação CONTRIBUTO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA FILEIRA DA MAÇÃ NO DOURO.
Santarém Março a Julho de 2007
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Webquest.
CIBERESPAÇO Espaço virtual criado pelas redes de comunicação e as interconexões entre computadores multimídia.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
9ºANO – HISTÓRIA PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA
Escola Secundária da Portela
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Ciclo da perícia.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
“Indisciplina e Violência na Escola: Factores de Risco”
“O papel dos Estudos de Mercado na Nova Economia” 7º Congresso da APODEMO: “Em busca da Pirâmide de Cristal” Novembro º Congresso da APODEMO: “Em.
Gestão Recursos Humanos Balanço Social
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
Profº. Wagner Profº. Wagner PCNPs - Ciências.   É um trabalho teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um tema. Dissertar.
Desenvolvimento sustentavel
Perguntas de Modelação
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Aspectos físicos de Portugal
SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2014 TÍTULO: Subtítulo
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Investigar, ensinar e aprender
Plano de Atividades do SI semestre Turma E.
ELABORAR RELATÓRIOS.
Economico SEMANÁRIO SEGUNDA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2010 | Nº 3890PREÇO (IVA INCLUÍDO): CONTINENTE 1,60 EUROS.
Professor(es) Apresentador(es):
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
Direcção de Produtos e Serviços de Empresas Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial Lisboa, 18 de Novembro de 2015.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA CAP EM BRUXELAS Parlamento Europeu 1.Acompanhamento da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural 2.Acompanhamento da.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Estudo “Atividades de Voluntariado dos Estudantes da Universidade de Aveiro” Filipe Teles Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território Dia.
Transcrição da apresentação:

Autor: Paulo Fernandes da Anunciação A Didáctica das Ciências humanas e Sociais numa Perspectiva Interdisciplinar WEBQUEST COOPERATIVAS E EMPRESAS PÚBLICAS Autor: Paulo Fernandes da Anunciação A Didáctica das Ciências Sociais e Humanas numa Perspectiva Interdisciplinar (Prof2000)  Iniciar Prof2000

COOPERATIVAS E EMPRESAS PÚBLICAS (Esquematização) Contextualização dos conceitos abordados Introdução Responder às questões formuladas no âmbito das Cooperativas e Empresas Públicas Tarefa Procedimentos a desenvolver para o aprofundamento dos conhecimentos relativos aos conceitos Processo Recursos a utilizar na pesquisa dos conceitos pedidos Recursos Avaliação Avaliação do trabalho desenvolvido Conclusão Conclusão sobre o processo de aprendizagem Capa

Introdução Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão No decorrer do processo revolucionário, foi tomada a decisão de nacionalizar os bancos e as companhias de seguros (com excepção das sociedades estrangeiras). Deu-se início ao processo de nacionalizações, que conduziu ao desmantelamento dos grandes grupos económicos (Mello, Champalimaud e Espírito Santo, entre outros). O sector público empresarial presentemente continua a ter um peso bastante grande devido ao processo de nacionalizações ocorrido. No entanto verifica-se que a maior parte das empresas públicas assumem já o estatuto de sociedade anónimas, em vez da denominação de empresa pública. Apesar destas empresas serem controladas pelo Estado, o processo de privatizações começou a alterar a sua titularidade. Em Portugal, após o 25 de Abril, as empresas cooperativas atravessaram um período de grande expansão, nomeadamente as cooperativas agrícolas. Actualmente apresentam uma relativa importância nalguns ramos de actividade e algumas cooperativas encontram-se entre as maiores empresas portuguesas. A ideia de cooperativa surge associada à corrente socialista e visa a emancipação dos trabalhadores e produtores. No entanto actualmente as cooperativas coexistem com a propriedade privada. Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Capa

Tarefa Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Capa Deverá situar historicamente a empresa pública. Caracterizar a empresa pública. Enumerar um conjunto de empresas que se enquadram neste conceito. Justificar a importância desta forma jurídica. Noção de cooperativa. Exemplificar com cooperativas existentes no mercado nacional. Enumerar diferentes tipos de cooperativas. Apresentar as suas características (finalidade, grau, responsabilidade, cooperadores e capital). Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Capa

Processo Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Capa O grupo de trabalho deverá iniciar o seu processo de aquisição de conhecimento através de uma leitura introdutória para se situar quanto ao tema proposto. Após a primeira leitura iniciar-se-á a fase de resposta às questões formuladas no item TAREFA. O trabalho deverá ser concluído com uma análise à importância destas formas jurídicas na economia portuguesa. As respostas do grupo deverão ficar registadas num documento em formato Word para entrega ao professor. Simultaneamente deverão elaborar , no programa PowerPoint, para posterior apresentação e discussão na sala de aula, as conclusões do trabalho desenvolvido. A apresentação das conclusões aos colegas da turma será seguida de um debate sobre a importância das empresas públicas e cooperativas na economia portuguesa. Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Capa

Recursos Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Capa Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento DGRN - Direcção-Geral dos Registos de do Notariado Confederação das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal Portal da Justiça Dia Internacional das Cooperativas Biorege - Cooperativa de Consumo e Cooperação Biológica Instituto António Sérgio do Sector Cooperativo Processo Recursos Avaliação Conclusão Capa

Avaliação Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Capa 1 2 3 Conteúdo Conhecimento incompleto sobre o tema proposto. Conhecimento razoável sobre o tema proposto. Excelente conhecimento sobre o tema proposto. Argumentação (debate) Pouca capacidade de argumentação perante diferentes opiniões. Alguma capacidade de argumentação. Excelente capacidade de argumentação, com grande clareza na explanação das ideias. Forma de Apresentação As respostas às questões solicitadas foram desenvolvidas de forma incompleta. Não foi usado nenhum recurso. As respostas estão bem desenvolvidas. Utilizaram alguns recursos. Os conceitos apresentados estão desenvolvidos de forma criativa. Utilizaram todos os recursos disponibilizados. Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Capa

Conclusão Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Capa Espero que a pesquisa desenvolvida tenha contribuído para o aprofundamento do conhecimento relativo à temática apresentada. Que os conhecimentos adquiridos tenham permitido situar os dois conceitos (empresas públicas e cooperativas) no contexto da economia portuguesa. Através da apresentação das suas características tenha possibilitado mostrar a sua especificidade face às restantes formas jurídicas. A sua presença económica advém dos objectivos que lhe estão subjacentes e que as diferenciam das restantes. Por não estar encerrado o debate apresento algumas questões que poderão desenvolver posteriormente. Quais as formas jurídicas predominantes na economia portuguesa? Deverão os serviços prestados pelo Estado serem desenvolvidos por entidades privadas? Que futuro poderá ser reservado a estas duas formas jurídicas no contexto da União Europeia? Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Capa