BRIGADA DE INCÊNDIO “A atuação da brigada de incêndio define as conseqüências que um princípio de fogo irá causar: um simples registro de incidente ou.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Espaço Confinado  Vigia
Advertisements

Osny Ferreira de Camargo
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
AVALIAÇÃO MÓDULO VI. GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
CURSO BRIGADA DE INCÊNDIO
TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Plano de ação emergêncial
TREINAMENTO INTEGRAÇÃO
Revisão.
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) Profª Bruna Gratão.
NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
Higiene Industrial e Segurança do Trabalho
PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA Brigadas de Incêndio
PROGRAMA BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
Engenharia e Segurança do Trabalho
Instalações e Serviços em eletricidade
NR 20-Líquidos combustíveis e inflamáveis
Integração de Segurança
Gabinete Municipal de Protecção Civil de Odivelas
PROGRAMA DE ACOLHIDA É a maneira mais gostosa de dizer que você neste momento faz parte do time.
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
DIA ESTADUAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
Modelo de Ordens de Serviço Relativas às Condições de Meio Ambiente de Trabalho Eng. Celso Atienza.
Segurança Ambiente: Equipamentos de energia, combate a incêndio, monitoramento de ambiente e iluminação de emergência FATEC – Americana Tecnologia em Análise.
Formação da Brigada de Incêndio
Segurança e Medicina do Trabalho
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Trabalho de Instrução de Bombeiros (TIB)
Segurança Ambiente: Equipamentos de energia, combate a incêndio, monitoramento de ambiente e iluminação de emergência FATEC – Americana Tecnologia em Análise.
SISTEMA FIEB Apresentação Geral O Sistema FIEB presta serviços às empresas e aos industriários e seus dependentes, nos campos de educação e qualificação.
Equipamento de Proteção Individual EPI
Prof. Adinan Mendonça AULA 2 – MÁQUINAS EQUIPAMENTOS 1
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Olá seja bem-vindo ao nosso espaço
Equipamento de Proteção Coletiva E P C
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
Marcelo Kressin Técnico em Segurança do Trabalho
Equipamento de Proteção Individual (EPI) NR - 6
PROCEDIMENTO PARA ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 4 Prof.º Marivaldo Oliveira
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA
INFORMAÇÕES BÁSICAS Turnos: Turnos: Manhã, Noite e Finais de Semana Carga Horária Total Carga Horária Total : H/A Carga Horária Teórica Carga.
CURSO BRIGADA DE INCÊNDIO
Equipamentos de Proteção Individual - EPI (NR 6)
PLANO DE FUGA ABANDONO DE ÀREA
SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ENGENHARIA E MEDICINA DO TRABALHO SESMET
Trabalho em Altura.
Treinamento de uso e conservação de epis
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Sinalização de Emergência
FUNDAMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE À INCÊNDIO E PÂNICO Gardênia Messias.
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO
transporte e armazenamento
INCÊNDIO FLORESTAL 2.
CURSO BÁSICO Espaço Confinado - 16horas.
PROGRAMA DE ACOLHIDA É a maneira mais gostosa de dizer que você neste momento faz parte do time QUATRO A.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
LEI Nº 10991/97 Lei de Organização Básica da BM
BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS
13/5/ BRIGADA DE INCÊNDIO Segurançado Trabalho Trabalho.
INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 01/11 Procedimentos administrativos
Dispositivos de Proteção Contra Incêndio
SANTANA TEXTILES 2013 TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCÊNDIO.
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP EMPRESA: STEFANINI CONSULTORIA – / CURSO: BRIGADISTA BÁSICO (16 HORAS) A proteção e combate a incêndio é um.
Transcrição da apresentação:

BRIGADA DE INCÊNDIO “A atuação da brigada de incêndio define as conseqüências que um princípio de fogo irá causar: um simples registro de incidente ou uma grande tragédia ”

BRIGADA DE INCÊNDIO A brigada de combate a incêndio é uma organização interna, formada por empregados da empresa, treinada para atuar com rapidez e eficiência em princípios de incêndio.

EXIGÊNCIA LEGAL A NR 23, que trata da proteção contra incêndio, estabelece: 23.1. DISPOSIÇÕES GERAIS 23.1.1. Todas as empresas deverão possuir: a) Proteção contra incêndios: b) Saídas suficientes; c) Equipamentos suficientes para combate ao fogo; d) Pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos; Normas do Corpo de Bombeiros; NBR Nº 14.276 / 99 ( A B N T )

SELEÇÃO DOS BRIGADISTAS Os candidatos à brigada de incêndio devem atender aos seguintes critérios básicos: Funções que não se ausentem da empresa; Experiência anterior com brigadista (se possível); Robustez física e boa saúde; Possuir bom conhecimento da edificação; Ser alfabetizado; Ter responsabilidade legal (> 18 anos); Trabalhar em setores sensíveis (manutenção, comunicações, segurança);

COMPOSIÇÃO DA BRIGADA A brigada deverá ser formada por tantas equipes quantas forem necessárias para proteger contra incêndios a vida humana, instalações prediais, máquinas e equipamentos e demais bens patrimoniais, considerando a seguinte estrutura básica:

COMPOSIÇÃO DA BRIGADA a) Brigadista- membro da brigada de incêndio; b) Líder- responsável pela coordenação e execução das ações de emergência em sua área de atuação (pavimento ou setor); c) Chefe de brigada- responsável por uma edificação com mais de um pavimento/setor; d) Coordenador geral- responsável por todas as edificações que compõem uma empresa. e) Assessor Técnico- responsável pela formação, treinamento e fiscalização da brigada, assessorando a empresa nos assuntos relativos a proteção contra incêndio.

COMPOSIÇÃO DA BRIGADA Nº brigadistas = (Pop. Fixa por pavimento) x (% de cálculo da tab. 1) Classe Sub classe Descrição Pop. fixa até 10 acima 10 Institucional VII -2 Asilos, orfanatos creches Toda a fixa faz população parte. Indústria VIII-1 Médio potencial de risco 40 % 5%

COMPOSIÇÃO DA BRIGADA Ex.: Industria de confecções com 30 funcionários por setor Nº brigadistas = (10 x 40%) + (30 – 10) x 5% por setor Nº brigadistas = 4 + 1 = 5 brigadistas para um setor de 30 funcionários

ORGANOGRAMA DA BRIGADA

ORGANOGRAMA DA BRIGADA

ORGANOGRAMA DA BRIGADA

ATRIBUIÇÕES DA BRIGADA Exercer prevenção, combater princípios de incêndio e efetuar salvamento; Conhecer e avaliar os riscos de incêndio existentes; Recepcionar e orientar o Corpo de Bombeiros; Participar das inspeções regulares e periódicas; Conhecer as vias de escape; Conhecer os locais onde estão instalados os equipamentos de proteção contra incêndio (extintores, hidrantes, detectores, alarme)

ATRIBUIÇÕES DA BRIGADA Conhecer todos os setores e instalações da empresa; Conhecer o princípio de funcionamento de todos os equipamentos de proteção contra incêndio; Estar sempre atento e atender imediatamente a qualquer chamado de emergência; Agir de maneira rápida e enérgica em situações de emergência; Inspecionar os setores ao término do expediente, verificando se todos os equipamentos foram desligados, luzes apagadas e lixeiras esvaziadas;

ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DO COORDENADOR Elaborar o plano de prevenção e combate a incêndio; Providenciar o treinamento periódico da brigada; Fiscalizar a inspeção e manutenção dos equipamentos de proteção contra incêndio; Selecionar os funcionários que irão compor a brigada de incêndio; Dirigir as operações de emergência.

ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DO CHEFE DA ASSESORIA Desenvolver e fiscalizar o programa de treinamento da brigada; Assessorar na compra de equipamentos; Fiscalizar a aplicação dos exercícios de combate a incêndio, salvamento e abandono do prédio; Elaborar relatório sobre as condições de segurança e atividades da brigada;

ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DO CHEFE DA BRIGADA Atuar nos treinamentos e sinistros, coordenando todos os líderes de sua edificação; Receber e cumprir as orientações do coordenador da brigada e transmitir aos seus líderes; Inspecionar os equipamentos do seu setor; Fornecer dados para elaboração dos relatórios; Avaliar as condições dos equipamentos , bem como dos brigadistas durantes os treinamentos;

RECURSOS MATERIAIS Máscara contra gases; Botas, luvas e capacetes; Lanternas; Cordas; Equipamentos de primeiros socorros; Maca; Equipamentos de corte e arrombamento (machado, pé de cabra, malho, serra, etc); Material de comunicação (HT).