Professora Camile Baccin

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obs.: persuadir = convencer
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Letramento: um tema em três gêneros
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
Gêneros de texto (não-ficção)
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
INTERAÇÕES Ler um artigo de apreciação crítica
EDITORIAL Os bons jornais e revistas do país geralmente buscam a imparcialidade, isto é, evitam misturar notícia com opinião. Para opinarem sobre os fatos.
Ensaiando um ensaio.
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
PRODUÇÃO RESENHA.
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
O QUE É ESTA TAL REDAÇÃO? Prof. Leila Pryjma.
03M1 E 03M2 Gloriosas!!! Prof.: Maria Anna
O que é tese? O que é argumento? Quais os tipos de argumentos?
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
Cabeça bem feita ... A missão do didatismo é encorajar o autodidatismo. “O saber não nos torna melhores nem mas felizes” Kleist. Mas a educação pode ajudar.
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Feedback Realimentação ou retroalimentação
O texto argumentativo.
Origem e desenvolvimento da crônica
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
COMO elaborar um ENSAiO ACADÊMICO
ARTIGO CIENTIFICO.
Leitura de Textos Científicos
As funções da linguagem
Resenha Produção de texto.
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
TEXTO DE OPINIÃO Transmite informações ao leitor, mas as informações transmitidas nele estão a serviço da opinião, podem servir de provas, em defesa da.
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
O texto argumentativo.
Tipologia Textual: Textos Argumentativos Definição
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente.
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
Texto Dissertativo Argumentativo
Gêneros Textuais Maria Cecília de Salles Freire César
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
Resumo.
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
A dissertação: esmiuçando o gênero
RESENHA.
Leitura e interpretação de texto
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
Comunicação e Redação Empresarial
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
REDAÇÃO Estrutura do texto dissertativo
Como redigir um bom texto?
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FICHAMENTO.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Aula sobre texto dissertativo DISCIPLINA: Comunicação e Expressão Profa. Lílian Moreira.
ARTIGO DE OPINIÃO OPINIÃO ARGUMENTOS CRÍTICA DEPOIMENTOS TESE
Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento.
Tipologia textual Dissertação.
METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora Alcilene. Habilidades Para Escrever Bem Por meio de Estudo (ler) Por meio de trabalho sistematizado (escrever)
Texto expositivo & argumentativo
Transcrição da apresentação:

Professora Camile Baccin O texto argumentativo

COMUNICAR não significa apenas enviar uma mensagem e fazer com que nosso ouvinte/leitor a receba e a compreenda. Dito de uma forma melhor, podemos dizer que nós nos valemos da linguagem não apenas para transmitir idéias, informações. São muito freqüentes as vezes em que tomamos a palavra para fazer com que nosso ouvinte/leitor aceite o que estamos expressando (e não apenas compreenda); que creia ou faça o que está sendo dito ou proposto.      Comunicar não é, pois, apenas um fazer saber, mas também um fazer crer, um fazer fazer. Nesse sentido, a língua não é apenas um instrumento de comunicação; ela é também um instrumento de ação sobre os espíritos, isto é, uma estratégia que visa a convencer, a persuadir, a aceitar, a fazer crer, a mudar de opinião, a levar a uma determinada ação.      Assim sendo, talvez não se caracterizaria em exagero afirmarmos que falar e escrever é argumentar.

TEXTO ARGUMENTATIVO é o texto em que defendemos uma idéia, opinião ou ponto de vista, uma tese, procurando (por todos os meios) fazer com que nosso ouvinte/leitor aceite-a, creia nela.  Num texto argumentativo, distinguem-se três componentes: a tese, os argumentos e as estratégias argumentativas.

Características do texto argumentativo É opinativo ou valorativo É crítico porque promove um tipo de análise; É persuasivo, pois tem a ver com opiniões, a tese, a ideia base; Desenvolve-se a partir de exemplificações, estatísticas, eventos, etc, Características do texto argumentativo

Tipologia básica dos argumentos Comparativo: estabelecer comparações pertinentes ao longo do discurso: Uma lei que surte efeito nos Estados Unidos não necessariamente alcançará o mesmo êxito no Brasil. Histórico: valer-se no discurso de um fato histórico ou sabidamente verdadeiro: A escravidão no Brasil deixou marcas profundas em nossa sociedade contemporânea. Consensual: usar, no discurso, afirmativa não científica, mas que seja aceita pela coletividade: A corrupção, no Brasil, está generalizada.

Comprovado ou estatístico: Analfabeto funcional é a pessoa que possui menos de quatro anos de estudos completos. Na América Latina, a UNESCO ressalta que o processo de alfabetização só se consolida de fato para as pessoas que completaram a 4ª série. De acordo com essa definição, em 2002 o Brasil apresentava 26% da população de 15 anos ou mais.

Autoridade ou exemplo: Usar no discurso frase, citação ou pensamento de pessoal respeitável no assunto de que se trata: O ministro da saúde, José Gomes Temporão, afirmou que no Brasil, o aborto transformou-se em questão de saúde pública. Presença: ilustrar o discurso com história, mito, lenda, fábula,parábola, de efeito moral e emotivo: Nessa hora, como Narciso acha feio o que não espelho, preciso cuidar da minha imagem.

Retorção: usar palavras do interlocutor contra ele mesmo: Se o ilustre deputado acha que dinheiro não é importante, que traz prejuízos à moral, deveria doar seu salário para os descamisados deste país...garanto que eles ficariam com a moral bastante elevada.

A palavra ARGUMENTO tem uma origem curiosa: vem do latim ARGUMENTUM, que tem o tema ARGU , cujo sentido primeiro é "fazer brilhar", "iluminar", a mesma raiz de "argênteo", "argúcia", "arguto".      Os argumentos de um texto são facilmente localizados: identificada a tese, faz-se a pergunta por quê? (Ex.: o autor é contra a pena de morte (tese). Porque ... (argumentos).

Alguns tipos de textos opinativos DISSERTAÇÃO: chamamos simplesmente de dissertação a exposição crítica e metódica do conhecimento. O texto dissertativo simples é normalmente confundido com artigo de opinião. RESENHA: chamamos como resenha os textos que tem como finalidade passar informações sobre um determinado assunto. Destacam-se os pontos principais do texto; é como se convidássemos o leitor a comprovar o que acabamos de dizer, lendo também aquela obra. PREFÁCIO: faz a apresentação do autor e sua obra. PARECER CRÍTICO: além da resenha da obra, constam a avaliação crítica das ideias expostas. ENSAIO: texto de teor literário breve, em prosa, situado entre o poético e o didático, caracterizado pela liberdade crítica e pelo tom pessoal assumido pelo autor, que expõe suas ideias, críticas e reflexões a respeito de um tema.

CRONICA ARGUMENTATIVA: Texto de cunho dissertativo,mas que permite, de forma moderada, pequenas sínteses narrativas. A crônica argumentativa tem por finalidade a discussão de um determinado tema polêmico.