Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Advertisements

Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
POLÍTICAS INTERSETORIAIS EM SAÚDE DO TRABALHADOR
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
DST/AIDS e População Negra
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
UBS Trabalham dentro do Sistema Único de Saúde - SUS
II Conferência Estadual de Saúde Mental
POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Mauro Luís Silva de Souza
Determinantes Sociais da Saúde
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Determinantes sociais da saúde
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Ciclo de Debates Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família
Determinantes Sociais da Saúde
POLÍTICAS SANITÁRIAS e ÉTICA Paulo Antonio Fortes VIII Congresso Brasileiro de Bioética 25 de Setembro 2009.
Alberto Pellegrini Filho Secretaria Técnica
O processo de revisão do RSI* e o Brasil
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Contextualização da Promoção da Saúde no Brasil e o Papel da Formação Adriana Castro Departamento de Análise de Situação de Saúde Setembro/2007.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Determinantes da Saúde
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
REFORMA SANITÁRIA.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
CONCEITOS DE SAÚDE CONCEITO
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Plano Decenal de Segurança do Trânsito
JCN 1.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisa e Inovação Margareth Crisóstomo Portela Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.
Brazilian National Commission on Social Determinants of Health (BNCSDH)
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Determinantes Sociais: Conceito e Ação para a Promoção da Saúde
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
10ª Reunião Plenária da CNPD
Centro de Referência de Assistência Social
1. Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento
Introdução à Saúde Coletiva Conceito de saúde
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Alberto Pellegrini Filho Secretaria Técnica
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Qual a doutrina do SUS.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
Dos caiçaras às regiões metropolitanas: diversidade e saúde no Brasil A experiência das regiões intramunicipais de saúde Guarulhos, São Paulo, 2005_2008.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA SITUAÇÃO ATUAL Brasília – DF Outubro de 2011 Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas SEPPIR-PR.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS) Paulo M. Buss, coordenador Apresentação à 1a. Reunião da CNDSS Brasília, 15 de março de 2006

Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde Iniciativa de grande importância ética e humanitária, que visa: Identificar com maior precisão as causas de natureza social, econômica e cultural da situação de saúde da nossa população Identificar políticas públicas de saúde e extra-setoriais, assim como iniciativas da sociedade, que ajudem a enfrentá-las, buscando garantir maior eqüidade e melhores condições de saúde e qualidade de vida para os brasileiros

A CNDSS e a Constituição “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação” Constituição Federal, art.196

Determinantes da saúde Determinantes da saúde: alguns são biológicos ou estão sob maior controle do indivíduo (ex: certas condutas individuais); outros, de abrangência coletiva, são dependentes das condições políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais existentes, assim como de políticas públicas de saúde e extra-setoriais para enfrentá-los Para alcançar saúde é necessário atuar sobre o universo dos determinantes da saúde (pessoais e não-pessoais)

Campo da saúde Saúde Biologia humana Estilos de vida Ambiente Serviços de saúde

Campo da saúde

A CNDSS e as iniqüidades na saúde Contribuir para identifica e superar as iniqüidades em saúde, existentes entre grupos de população e indivíduos no país Iniqüidades em saúde: as desigualdades na saúde que, além de sistemáticas e relevantes, são também evitáveis, injustas e desnecessárias (Whitehead)

Iniqüidades em saúde e renda

Epidemia moderna: as mortes violentas

Iniqüidades em prevenção 78,1% das mulheres de mais de 24 anos referiram já terem sido submetidas a exame preventivo de câncer de colo de útero; portanto, 1 em cada 5 mulheres nunca o fizeram A realização deste exame também estava associado à escolaridade: apenas 55,8% das mulheres sem escolaridade e 93,1% das mulheres com 15 anos ou mais de estudo fizeram preventivo de câncer de colo de útero Fonte: IBGE,Suplemento Saúde PNAD 2003

Processo de constituição da CNDSS Decreto presidencial cria a CNDSS Grupo de dezessete especialistas e personalidades da vida social, econômica, cultural e científica do país, nomeado pelo Ministro da Saúde Sua constituição expressa o reconhecimento que a saúde é um bem público a ser construído com a participação solidária de todos os setores da sociedade brasileira

Composição da CNDSS Adib Jatene Aloísio Teixeira Ana Lúcia Gazzola César Victora Dalmo Dallari Eduardo E. Gouvêa Vieira Elza Berquó Jaguar Jairnilson Paim Lucélia Santos Moacyr Scliar Roberto Smeraldi Rubem C. Fernandes Sandra de Sá Sônia Fleury Zilda Arns Paulo Buss (coord.)

Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde A CNDSS possui todas as condições para incorporar-se e reforçar o processo da reforma sanitária brasileira, contribuindo para promover uma ampla tomada de consciência da nossa sociedade sobre as graves iniqüidades de saúde que ainda persistem e que somente poderão ser combatidas com intervenções sociais baseadas no conhecimento científico e numa ampla base de sustentação política

Grupo intersetorial da CNDSS Casa Civil Ministério da Fazenda Ministério do Planejamento Ministério da Saúde Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Ciência e Tecnologia Ministério da Cultura Ministério do Esporte Ministério das Cidades Ministério do Meio Ambiente Ministério do Trabalho e Emprego Ministério da Previdência Social Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Secretaria de Políticas para as Mulheres CONASS CONASEMS Conselho Nacional Saúde OPAS/OMS

Processo de trabalho da CNDSS Dois anos de trabalhos, com informes periódicos ao governo e à sociedade Secretaria Técnica na FIOCRUZ Organização dos Fóruns Acadêmico e de Articulação da Sociedade Civil Edital de pesquisas em DSS: R$ 4,5 milhões, lançamento em 15/03 Articulação com iniciativas inter-setoriais, como CDES, Fome Zero, CONSEA etc. Mobilização da sociedade; mídia

Comissão sobre Determinantes Sociais da Saúde da OMS Composta de 20 membros, destacados líderes mundiais do mundo político, de governos, da sociedade civil e da academia Lidera iniciativa mundial para criar Comissões Nacionais em todo o mundo Criada pela Assembléia Mundial da Saúde de 2004 Implantada em março de 2005, com mandato até março de 2008

Comissão sobre Determinantes Sociais da Saúde da OMS Frances Baum (Austrália) Monique Bégin (Canadá) Giovanni Berlinguer (UE) Mirai Chatterjee (Índia) William Foege (US) Yan Guo (China) Kiyoshi Kurokawa (Japão) President Ricardo Lagos (Chile) Stephen Lewis (UN, África) Alireza Marandi (Iran) Michael Marmot (Chair) (UK) Pascoal Mocumbi (Moçambique) Ndioro Ndiaye (UM, IOM) Charity Ngilu (Quênia) Hoda Rashad (Egito) Amartya Sen (US) David Satcher (US) Anna Tibaijuka (HABITAT, UN) Denny Vågerö (Suécia) Gail Wilensky (US)